Novela de Walcyr Carrasco é um grande sucesso, mas o público deseja saber qual será sua sucessora
A pergunta que movimenta o dia a dia dos noveleiros nas últimas semanas tem sido "qual será a próxima reprise do Vale a Pena Ver de Novo?"
Em alguns momentos, essa resposta parece ser simples e até mesmo antecipada pelos bolões de apostas dos noveleiros. No entanto, nas últimas semanas, esse questionamento tem sido frequente e o público fica em busca de sinais ao longo da programação para encontrar a resposta.
A escolha de novelas para reprise tem seus momentos de escolhas óbvias, como aconteceu em 2023 com 'Mulheres Apaixonadas' (2003), que foi uma maneira de homenagear os 90 anos do autor Manoel Carlos. Em 2022, a emissora aproveitou o sucesso de 'Pantanal', e um mês depois de finalizada, escolheu 'O Rei do Gado' (1996) para a faixa vespertina.
Escolhas que geram mudanças rápidas
Acertar na reprise de uma novela seria quase ganhar na loteria? Bem, essa é uma pergunta complexa e cada um terá uma resposta diferente. O ponto é que a Globo, infelizmente, demora para reprisar algumas produções e, quando decide dar uma chance, elas acabam não dando tanta audiência ou sucesso imaginado – o que leva à aquelas edições compactas que os noveleiros conhecem bem.
A exemplo disso, temos as reapresentações de 'Celebridade' (2003), 'Belíssima' (2005) e até mesmo 'Paraíso Tropical' (2007), que tramas exitosas que demoraram muito para ganhar uma reprise e, quando foram exibidas, não deram tanta audiência.
Quando casos assim acontecem, a emissora logo pensa em uma substituta que pode dar mais repercussão nas redes sociais e audiência. Isso já se tornou um hábito especialmente nos últimos anos.
Walcyr sempre salvando
'Alma Gêmea' (2005), atual novela no 'Vale a Pena Ver de Novo', tem sido um grande sucesso de audiência e repercussão nas redes sociais. A produção chegou até a elevar os números da 'Sessão da Tarde', algo que não acontece sempre.
A história de Serena substituiu 'Paraíso Tropical', tanto no Canal Viva quanto na Globo, e é a queridinha do público, dando números melhores do que a atual novela do horário nobre 'Mania de Você', de João Emanuel Carneiro.
Há quem reclame que parece que a Globo só tem as novelas de Walcyr Carrasco como opções de reprises, mas uma coisa não podemos negar: as histórias dele são populares, fazem sucesso porque tem de tudo um pouco e que agrada ao público e são produções do tempo em que não havia uma gestão que proíbe tudo.
Demorando para escolher
O famoso "pacotão" de novidades de novembro foi exibido nos últimos dias nos intervalos da programação, mas não teve o que muitos esperavam: o anúncio da próxima reprise no Vale a Pena Ver de Novo.
Com uma reprise indo bem, dando números interessantes de audiência e gerando comentários nas redes, a emissora simplesmente está deixando o tempo passar e a novela rendendo resultados, ainda mais, se considerarmos a crise de audiência que 'Mania de Você' vem sofrendo.
Nesse ritmo, a próxima novela irá estrear em dezembro, mês que tradicionalmente não é ideal para a estreia, considerando o fim de ano, festas e alguns usam até o verão como um argumento.
Outro ponto a ser considerado é que a emissora pode estar esperando a estreia da próxima novela das seis 'Garota do Momento' e seus primeiros dias para ver como será a repercussão, antes de escolher a novela que a antecede na programação.
Possíveis substitutas
Entre as opções, os palpites são: 'Amor à Vida' (2013), 'A Dona do Pedaço' (2019) e coloco aqui 'Avenida Brasil' (2012), mas essa última, acredito que será guardada para os 60 anos da Globo.
'Salve Jorge' (2012) também pode ser uma opção que chegou a ser mencionada na última vez em que teve o anúncio, mas depois foi mudada para 'Paraíso Tropical'.
Pode ser que surpreendam? Sim, mas não fico esperando muito isso. Assim como a reprise de 'A Favorita' (2008) foi uma surpresa para todos, pode ser que eles escolham uma novela que ninguém está imaginando ou cotando nos palpites.
Nos últimos tempos, faltam novelas consideradas "clássicos", ou seja, novelas das três faixas. Se não houvesse tantos entraves por meio da gestão, poderíamos ver uma 'Além do Tempo' (2015), por exemplo, e outras novelas que, se não foram um grande sucesso de audiência, ao menos poderiam vir como uma "novidade".
Há quem sempre fale de 'Tieta' (1989) com uma reprise para os 60 anos, mas do jeito que estão as coisas, acho muito difícil…mas sonhar é de graça.