5 motivos para assistir Coração de Estudante no VIVA
- Natália Rocha
- 6 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de mai.
Novela de Emanuel Jacobina exibida originalmente em 2002 no horário das seis, ‘Coração de Estudante’ estreia hoje (07) no Canal VIVA substituindo ‘O Beijo do Vampiro’ na faixa das 12h45

A trama principal envolve o professor de biologia Eduardo Feitosa, o Edu (Fábio Assunção) que chega à cidade de Nova Aliança para dar aulas na universidade local e para ficar noivo de Amelinha (Adriana Esteves), filha do fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo). A chegada de Edu dá início a um triângulo amoroso entre ele, Amelinha e Clara (Helena Ranaldi), advogada que luta contra os desmandos de João Mourão, numa disputa judicial por terras.
O fazendeiro deseja construir uma hidrelétrica numa área de floresta que está localizada entre o campus universitário e a fazenda de Mourão, mas a universidade e os moradores da região lutam na Justiça para que a região de mata virgem seja transformada em área de preservação ambiental. Edu adere à luta, tendo Clara como aliada. Além disso, há a animação do dia-a-dia dos universitários, conciliando os estudos, as paixões e as farras.
O Nati na TV listou 5 motivos para você se animar e dar uma chance para essa novela:
Temas importantes

A ideia do autor Emanuel Jacobina era discutir a cidadania. Alcoolismo, reforma agrária, questões ambientais, incentivo aos estudos, gravidez na adolescência, trabalho comunitário voluntário, entre outros assuntos foram tratados na novela com muita seriedade.
Uma declaração de amor aos mineiros

A novela foi apontada pelo diretor Ricardo Waddington como uma declaração de amor aos mineiros e teve gravações nas cidades de Ouro Preto, Tiradentes e São João Del Rei, cidades que ajudaram muito as equipes de produção de arte e cenografia na reprodução dos estilos barroco e colonial mineiro nos cenários da novela. A fictícia cidade de Nova Aliança foi construída no Projac, atual Estúdios Globo.
Adriana Esteves em sua fase pré-Carminha

Muito antes de Carminha surgir no universo das novelas, Adriana Esteves já se destacava e em 'Coração de Estudante' ela interpretou a falsa, interesseira e ardilosa Amelinha, uma vilã cômica que lutava para ter o amor dos dois homens que mais ama na vida: Edu (Fábio Assunção) e o pai João Mourão (Cláudio Marzo), que possuem crenças e valores totalmente opostos.
Abordagem sobre Síndrome de Down

Para quem acha que 'Páginas da Vida' (2006) foi a primeira novela a tratar do tema, 'Coração de Estudante' abordou o tema por meio de dois personagens. Na sinopse, Amelinha sofreria um aborto espontâneo após saber que estava grávida de um bebê com a síndrome. O autor mudou a história e mostrou a adaptação de Amelinha à realidade do filho Joãozinho. Na trama, o personagem Osvaldo (Luís Felipe Badim), ator com Down. A luta contra o preconceito mostrada na novela contribuiu para o surgimento de uma campanha para que empresários investissem mais na contratação de pessoas com síndrome de down.
Depois disso, a novela que voltou a discutir o tema com maior abrangência, foi 'Páginas da Vida' (2006) de Manoel Carlos.
Demorou para empolgar

'Coração de Estudante' a princípio demorou a empolgar. Para mudar isso, o autor Carlos Lombardi foi convocado para ajudar Emanuel Jacobina por um período e a história passou por algumas alterações, como a inclusão de novos personagens - O promotor Pedro Guerra (Bruno Garcia) e a mudança no perfil de outros. Com as devidas mudanças, os números do Ibope subiram e a novela finalmente caiu no gosto do público.