top of page

5 motivos para assistir Coração de Estudante no VIVA

  • Foto do escritor: Natália  Rocha
    Natália Rocha
  • 6 de nov. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de mai.

Novela de Emanuel Jacobina exibida originalmente em 2002 no horário das seis, ‘Coração de Estudante’ estreia hoje (07) no Canal VIVA substituindo ‘O Beijo do Vampiro’ na faixa das 12h45

Os atores Fábio Assunção e Adriana Esteves
Edu (Fábio Assunção) e Amelinha (Adriana Esteves) | Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

A trama principal envolve o professor de biologia Eduardo Feitosa, o Edu (Fábio Assunção) que chega à cidade de Nova Aliança para dar aulas na universidade local e para ficar noivo de Amelinha (Adriana Esteves), filha do fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo). A chegada de Edu dá início a um triângulo amoroso entre ele, Amelinha e Clara (Helena Ranaldi), advogada que luta contra os desmandos de João Mourão, numa disputa judicial por terras.


O fazendeiro deseja construir uma hidrelétrica numa área de floresta que está localizada entre o campus universitário e a fazenda de Mourão, mas a universidade e os moradores da região lutam na Justiça para que a região de mata virgem seja transformada em área de preservação ambiental. Edu adere à luta, tendo Clara como aliada. Além disso, há a animação do dia-a-dia dos universitários, conciliando os estudos, as paixões e as farras.


O Nati na TV listou 5 motivos para você se animar e dar uma chance para essa novela:


Temas importantes

A atriz Carolina Kasting como Mariana, uma personagem que lutava contra o alcoolismo
Mariana (Carolina Kasting) era uma personagem que sofria com o alcoolismo | Foto: Reprodução/TV Globo

A ideia do autor Emanuel Jacobina era discutir a cidadania. Alcoolismo, reforma agrária, questões ambientais, incentivo aos estudos, gravidez na adolescência, trabalho comunitário voluntário, entre outros assuntos foram tratados na novela com muita seriedade.


Uma declaração de amor aos mineiros

Os atores Fábio Assunção e Pedro Malta em cena
Lipe (Pedro Malta) e Edu (Fábio Assunção) | Foto: Reprodução/TV Globo

A novela foi apontada pelo diretor Ricardo Waddington como uma declaração de amor aos mineiros e teve gravações nas cidades de Ouro Preto, Tiradentes e São João Del Rei, cidades que ajudaram muito as equipes de produção de arte e cenografia na reprodução dos estilos barroco e colonial mineiro nos cenários da novela. A fictícia cidade de Nova Aliança foi construída no Projac, atual Estúdios Globo.


Adriana Esteves em sua fase pré-Carminha

Adriana Esteves como Amelinha em cena
Amelinha (Adriana Esteves) | Foto: Renato Rocha Machado/ Memoria Globo

Muito antes de Carminha surgir no universo das novelas, Adriana Esteves já se destacava e em 'Coração de Estudante' ela interpretou a falsa, interesseira e ardilosa Amelinha, uma vilã cômica que lutava para ter o amor dos dois homens que mais ama na vida: Edu (Fábio Assunção) e o pai João Mourão (Cláudio Marzo), que possuem crenças e valores totalmente opostos.


Abordagem sobre Síndrome de Down

Luís Felipe Badim como Osvaldo
Osvaldo (Luís Felipe Badim), ator com síndrome de down que participou da novela | Foto: Reprodução/TV Globo

Para quem acha que 'Páginas da Vida' (2006) foi a primeira novela a tratar do tema, 'Coração de Estudante' abordou o tema por meio de dois personagens. Na sinopse, Amelinha sofreria um aborto espontâneo após saber que estava grávida de um bebê com a síndrome. O autor mudou a história e mostrou a adaptação de Amelinha à realidade do filho Joãozinho. Na trama, o personagem Osvaldo (Luís Felipe Badim), ator com Down. A luta contra o preconceito mostrada na novela contribuiu para o surgimento de uma campanha para que empresários investissem mais na contratação de pessoas com síndrome de down.


Depois disso, a novela que voltou a discutir o tema com maior abrangência, foi 'Páginas da Vida' (2006) de Manoel Carlos.


Demorou para empolgar

O ator Fábio Assunção e as atrizes Adriana Esteves e Helena Ranaldi
Amelinha (Adriana Esteves), Edu (Fábio Assunção) e Clara (Helena Ranaldi) | Foto: Divulgação/TV Globo

'Coração de Estudante' a princípio demorou a empolgar. Para mudar isso, o autor Carlos Lombardi foi convocado para ajudar Emanuel Jacobina por um período e a história passou por algumas alterações, como a inclusão de novos personagens - O promotor Pedro Guerra (Bruno Garcia) e a mudança no perfil de outros. Com as devidas mudanças, os números do Ibope subiram e a novela finalmente caiu no gosto do público.






© Copyright - Natália Rocha.

bottom of page