Começando a viver a própria vida, Lurdes narra suas aventuras em 'Diário da Dona Lurdes'
- Natália Rocha
- 3 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Em seu segundo livro, a autora Manuela Dias da voz a Dona Lurdes, personagem que ganhou carinho do público e mostra o que aconteceu com essa mãezona após reencontrar Domênico

Muitas pessoas adoram acompanhar uma boa novela e dedicam-se diariamente por semanas, meses a embarcar na jornada dos personagens, escolhendo os seus favoritos e os detestáveis. Mas, e quando a novela acaba? Fica aquele vazio, a saudade de acompanhar a chamada "novelinha do coração" e o destino dos personagens acaba ficando por conta da imaginação do público ou até mesmo das das chamadas fanfics- termo inglês que significa ficção de fã, quando os fãs continuam escrevendo histórias para seus personagens favoritos.
Foi então que, Manuela Dias, autora da novela 'Amor de Mãe' (2019), ao escrever o livro 'Diário da Dona Lurdes' resolveu responder a essa inquietação e curiosidade, narrando a história de Lurdes após o término do folhetim.
Considerada uma das poucas personagens mais queridas da teledramaturgia nos últimos anos, principalmente com a falta de boas novelas no horário nobre, Dona Lurdes ganhou o coração do público, justamente por representar o fiel retrato da mãe brasileira.
Em 'O Diário de Lurdes' o público pode acompanhar a personagem de uma forma diferente. Narrada em primeira pessoa, por meio de um diário escrito pela protagonista, um ano após reencontrar Domênico (Chay Suede) e a morte de Thelma (Adriana Esteves). Após reunir sua família, Lurdes passa a ver os filhos Magno (Juliano Cazarré), Érika (Nanda Costa), Camila (Jéssica Ellen) e Ryan (Thiago Martins) saindo de casa e o que resta é a solidão de uma mãe que ama suas crias.
É a partir da chamada Síndrome do Ninho Vazio que a obra se inicia. Lourdes, após assistir a um episódio do 'Mais Você', onde uma psicóloga apresenta dicas de como lidar com sentimentos relacionados à maternidade e solidão, decide externalizá-los através de um diário. Nele, ela narra o seu cotidiano nesta nova fase de sua vida, bem como descreve as suas emoções durante esse processo.
Experiência diferente e deliciosa
A leitura do livro foi muito divertida e diferente, porque ao longo do livro, ao acompanhar as novas aventuras de Lurdes conseguimos ter a sensação de ouvi-la. Parece loucura, mas é como se ela estivesse conosco e acredito que isso foi possível pela força que a personagem tem, a forma como conquistou a todos e esse é um mérito da autora Manuela Dias e, claro, de sua intérprete, Regina Casé.
Na capa do livro há uma mensagem "spin-off da novela amor de mãe" e durante a leitura, só me vinha à cabeça a ideia desse livro virar uma série no Globoplay assim com a 'Totalmente Sem Noção Demais' (2017) que é um spin off de 'Totalmente Demais' (2015). Isso foi algo pensado durante toda a leitura, porque assim como foi divertido acompanhar Lurdes narrando seus acontecimentos, imagine poder ver, seria incrível.
No diário, temos a mãezona fazendo novas amizades, lidando uma nova rotina onde ela é o que importa e isso é totalmente novo, ter muito tempo para si mesma. Momentos onde bate forte a saudade dos filhos, cuidar da saúde, novidades no campo amoroso, viagens e até um cruzeiro do Rei Roberto Carlos estão escritos ali, além claro, de momentos em que Lurdes relembra as dificuldades em encontrar Domênico/Danilo e as loucuras que Thelma fez para que a amiga não encontrasse o filho.
Lançado pela Editora Melhoramentos, 'O Diário da Dona Lurdes' é um livro que não se destina apenas a quem assistiu a novela, mas para todas as mães que em algum momento já se sentiram desamparadas. O livro, além de promover uma identificação entre mulheres que já vivenciaram essas mesmas situações e sensações, pode ser um grande incentivo aos leitores para colocarem seus sentimentos no papel, desabafando, lidando com a questão e assim tendo seus próprios diários - algo que talvez atualmente tenha caído em desuso.
Manuela Dias, autora que já foi indicada a dois Emmys por 'Amor de Mãe' e a série 'Justiça' (2016), agora nos apresenta uma nova história com 'Diário da Dona Lurdes', este que é o seu segundo trabalho na literatura.
Um livro que proporciona uma ótima experiência de leitura, promovendo diversão com momentos de leveza, mas também ajudando o público a matar um pouco da saudade que sente de Lurdes, essa mãezona que não sairá dos nossos corações.