top of page
Foto do escritorNatália Rocha

Globo Portugal não tem medo quando assunto é reprises

Atualizado: 5 de abr.

Canal pago já reprisou diversos títulos e chama atenção pela coragem de reprisar diversas novelas, até as esquecidas no Brasil


Triângulo principal da novela Barriga de Aluguel (1990) da autora Gloria Perez

Quando o assunto é novela, sempre tem um título marcante em nossas vidas. Seja por curiosidade em conhecer a história ou ver um ator/atriz favorita, esses pontos podem ser solucionados com uma reprise.


Na Globo, o Vale a Pena Ver de Novo já faz parte da vida do público há mais de 40 anos. Ao longo do tempo, a faixa já apresentou diversos títulos, desde os prováveis segundo o radar dos noveleiros até surpresas como 'Deus nos Acuda' (1992), título do autor Silvio de Abreu, reprisada entre 2004-2005.


A cada novela exibida na faixa os noveleiros começam a criar várias teorias e argumentam bastante sobre substituas ou opções que gostariam de ver.


Do outro lado do oceano

A Globo possui canais em alguns países e Portugal é um deles. Nas terras portuguesas, diferente do Brasil, é um canal por assinatura chamado Globo Portugal e não exibe a mesma programação que assistimos por aqui.


A grade de programação da Globo Portugal é praticamente formada por novelas e alguma temporada de 'Malhação'. Algumas novelas atuais não são exibidas, talvez, por questões envolvendo a parceria entre a emissora portuguesa SIC e a Globo, acordo esse que sobrevive há 30 anos.


As novelas que fazem parte da programação são exibidas e possuem reprises pela manhã, tarde e noite. Na prática, ocorre a exibição das produções o dia todo.


Sem medo de ser grandona

As atrizes principais da novela Barriga de Aluguel, de Gloria Perez

As reprises de novelas na Globo Portugal sempre chamam atenção pela coragem na escolha dos títulos. Nas redes sociais alguns noveleiros costumam comentar sobre as possibilidades das produções e até se surpreendem com as escolhas.


Algumas novelas que já foram exibidas são: 'Roque Santeiro' (1985), 'Fera Radical' (1988), 'Salomé' (1991), 'A Viagem' (1994), 'Um Anjo Caiu do Céu' (2001), entre outras.


Atualmente a grade de novelas é formada por:


  • 'Senhora do Destino' (2004) - faixa Vale a Pena Ver de Novo;

  • 'A Dona do Pedaço' (2019);

  • 'Rock Story' (2016);

  • 'As Filhas da Mãe' (2001);

  • 'Era Uma Vez' (1998).


'Todas as Flores' (2022-2023), 'Elas Por Elas' e 'Fuzuê' (2023) também compõem a grade, mas não acompanham o mesmo ritmo de exibição que temos aqui no Brasil, ou seja, para nós brasileiros, as histórias estão mais adiantadas.


Uma das novelas reprisadas, 'Era Uma Vez' será substituída por 'Barriga de Aluguel' (1990), de Gloria Perez. A trama estreou em 20 de novembro e os portugueses vão acompanhar essa história, que já foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo em 1993 e em 2011 no Canal VIVA.


Essa escolha foi comentada nas redes sociais, destacando positivamente a decisão. A Globo Portugal escolhe novelas que muitas vezes são esquecidas aqui ou que dificilmente estariam numa possível lista de reprises.


É esse tipo de ousadia que alguns noveleiros sentem que falta a Globo ao definir suas reprises, já que nos últimos tempos, as opções parem limitadas e criam a sensação de que algumas novelas são sempre reprisadas.


O Projeto Resgate no Globoplay, por exemplo, ajudou muito na possibilidade de ter acesso a títulos que nunca ganharam uma reprise como 'Pátria Minha' (1994), mas é importante considerar que não é todo mundo que possui acesso ao streaming.


Isto posto, é muito interessante a Globo Portugal reprisar diversas produções, assim nossas histórias podem ser apreciadas e novos debates podem ser iniciados, promovendo a troca de experiências e enriquecendo laços.




bottom of page