top of page

Nati no Sofá - Dezembro 2025

  • Foto do escritor: Natália  Rocha
    Natália Rocha
  • 26 de dez. de 2025
  • 7 min de leitura

Oie! Que tal conferir os assistidos e consumidos em dezembro de 2025? 😁

Logo da coluna Nati no Sofá no blog Nati na TV

Última edição de 2025 do Nati no Sofá! Dezembro foi um mês corrido, logo a coluna está com o famoso “foi o que deu” e até que teve bastante coisa, mesmo com a correria.


Dezembro teve novelas que não podem faltar, séries, conteúdos da internet, além de podcast e filmes. E você já sabe, quando chega a última sexta-feira do mês, é dia de Nati no Sofá e o momento de compartilhar dicas legais.


Confira o conteúdo desta edição.


Podcasts

Os melhores e piores de 2025 - É Sobre Isso - YouTube

Um episódio em clima de retrospectiva, relembrando os melhores e piores do ano, comentando sobre o que rolou nesse 2025 maluco e sempre com aquele tom reflexivo e discutindo assuntos importantes.


Adorei o episódio e também a descoberta desse podcast no meu ano.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Novelas

Roda de Fogo - Globoplay

O casal protagonista da novela Roda de Fogo (1986)
Foto: Reprodução/Globoplay

A novela de Lauro César Muniz e Marcílio Moraes é a escolhida da minha reprise/maratona particular. Do autor, eu já assisti ‘O Salvador da Pátria’ (1989) quando foi exibida no Viva e gostei bastante, logo, acredito que irei curtir ‘Roda de Fogo’ (1986).


Até o fechamento desta edição, assisti 30 capítulos e acho muito interessante a construção da trama principal e de alguns personagens, além de tudo que está acontecendo com o protagonista. Alguns destaques:


O protagonista Renato Villar (Tarcísio Meira), até o capítulo 20, era um homem de poucas palavras, muito frio. Ele vive cercado de pessoas que querem coisas dele: dinheiro, posição, poder, etc. Muitos querem tudo, mas ele sabe o que quer e o que não quer, e a partir do capítulo 20, um acontecimento mexe com ele e isso tem sido bem interessante. Fico curiosa para ver como isso irá mexer na trama e com todos ao seu redor.


Carolina (Renata Sorrah) é a esposa de Renato. Ela vive de aparências e vive lutando para se posicionar e mostrar que não deixará qualquer um atrapalhar seus planos.


Ainda é cedo para dizer, mas gosto da Lúcia (Bruna Lombardi) e acredito que essa personagem vai render bons momentos. Nos primeiros capítulos, é perceptível o drama, o medo dela com as questões do coração por conta de um trauma do passado, mas, apesar disso, se mostra uma mulher forte, determinada que luta para ser justa e fazer justiça.


Destaque para o romance de Renato e Lúcia. Adorei o casal, tem química e rende bons momentos. O que era um mero encontro para tratar de formalidades e assuntos complexos tornou-se outra coisa. Bem interessante como essa relação é construída.


O que não tenho curtido muito é o núcleo do Tabaco (Osmar Prado) e suas três mulheres, são uma espécie de “núcleo cômico”, que não tem graça nenhuma, ocupando tempo de tela e simplesmente é um saco.


Outro ponto chato e cansativo é o romance dos jovens Ana Maria e Pedro. O irmão de Ana, Felipe, é chatíssimo e submisso ao avô, além de Helena, a filha de Renato, que é bem chata.


Malhação 2000 - Globoplay

A turma do Múltipla Escolha em Malhação 2000
Foto: Memória Globo

Sigo assistindo ‘Malhação 2000’. Atualmente estou no capítulo 121.


A festa em comemoração à vitória da chapa de Touro no grêmio estudantil teve de tudo: área VIP, armação que resultou em Joana sendo ridicularizada na frente de todos do colégio, além do aparecimento de Antônio querendo se declarar para Marina e Marquinhos, que não gosta nada disso, briga com o rapaz. Marina fica tão mexida e com raiva que ameaça acabar com seu casamento. Após pensar bastante, ela se despede de Antônio e resolve continuar  com Marquinhos.


Marcelo e Touro brigam por causa do que acontece na festa, pois o mocinho acha que foi mais uma armação de Touro para provocar Joana, esta que fica tão chateada que resolve voltar para o Acre e visitar seus pais, como uma forma de se afastar do Múltipla Escolha.


A lagoa do clube está poluída e isso mobiliza o colégio a começar a lutar pela despoluição do local, e também porque Cabeção acaba mergulhando nela e fica com uma micose. Esse problema da lagoa gera conflitos no relacionamento de Tati e Rodrigo, com o rapaz tendo ciúmes de Marcelo.


Linda e Afonso têm mais um dilema antes do casamento: onde irão morar? Isso gera discussões. Enquanto isso, Bia tenta mais uma armação para impedir essa união.


Séries

Tudo Novo de Novo - Globoplay

O casal protagonista da série Tudo Novo de Novo (2009)
Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

Com muitas opções de séries e minisséries no catálogo, assim que a série ‘Tudo Novo de Novo’ ficou disponível, fique animada para assistir. O primeiro trabalho autoral de Lícia Manzo essa série é o embrião de muitas coisas e perfis de personagens que vieram depois nas novelas da autora.


Com 12 episódios, a história mostra o retrato de uma família moderna e a força de uma mulher batalhadora e independente em chefia-la. A protagonista Clara (Júlia Lemmertz) é uma arquiteta que foi casada duas vezes e possui um filho de cada relacionamento. Sem nunca desacreditar no amor, ela começa um relacionamento com Miguel (Marco Ricca), um engenheiro recém-separado e muito ligado à filha, que não aceita o fato de ter outra mulher que possa ocupar o lugar de sua mãe.


Além dos dilemas amorosos, Clara tenta lidar com as crises da filha adolescente, a irmã problemática e os conflitos de seus clientes.


Uma série muito boa, gostosa de assistir e para quem gosta das novelas de Lícia Manzo então, certamente vai adorar. Eu curti tanto, que gostaria que não tivesse acabado, queria que fosse uma novela.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Sex And The City - 5ª Temporada - Netflix e HBO Max

Pôster da série Sex And The City na HBO Max
Foto: Reprodução/HBO Max

Nesta quinta temporada, temos Carrie, vivendo um período solteira e conseguindo um contrato para que sua coluna vire um livro. Miranda se torna mãe e começa a lidar com os desafios de conciliar a maternidade com o trabalho, a vida amorosa e a amizade, um desafio que a faz muitas vezes se sentir deslocada do grupo. Samantha volta a namorar Richard, mas enfrenta problemas de confiança, devido às infidelidades dele. Charlotte, recém-divorciada, se envolve em uma batalha judicial com Bunny, a mãe de Trey, por causa do apartamento que era do casal, e durante o processo, acaba se apaixonando por seu advogado.


Essa 5ª temporada foi diferente, seja pelo número de episódios, mas porque temos o quarteto tendo que lidar com questões que envolvem mais do que a parte amorosa, mas também as escolhas. Achei todas bem diferentes do que vinham até então.


Agora é rumo à 6ª temporada, a última. Confesso que já estou começando a ficar com saudades delas!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Internet

Do rádio ao streaming, como a família Marinho reinventa o grupo Globo para se manter no topo  - InvestNews BR - YouTube

Um conteúdo interessante para entender mais sobre a parte de negócios da Globo, como ela fez e faz mudanças, os desafios e como tem lidado com a concorrência num segmento onde ela sempre foi líder, além de falar como está atualmente e o que será feito no futuro.


Encontrei esse conteúdo na newsletter The News, que leio diariamente para me manter informada, e a parte sobre a Globo me chamou atenção e tinha este vídeo como conteúdo extra. É sempre bom se manter informado sobre o assunto!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Aguinaldo Silva revela seus segredos de criação para escrever novelas de sucesso! - TV Globo - YouTube

Você já teve curiosidade de saber como os autores escrevem suas novelas? Como pensam as histórias? 


Pois bem, então esse conteúdo é excelente para entender sobre a criação e matar algumas curiosidades. Aguinaldo Silva conta um pouco sobre sua trajetória e elementos marcantes em suas obras. Autor de 16 novelas, ele está no momento escrevendo a 17ª, a super comentada ‘Três Graças’, que tem sido um novelão dos bons que todo mundo quer opinar a respeito. O autor compartilha um pouco dos bastidores da escrita, métodos de criação e como transformar suas ideias em tramas.


Achei esse conteúdo bem interessante e gostaria que tivesse vídeos com outros autores. Além deste, tem outros episódios!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Regina Volpato explodiu na TV em aposta de Silvio Santos: ‘Eram só três meses’ - Folha de S. Paulo - YouTube

‘Olho no Olho’ é um quadro de entrevistas apresentado por ele, referência em jornalismo de TV, Gabriel Vaquer. Nesta entrevista com Regina Volpato, uma conversa sobre o início da carreira como jornalista, como foi apresentar o Casos de Família e como conseguiu colocar sua marca, seu jeito no programa. Regina também comentou sobre o momento da sua vida, que hoje trabalha para viver e não o contrário, além de falar um pouco do sucesso do seu Instagram, onde comenta e dá opinião sobre histórias que os seguidores mandam. 


Adoro a Regina Volpato, é uma comunicadora maravilhosa, sempre elegante, firme e tem um jeito empático de falar com o público. Gosto muito dela, desde o Casos de Família.


Assista à entrevista, está muito legal!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Programas

Michel Alcoforado - Dando a Real - TV Brasil - YouTube

Quando você ouve o nome do antropólogo Michel Alcoforado, é impossível não pensar no seu livro, o ‘Coisa de Rico: a vida dos endinheirados brasileiros’. Na conversa com Leandro Demori, Alcoforado detalha o conceito de riqueza no Brasil e no mundo, comentando as relações entre a classe trabalhadora e a elite do país.


Teve um momento, logo no início da conversa, em que ele diz que as novelas contribuíram para o imaginário que criamos sobre os ricos. O livro dele está na lista dos mais vendidos. Ainda não li, mas pretendo em breve.


Uma conversa muito interessante!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Filmes

Borbulhas de Amor - Netflix

Pôster do filme Borbulhas de Amor na Netflix
Foto: Reprodução/Netflix

Entrando no clima de Natal, vi alguém indicando esse filme logo que entrou no Netflix e meio que guardei o nome dele para assistir. É mais um daqueles filmes com o velho clichê: uma mulher que trabalha demais, faz viagens a trabalho e numa dessas viagens, ela tenta cumprir a promessa que fez para a irmã, de que tentaria se divertir pelo menos por uma noite, e a partir daí, conhece um francês bonito. Uma comédia romântica natalina sobre o equilíbrio entre o amor e o trabalho.


Curti. Daqueles filmes rápidos que assistimos quando queremos somente descansar e curtir um bom filme.


Nota ⭐️⭐️⭐️


A coluna volta em 2026 com mais dicas interessantes e quem sabe com novidades… E você já sabe, enquanto a próxima edição não fica pronta, é possível encontrar meus conteúdos no @nati.natv no Instagram e @natis_rocha no X com mais impressões e dicas.


Me contem nos comentários do post do Instagram o que acharam da última edição de 2025.


Até mais!

© Copyright - Natália Rocha.

bottom of page