top of page
Foto do escritorNatália Rocha

Nati no Sofá - Janeiro

Atualizado: 5 de abr.


Logo do Sofá que ilustra e dá nome a coluna Nati no Sofá

2024 chegou e com ele temos 366 oportunidades de consumir diversas produções, sejam elas inéditas ou aquelas que gostamos de ver até a exaustão. A coluna completa 1 ano de existência neste janeiro e continua, aqui firme e forte, sempre dando ótimas indicações.


Dito isso, separe o seu bloco de notas, digital ou analógico, e anote as recomendações do primeiro Nati no Sofá do ano de 2024.


Séries

Moinhos de Vento - Minissérie - Disponível no Globoplay

Valentina (Renée de Vielmond) e Leandro (Carlos Augusto Strazzer), o casal protagonista da minissérie | Foto: Acervo/Globo

Escrita por Daniel Más e Leilah Assumpção, a minissérie nunca reprisada chegou em 2023 no catálogo do Globoplay e, ao ver que a protagonista era interpretada pela atriz Renée de Vielmond, foi um grande motivo para dar o play.


Em 5 capítulos, a produção conta a história da psicóloga Valentina (Renée de Vielmond) que descobre ter um câncer e apenas seis meses de vida. Essa descoberta ameaça seu relacionamento com o poeta Leandro (Carlos Augusto Strazzer), um sonhador.


A minissérie possui muitas pontas soltas – muitas questões não são esclarecidas sobre a doença de Valentina. Leandro sonha demais a ponto de não encarar os fatos. Foi interessante assistir por Renée e para ver a estreia de Deborah Evelyn, outra atriz que gosto. Ela foi Tereza, a filha do casal que desejava ter mais atenção dos pais e isso a entrar em conflito, a ponto de sair de casa.


Nota ⭐️⭐️⭐️


Boca do Lixo - Minissérie - Disponível no Globoplay

A atriz Silvia Pfeifer que interpretou a protagonista da minissérie | Foro: Acervo/Globo

A única minissérie do autor Silvio de Abreu, Boca do Lixo, poderia ser definida em três palavras: crime, sexo e loucura. A trama mostra Cláudia (Sílvia Pfeifer), uma atriz com carreira em decadência. Ao conhecer o industrial Henrique Ribeiro (Reginaldo Faria), começa um envolvimento que resulta em casamento e eles vão morar na pacata cidade de Rio Negro.


Na cidade, Cláudia conhece Tomás (Alexandre Frota), um empreiteiro de uma das obras do marido, um tipo bonitão com quem acaba se envolvendo. No entanto, o casamento e adultério fazem parte de um plano criminoso de Henrique, que precisa desaparecer após um golpe e por esconder segredos.


Foi interessante assistir essa minissérie, ainda mais pelo fato de que no fim de 2023 pude ler o roteiro que conta com cenas que não foram ao ar. A produção marca a estreia de Sílvia Pfeifer, outra das atrizes, cujo trabalho me agrada. Para quem tem curiosidade em ver minisséries pouco faladas é uma boa escolha.


Nota ⭐️⭐️⭐️


Fim - Série - Disponível no Globoplay

Elenco de 'Fim', série baseada no livro homônimo de Fernanda Torres | Foto: Divulgação/Globoplay)

Demorou, mas finalmente terminei a série Fim e achei bem regular. No início de 2023, li o livro e dei três estrelas e essa mesma avaliação serviu para a série. Os dois primeiros episódios foram interessantes, mas depois a obra não me empolgou, tanto que demorei um pouco para terminá-la.


Destaque para o elenco incrível e cenas interessantes, principalmente as que envolviam Marjorie Estiano e Bruno Mazzeo, onde os achei ótimos, assim como outros nomes do elenco. Outro ponto interessante foi o destaque para as mulheres da história, algo que tinha pouco no livro.


Nota ⭐️⭐️⭐️


Filmes

Vida de Inseto - Filme  - Disponível no Disney+

Princesa Ata em uma cena no filme Vida de Inseto

Gosto de rever filmes mesmo já sabendo o que vai acontecer, pois é interessante ver uma obra conhecida com mais senso crítico e experiência de vida.


Um filme que mostra o quanto é importante o trabalho em equipe para conseguir conquistar os objetivos e mais do que isso: acreditar em si mesmo, nas suas ideias e ter alguém que acredite em si.


Flik, a formiga protagonista, tinha uma mente criativa e ideias que ele acreditava ajudar a colônia a fazer a colheita para os gafanhotos. As formigas o viam como uma pessoa exagerada e que atrapalhava a colheita, mas mal sabiam eles que a vontade de Flik em fazer diferente, que salvou a colônia e ajudou a se livrar dos gafanhotos.


Adoro os filmes da Disney, então é sempre bom revê-los.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Eduardo e Mônica - Filme - Disponível no Globoplay

Cena do filme Eduardo e Mônica

Assisti na TV Globo, na faixa nomeada 'Cine BBB', mas tem disponível no Globoplay. Um filme nacional dos bons. Me rendeu algumas risadas e fez pensar em momentos e questões que já passei ou alguém próximo a mim já viveu.


Gabriel Leone e Alice Braga ótimos como casal protagonista que intitula o longa e a famosa música do Legião Urbana. Queria ter ido ao cinema na época do lançamento, infelizmente não deu, mas valeu a pena ter assistido independente do tempo.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Alice no País das Maravilhas - Filme - Disponível no Disney+

Cena do filme Alice no País das Maravilhas Foto: Reprodução/Disney

Mais um filme que reassisti, mas com um detalhe em particular (desta vez, vi em espanhol). Tenho o costume de ver filmes que já assisti nesse idioma para treinar um pouco a escuta. Quem estuda línguas sabe o desafio que é manter contato para não ter dificuldades ao precisar falar.


Alice no País das Maravilhas é um clássico que, pelo menos uma vez na vida, muitos já assistiram. Eu adoro. Sei até algumas frases e confesso que mesmo já conhecendo a história, ao ver em outro idioma, é outro filme, já que há o contato com novas palavras. Foi uma boa experiência.


Nota ⭐️⭐️⭐️


Barbie - Filme - Disponível no HBO Max

Cena do filme Barbie (2023)

Finalmente assisti o filme que foi um acontecimento em 2023 e fez todo mundo usar rosa e entrar no universo da Barbie. Depois de ser expulsa da Barbielandia por ser considerada a boneca de aparência menos do que perfeita, Barbie vai para o mundo humano entender o que está acontecendo e em meio ao conflito começa uma busca da verdadeira felicidade.


Dirigido por Greta Gerwig, o filme propõe uma reflexão interessante sobre a perfeição, o quanto ela em excesso pode gerar conflitos internos. Margot Robbie estava incrível como Barbie, impossível ver outra atriz nesse papel, tinha que ser dela.


Confesso que, ao ver o hype no ano passado, não entendi o alvoroço todo, mas ao assistir, compreendi porque tantas pessoas gostaram. Para quem ainda não viu, vale a pena!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Cinderela- Filme - Disponível no Prime Video

Cena do filme Cinderela (2021)

A história dessa princesa é um clássico que muitos conhecem desde a infância, além de ser muito escolhida para várias adaptações. Nesse filme de 2021, a abordagem está mais ousada e musical, diferente da tradicional que o público conhece.


Cinderela (Camila Cabello) é uma jovem muito ambiciosa, decidida e cujos sonhos são maiores do que o mundo e a mentalidade das pessoas permitem. Com ajuda de um Fado Madrinho (Billy Porter), ela é capaz de continuar acreditando e assim tornar realidade os seus sonhos.


Ao assistir o filme, vi uma Cinderela diferente, como disse a minha irmã, uma "Cinderela empreendedora". As músicas até que não incomodam tanto e achei o filme até ok, daquelas produções que assistimos para passar o tempo.


Nota ⭐️⭐️⭐️


Novelas

História de Amor - Novela - Em andamento - Capítulo 79 a 110 - Disponível no Globoplay

Cena da novela História de Amor

Nesse mês consegui avançar bem na reprise particular da novela. Continuo achando muito interessante, os personagens que já citei como os meus favoritos continuam nesse espaço de queridinhos. No momento, Helena (Regina Duarte) segue sofrendo por estar longe de Carlos  (José Mayer), enquanto Paula (Carolina Ferraz) ganha mais terreno, para desespero de Sheila (Lilia Cabral). Caio (Ângelo Paes Leme) finalmente deixou de se esconder e diz que vai assumir a paternidade do bebê de Joyce (Carla Marins). Xavier (Ricardo Petraglia) em sua luta por um emprego.


A construção de tudo até o capítulo 101 do "famoso barraco no posto de gasolina" e os diálogos que essa novela tem são muito interessantes. Em fevereiro, volto com mais atualizações sobre ou até quem sabe dizendo que terminei, mas não garanto nada.


Nota (em andamento)


Internet

Café da Tarde: reflexões culturais - Newsletter - Disponível no Substack

Logo da newsletter Café da Tarde

Uma newsletter maravilhosa, daquelas com textos que nos faz pensar e, no meu caso, alguns em que me vi na mesma situação. Maria Raquel é uma amiga que conheci no Twitter e a considero muito. Adoro consumir seus conteúdos, seja na própria newsletter ou no Instagram, onde tem um perfil (@mariaraquelfs_) em que publica conteúdos sobre moda e telenovela.


A bio da newsletter é "conversas para ter em volta de uma mesa com um cafezinho passado na hora" e foi assim mesmo que eu consumi os textos, sempre no café da manhã. Aos que gostam de um conteúdo que envolve reflexões sobre a vida e um pouco das produções culturais que costumamos consumir, tudo isso numa escrita envolvente, gostosa de ler, apenas leia o Café da Tarde porque ele vale a sua atenção.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Outras produções em andamento ou foram concluídas: 

  • 'Altas Horas' Anos 1980 Vol 1 - Programa exibido em 13/01 - (Globoplay);

  • 'Carmem' - Novela - Em andamento - Capítulo 1 a 6 - (Compacto no YouTube);

  • Favoritos Aleatórios - Newsletter - (Substack).


Em fevereiro tem mais ótimas dicas aqui no Nati no Sofá. Até mais!

bottom of page