top of page
Foto do escritorNatália Rocha

Nati no Sofá - Maio


Logo da coluna Nati no Sofá no blog Nati na TV

Maio chegou ao fim e o Nati no Sofá está bem diversificado, como sempre né!


Neste mês, confesso que vi pouca novela, mas em compensação, rolaram muitas séries, filmes e documentários.


Dito isso, separe o seu bloco de notas, digital ou analógico, e anote as recomendações da coluna deste mês.


Podcasts

Sobre as Biografias de Gilberto Braga e do Homem do Sapato Branco com Maurício Stycer - Podcast Posfácio Hub de Jornalismo em Áudio - Disponível no Spotify e YouTube


Não me lembro bem como encontrei esse podcast, só sei que gostei muito porque é de um assunto que adoro: livros. O jornalista e crítico Maurício Stycer conta sobre sua experiência com jornalismo, os desafios da escrita e da experiência de assumir a escrita da biografia do autor Gilberto Braga, um livro publicado recentemente, que teve o saudoso Artur Xexéo no início do projeto, mas que infelizmente não está mais conosco.

 

Uma ótima conversa para quem adora comunicação, livros e boas histórias.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Novelas

Os Gigantes - Novela - Disponível no Globoplay

Os atores Francisco Cuoco e Dina Sfat na novela Os Gigantes

Mais uma novela do Projeto Fragmentos, desta vez com apenas dois capítulos disponíveis. 'Os Gigantes', de Lauro César Muniz, é um folhetim que discute um tema complexo até hoje: a eutanásia. Com um clima soturno, uma protagonista difícil, a trama é considerada uma das mais polêmicas da nossa teledramaturgia. Fiz uma publicação com impressões sobre a trama no Instagram.


Nota ⭐️⭐️⭐️


Séries

Falcão e o Soldado Invernal - Série - Disponível no Disney+

Pôster da série Falcão e o Soldado Invernal no Disney+

6 meses após receber o escudo do Capitão América no fim do filme 'Vingadores: Ultimato', Sam Wilson (Anthony Mackie) tenta lidar com a perda do amigo. Outra pessoa que também está lutando para lidar com o luto é Bucky Barnes (Sebastian Stan), não com a dor de perder seu melhor amigo, mas também com o passado como Soldado Invernal. A dupla se une em uma aventura mundial que testa suas habilidades e paciência.


Uma série bem produzida e interessante por levantar questões como racismo, a importância em enfrentar questões delicadas para se sentir livre e seguir adiante.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Gavião Arqueiro - Série - Disponível no Disney+

Pôster da série Gavião Arqueiro no Disney+

Antes de falar da série, confesso aqui que sempre gostei de Clint Barton (Gavião Arqueiro), antes mesmo de me aventurar na Marvel e depois dessa jornada, só reforçou mais o quanto adoro esse personagem.


Na série, acompanhamos os eventos ocorridos um ano após 'Vingadores: Ultimato', com Clint Barton (Jeremy Renner), passando alguns dias com os filhos em Nova York. Tudo parecia tranquilo até que acontecimentos estranhos acabam unindo o Gavião Arqueiro à jovem Kate Bishop (Hailee Steinfeld), uma grande fã sua para enfrentar os inimigos do seu passado como Ronin. Ele precisa resolver problemas e ainda voltar para sua família a tempo para comemorar o Natal.


Uma série média, ou seja, não é a melhor que vi, mas com certeza não é a pior da fase 4. Foi interessante ver mais de Clint, a maneira como sua esposa sempre o apoia é algo que acho muito bacana e principalmente, o jeito paizão que ele tem com as pessoas que tem por perto, pois em muitos momentos ele foi isso para a Kate, assim como foi para a Wanda em 'Vingadores: Era de Ultron'.


Nota ⭐️⭐️⭐️


Cavaleiro da Lua - Série - Disponível no Disney+

Pôster da série Cavaleiro da Lua no Disney+

Atormentado por perdas de consciência e memórias de outra vida, Steven Grant (Oscar Isaac), é um funcionário de uma loja de souvenir, descobre que sofre de um transtorno dissociativo de identidade e que partilha seu corpo com o mercenário Marc Spector. Perseguidos por inimigos, Steven e Marc têm o desafio de coordenar suas identidades complexas quando se veem diante de um mistério fatal entre os deuses poderosos do Egito.


Uma série que chamo de "conceitual" com muitas referências e coisas do antigo Egito, algo interessante de ver como a mitologia desse lugar foi trabalhada pelo MCU. Oscar Isaac mandou bem no seu protagonista, mas quem me chamou atenção foi o ator Ethan Hawke como Arthur Harrow, o vilão da série que se passa por um fanático religioso e líder de culto associado a uma deusa egípcia Ammit procurando justiça e julgamento com base em crimes futuros.


Aos que gostam de produções conceituais e “diferentonas”, vale a pena assistir.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Eco - Série - Disponível no Disney+

Pôster da série Eco no Disney+

5 meses após os eventos de 'Gavião Arqueiro' (2021), Maya Lopez (Alaqua Cox) está sendo perseguida pela organização do poderoso Wilson Fisk (Vincent D'Onofrio). Esse problema faz com que a garota volte para sua cidade natal Tamaha em Oklahoma, onde ela precisa lidar com coisas do passado e enfrentar o desafio de aceitar tudo, enquanto se reconecta com suas raízes nativas americanas, abraçando sua família e comunidade.


A fase 4 da Marvel é um tema bem questionável por si só. Essa é uma série de personagem, ou seja, introduz Maya no universo, mas não há grandes acontecimentos que sejam empolgantes. Destaque para boas cenas de ação, a representatividade de pessoas com deficiência e D'Onofrio como Fisk é uma atuação interessante.


Nota ⭐️⭐️


She-Hulk - Série - Disponível no Disney+

Pôster da série She Hulk no Disney+

Jennifer Walters (Tatiana Maslany) é uma advogada de 30 anos, solteira, que adora sua profissão. Em um passeio com seu primo Bruce Banner (Mark Ruffalo), acontece um acidente e ela acaba se tornando uma super-heroína de 2,01m, a famosa Mulher-Hulk (She-Hulk).


Antes mesmo de assistir essa série, já sabia que ela tinha problemas e vi muitas reclamações e comentários negativos a respeito da produção. No entanto, apesar de vários pontos questionáveis, achei divertida e teve alguns personagens que curti. Aquela "não é a melhor série da Marvel e todos sabem disso".


Nota ⭐️⭐️⭐️


Ms. Marvel - Série - Disponível no Disney+

Pôster da série Ms. Marvel no Disney+

Kamala Khan (Iman Vellani) é uma grande fã dos Vingadores, mais especificamente de Carol Danvers, a Capitã Marvel. Kamala tem uma família de origem Paquistanesa, com pais super protetores que exigem que a garota siga as suas tradições. A jovem descobre que possui poderes e, a partir disso, luta para aprender a controlá-los, enquanto descobre mais sobre o passado e suas origens.


Uma série com uma pegada daquelas séries adolescentes. Há momentos divertidos, assim como a série 'She-Hulk' e outras da fase 4, tem alguns personagens que me apeguei mais. Essa produção vai na mesma vibe "não é a melhor série da Marvel e todos sabem disso".


Nota ⭐️⭐️⭐️


Loki 2ª Temporada - Série - Disponível no Disney+

Imagem de divulgação da segunda temporada da série Loki

Após o término da primeira temporada com a quebra da linha do tempo e a criação do multiverso, temos uma segunda temporada diferente, deixando de focar em Loki tentando entender mais sobre si mesmo, mas com uma missão mais complexa.


Nesta temporada, Loki se une a Mobius, Caçadora B-15 e outros agentes da AVT em uma batalha para salvar a AVT. A jornada inclui uma busca por Sylvie, Ravonna Renslayer e Senhorita Minutos.


O que dizer desta segunda temporada? É difícil colocar em palavras o quanto eu amei a série 'Loki'. Simplesmente a melhor série da fase 4 e a mais interessante que vi até o momento neste 2024. O último episódio nomeado 'Glorioso Propósito' onde temos Loki entendendo seu verdadeiro propósito, a cena, a roupa dele. Vou parar, porque já deu para notar né…


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Invasão Secreta - Série - Disponível no Disney+

Pôster da série Invasão Secreta no Disney+

Nicky Fury (Samuel L. Jackson) trabalha com Talos, um Skrull alienígena metamorfo, para descobrir uma conspiração de um grupo de Skrulls renegados, liderados por Gravik. Eles planejam obter controle sobre a Terra se passando por diferentes humanos ao redor do mundo, dominando o local e transformando a Terra em seu novo lar.


Essa série é sempre mencionada como péssima e realmente não há como defendê-la. Não há uma narrativa que conecta, o vilão é chato. Basicamente só vale por conta de Fury, um personagem que muitos gostam e achei Olivia Colman como Sonya Falsworth muito interessante ou como a chamei "craque do jogo". Achei que Fury foi diminuído, parece que estávamos vendo um personagem qualquer e não o famoso ex-diretor da SHIELD que criou a iniciativa Vingadores.


Nota ⭐️⭐️


Especiais

Lobisomem na Noite - Especial - Disponível no Disney+

Pôster do especial Werewolf by Night no Disney+

Baseado na série de quadrinhos 'Werewolf by Night' que estreou em 1972. A história segue Jack Russell (Gael Garcia Bernal), um homem atormentado por uma maldição que o transforma em um lobisomem nas noites de lua cheia. Ele luta contra seus instintos selvagens, enquanto tenta proteger aqueles que tanto ama e desvendar os segredos de sua maldição.


Lançado em outubro de 2022 no Disney+, faz parte da fase 4. É um especial focado em ser uma homenagem ao halloween, além de ser elogiadíssimo pela crítica pelo uso de efeitos práticos, cinematografia preto e branco e as atuações de Gael Garcia Bernal e Laura Donnelly como Elsa Bloodstone.


Nota ⭐️⭐️⭐️


Guardiões da Galáxia: Especial de Natal - Disponível no Disney+

Pôster do especial de Natal do Guardiões da Galáxia no Disney+

Esse especial é focado no Natal e no quanto essa data era importante e especial para Peter Quill (Chris Pratt) até Yondu Udonta (Michael Rooker) arruinar o Natal de Quill ainda na infância. Ao tomar conhecimento do acontecimento, Mantis e Drax saem numa jornada para a Terra, em busca de um bom presente de Natal para Peter.


O especial foi lançado em 25 de dezembro de 2022, concluindo a Fase 4 no MCU. É divertido e retoma os Guardiões da Galáxia juntos em mais uma aventura, o que é ótimo para quem é fã do grupo, além de ser mais uma opção para aumentar a sua lista de produções focada nesta data.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Filmes

Eternos - Filme - Disponível no Disney+

Pôster do filme Eternos no Disney+

'Eternos' (2021) é um filme da Marvel que introduz no MCU uma "equipe" de personagens cósmicos. Os Eternos são uma raça de seres imortais que foi criada pelos Celestiais, visando proteger a Terra dos Deviantes, seus inimigos ancestrais. Durante milênios, os Eternos viveram em segredo entre os humanos, levando uma vida comum e sem interferir diretamente em eventos históricos.


No entanto, quando os Deviantes ressurgem, os Eternos precisam se reunir para enfrentar essa ameaça e decidir se devem continuar em seu papel de guardiões da Terra. O filme explora a história desses personagens, suas relações e dilemas morais, enquanto enfrentam uma ameaça que pode mudar o destino.


Esse filme é bem diferente de outros que fizeram muito sucesso no MCU. No elenco nomes como Angelina Jolie, Salma Hayek e até o cantor Harry Styles, algo que achei bem curioso. Apesar de uma pegada diferente, não curti muito.


Nota ⭐️⭐️⭐️


Homem-Aranha: Sem Volta para Casa - Filme - Disponível no Prime Video

Pôster do filme no Prime Video

Esse filme foi exibido neste 2024 na Globo, na Tela Quente e eu assisti, mas como o filme acaba sendo cortado para caber na grade de programação e ele estava na lista de filmes da fase 4, vi novamente.


Em 'Homem-Aranha: Sem Volta para Casa', acompanhamos a continuação da história de Peter Parker (Tom Holland), após os eventos de 'Homem-Aranha: Longe de Casa'. A identidade de Peter é revelada ao mundo pelo vilão Mysterio, causando um caos em sua vida pessoal e na das pessoas que mais ama.


Peter procura ajuda do Doutor Estranho para que o mago lance um feitiço para voltar a ter um pouco de privacidade, mas na agonia, o jovem acaba bagunçando o feitiço, algo dá errado e múltiplos universos colidem, trazendo vilões de outras realidades para o universo de Peter. Ele então se vê envolvido em uma grande batalha para deter esses vilões e corrigir os estragos causados por esta interferência dimensional. Ao longo do filme, Peter enfrenta escolhas difíceis sobre responsabilidade, sacrifício e o que significa ser um herói.


O famoso filme que tem os três Homens-Aranha é ótimo! Atende o fanservice e tem elementos que o tornam muito divertido e emocionante. Adoro o Peter Parker interpretado pelo ator Tom Holland e, além dele, teve outros personagens que amo como: o Doutor Estranho, Ned, MJ, Tia May e o Happy.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Doutor Estranho no Multiverso da Loucura - Filme - Disponível no Disney+

Pôster do filme no Disney+

Após os eventos de 'Vingadores: Ultimato' (2019), Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) enfrenta uma ameaça misteriosa que pode desestabilizar o multiverso. Ele busca ajuda de Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) para enfrentar o perigo, mas Wanda está em busca de America Chavez (Xochtil Gomez), uma garota que tem poderes que podem ajuda a grande Feiticeira a ter seus filhos de volta.


Durante o filme, o mago explora diferentes realidades e enfrenta inimigos poderosos. A produção combina elementos de aventura, ação, fantasia e terror, enquanto os heróis lutam para salvar a realidade como conhecemos, o universo 616, a Terra.


Esse filme poderia continuar com a pegada conceitual do primeiro filme do 'Doutor Estranho' (2016), mas por explorar o multiverso, elementos de terror foram inseridos, algo que não vi muito sentido. Achei a produção média, pois algumas coisas ficaram sem explicação e outras não foram exploradas.


Nota ⭐️⭐️⭐️


Pantera Negra: Wakanda Para Sempre - Filme - Disponível no Disney+

Pôster do filme Wakanda Forever no Disney+

O filme é uma grande homenagem ao personagem T'Challa, interpretado pelo ator Chadwick Boseman, que infelizmente faleceu. Boseman e sua interpretação como Pantera Negra faz muita falta.


A produção explora como o reino de Wakanda lida com a perda do rei T'Challa e como seus habitantes enfrentam novos desafios e ameaças. O filme continua "conceitual" assim como o primeiro, pois mergulha nas tradições de Wakanda, enquanto os personagens lidam com questões de liderança, identidade e legado. Outro ponto interessante foi a maneira como o reino aquático de Talokan, liderado por Namor (Tenoch Huerta Mejía), o vilão do filme.


Um filme homenagem, mas que também focou no amadurecimento de Shuri (Letitia Wright), a irmã de T'Challa. A jovem sempre foi poupada pelo irmão e a mãe de acontecimentos e questões fortes, mas com a morte das pessoas que mais ama, Shuri teve de amadurecer, fazer escolhas e principalmente entender quem é e como ser a nova Pantera Negra.


Nota ⭐️⭐️⭐️


Thor: Amor e Trovão - Filme - Disponível no Disney+

Pôster do filme Thor: Amor e Trovão no Disney+

Quarto filme do herói, Thor (Chris Hemsworth) enfrenta uma série de desafios, incluindo a ameaça de novos inimigos e a descoberta de segredos do passado. Ele se une novamente à Valquíria e a nova guardiã do martelo (Mjölnir), a astrofísica e grande amor de Thor, Jane Foster, que assume o manto de Poderosa Thor.


O filme mistura elementos de comédia, ação e fantasia, enquanto Thor luta para proteger Nova Asgard e o universo de ameaças iminentes. Outro ponto interessante, é como alguns temas são explorados, como: redenção, amor, heroísmo e o jeito como oferece uma nova perspectiva sobre o icônico personagem da Marvel.


Esse filme é problemático em vários pontos. Os filmes do Thor já são bem questionáveis, mas esse aqui conseguiu me gerar raiva nos primeiros minutos e assim foi até o fim. A única coisa boa do filme foi o vilão Gorr, o Carniceiro dos Deuses, interpretado pelo ator Christian Bale, mas o desenvolvimento do personagem poderia ter sido melhor. Enfim, melhor parar por aqui os comentários.


Nota ⭐️⭐️


Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania - Filme - Disponível no Disney+

Pôster do filme no Disney+

Terceiro filme do herói Scott Lang (Paul Rudd), o Homem-Formiga. O enredo segue Scott e Hope Van Dyne (Evangeline Lilly), a Vespa e seu pai Hank Pym que enfrentam uma nova ameaça ligada ao reino quântico, algo que passa acontecer por conta de Cassie, a filha de Lang.


O filme explora novos aspectos desse reino que é sempre tão comentado no universo, introduzindo personagens como Kang, o Conquistador (Jonathan Majors), um vilão poderoso com habilidades temporais. Enquanto lutam para impedir os planos de Kang, os heróis enfrentam desafios pessoais e precisam trabalhar juntos para proteger o universo.


Esse é outro filme muito questionado quando assunto é qualidade, com boa parte das pessoas e crítica dizendo que não é bom. Realmente, não é o melhor, há vários problemas no roteiro que evidenciam isso. A meu ver, o que há de bom no filme é o vilão Kang, mas assim como no filme 'Thor: Amor e Trovão' a maneira como o personagem foi desenvolvido poderia ser melhor, mas a inserção de Kang no MCU por si só já daria outro conteúdo.


Nota ⭐️⭐️⭐️


Guardiões da Galáxia Vol.3 - Filme - Disponível no Disney+

Pôster do filme no Disney+

Terceiro filme que explora as aventuras dos Guardiões da Galáxia. O enredo segue o grupo mostrando mais uma nova aventura intergalática, onde precisam enfrentar desafios tanto dentro quanto fora do grupo.


O filme explora os laços familiares que os membros dos Guardiões construíram ao longo do tempo, enquanto lidam com segredos do passado e novas ameaças que surgem no universo. A produção expande um pouco o universo cósmico da Marvel, mostrando novos personagens e permitindo que o grupo explore novos mundos.


Uma mistura de ação, comédia e muita emoção, 'Guardiões da Galáxia Vol.3' é uma jornada épica e emocionante para os fãs do grupo.


Após três filmes, continuo sendo da opinião de que Groot e Rocket carregam os filmes dos Guardiões nas costas. Neste terceiro, o foco é Rocket e sua emocionante história e como foi maltratado e as marcas que isso tudo gerou em sua trajetória. Mais do que mostrar os maus-tratos ao Rocket, mostra como os animais passam por isso, como tudo foi mostrado, foi tão profundo e impactante que o filme ganhou um prêmio PETA (Organização Não Governamental) por ativismo animal. Uma produção emocionante a ponto de os mais sensíveis serem capazes de chorar do início ao fim. Vale muito a pena conferir!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


As Marvels - Filme - Disponível no Disney+

Pôster do filme As Marvels no Disney+

'As Marvels' é um filme que explora as histórias de várias personagens femininas do universo Marvel. O enredo mostra Carol Danvers/Capitã Marvel (Brie Larson), Monica Rambeau e Kamala Khan (Ms. Marvel) formando uma equipe para uma aventura.


Cada uma dessas mulheres possui uma história repleta de ação, emoções e possui diferentes formas de admiração uma pela outra. Elas possuem sua própria perspectiva e habilidades únicas que agregam muito na narrativa, tornando a história diferente, mostrando a mulher em toda sua força.


A produção explora temas de heroísmo, identidade e trabalho em equipe, com as heroínas se unindo para enfrentar uma ameaça em comum.


Esse filme assim continua na esteira de problemas. Um roteiro fraco, com personagens que não são tão legais ou interessantes e a vilã, assim como nos filmes anteriores, não foi bem desenvolvida, parecia mais fashionista, algo que compromete o filme. Foi muito legal um filme focado nas mulheres, mas uma pena que o roteiro não valorizou esse detalhe.


Nota ⭐️⭐️


Documentários

Nos Bastidores de Loki 1ª e 2ª Temporada - Disponível no Disney+

Pôsteres dos documentários das 1ª e 2ª Temporada da série Loki no Disney+

Marvel Studios Avante é uma série de documentários focados nos bastidores, ou seja, como tudo é pensado e criado. Temos os atores, diretores, figurinistas e toda equipe dando seus depoimentos de como foi trabalhar no projeto.


Narrado por Tom Hiddleston, acompanhamos e refletimos a jornada do ator e personagem ao longo de onze anos. É possível entender melhor o conceito com a diretora Kate Herron, elenco e toda equipe cinematográfica que mergulhou de cabeça no universo de Loki.


Na segunda temporada, temos mais um documentário, com Tom Hiddleston e Owen Wilson narrando o retorno do Deus da Mentira e os desafios que ele enfrenta para salvar a alma da AVT e a realidade como conhecemos. Com entrevistas, podemos conhecer as mentes criativas que desenvolveram esta segunda temporada sem perder o charme e ironia que está presente no espírito da série.


Esses documentários foram produzidos a partir da fase 4, ou seja, desde Loki até As Marvels, é possível ver os bastidores das produções e ficar ainda mais empolgado e encantado com tudo que é feito. Eu amei!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Outras produções em andamento ou que foram concluídas: 


  • 'X- Men 97' - Série - Em andamento - Disponível no Disney+;

  • 'As Lendas' - Série - Em andamento - Disponível no Disney+;

  • 'Sex and The City' - Série - Em andamento - Disponível no Max e Netflix;

  • 'Malhação 1999' - Em andamento - Disponível no Globoplay;

  • 'Cilada' - Série  - Disponível no Globoplay;

  • 'Tributo: 'Manoel Carlos e Zezé Motta'' - Documentários - Disponível no Globoplay;

  • 'Som Brasil: Os Paralamas do Sucesso' - Disponível no Globoplay;

  • 'Nos Bastidores de Cavaleiro da Lua' - Documentário - Disponível no Disney+;

  • 'Nos Bastidores de As Marvels' - Documentário - Disponível no Disney+;

  • 'Nos Bastidores de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura - Documentário - Disponível no Disney+

  • 'Nos Bastidores de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania' - Documentário - Disponível no Disney+.


A coluna Nati no Sofá volta em junho com mais dicas legais e enquanto a próxima coluna começa a ser produzida, você pode encontrar meus conteúdos e acompanhar o balanço da semana no @nati.natv onde compartilho muito mais dicas que nem sempre vem pra cá.


Até mais
















































bottom of page