Oie! Confira os vencedores em cada categoria 😁
Foram 12 edições ao longo de 2024! E ao longo do ano teve várias indicações interessantes, publicações no Instagram em formato carrossel destacando algumas produções.
Comparado com 2023, esse ano teve mais indicações de filmes e séries, algo que voltei a consumir mais esse ano e confesso que gostei muito e terá mais em 2025. As novelas que não podem faltar, os conteúdos da internet e muito mais.
Antes de iniciar as edições de 2025, vamos encerrar com o Melhores do Ano, destacando qual foi a melhor produção em cada categoria.
Vamos aos escolhidos!
Podcasts
Os podcasts fazem parte da nossa rotina. Sempre estamos escutando um favorito ou descobrindo novos que nos chamam atenção. Confesso que os meus favoritos não estão muito relacionados a entretenimento, mas ao longo dos meses diferentes podcasts apareceram aqui na coluna.
Podcast OdeioCinema - Disponível no YouTube e Spotify
Em 2024, voltei a consumir mais filmes e séries e descobri em um sugerido do YouTube o podcast OdeioCinema, produzido pela galera do AdoroCinema. É muito interessante os temas, convidados e a maneira como eles conversam sobre filmes, séries, as novidades do momento, além de destacar produções favoritas de cada um. Esse podcast foi uma grata surpresa e por isso, merece estar aqui.
Novelas
As novelas não podem faltar nos Melhores do Ano, afinal, tudo começou com elas. Sou uma pessoa que demora para terminar as reprises particulares, mas vejo novelas num ritmo bem diferente do que a galera está acostumada.
História de Amor - Novela - Disponível no Globoplay
Que as novelas do autor Manoel Carlos são um sucesso, isso não é nenhuma novidade. Entre 2023 e metade de 2024, assisti ‘História de Amor’ (1995) pela primeira vez, graças ao Globoplay.
Eu adorei, amei essa novela da Helena Soares (Regina Duarte), talvez a Helena mais “gente como a gente”. A vida da protagonista tem coisas que geram identificação com o público, por exemplo, fazer feira, burocracias do dia a dia. É uma novela pré-Leblon, ou seja, as ações da história não se concentram tanto neste bairro.
Foi uma delícia assistir essa novela pela primeira vez, a novela que estava na reta final no dia em que nasci. Foi nota 10!
Destaquei ‘História de Amor’, mas esse ano teve outras novelas que adorei acompanhar e continuarei acompanhando em 2025, pois continuam em exibição: ‘Corpo a Corpo’ (1984), que está em sua reta final no Canal Viva, ‘Garota do Momento’, ‘Volta Por Cima’ na TV Globo e no Globoplay, sigo assistindo ‘O Dono do Mundo’ (1991).
Internet
Quando o assunto é internet, eu costumo trazer mensalmente na coluna conteúdos que eu acho interessantes, que chamam minha atenção e que merecem o devido destaque.
Canal Aprofundo - Disponível no YouTube
Quem acompanhou a coluna em 2024 sabe que o Aprofundo não poderia ficar de fora dos Melhores do Ano. Simplesmente o melhor canal no YouTube quando o assunto é cultura, entretenimento e conteúdos de qualidade. Pesquisa impecável, as publicidades sempre sincronizadas e bem pensadas junto ao conteúdo apresentado.
O canal já apareceu nos Melhores do Ano de 2023 e continua pelo segundo ano consecutivo porque merece muito!
Felipe Ferreira - Site
Conheci o Felipe no X (Twitter) por conta de, adivinhe: as novelas. Nos tornamos amigos, mantemos contato pelo X e Instagram e recentemente, ele criou um site para comemorar os 10 anos de publicação do seu 1º livro “Griphos Meus”: Cinema, Literatura, Música, Política & Outros Gozos Crônicos”.
Este espaço do Felipe é uma delícia, com textos muito bem elaborados, que apresentam reflexões interessantes, conteúdos das produções que ele consome e acha interessante compartilhar, entrevistas e muito mais.
Curti bastante e acho que merece estar aqui, porque como sempre digo “o que é bom, merece ganhar o mundo” e temos sempre que apoiar, valorizar e destacar o trabalho dos amigos.
OBS.: confiram os Melhores do Ano do Felipe, que está uma beleza! Só indicações de qualidade.
Séries
2024 foi o ano em que assisti a algumas séries que foram novidades, outras nem tanto… Ter aumentado a quantidade de séries na coluna nesse ano foi um processo muito interessante que pretendo continuar em 2025.
O Som e a Sílaba - Série - Disponível no Disney
Uma produção que me surpreendeu bastante! Conheci por meio de uma entrevista da atriz Alessandra Maestrini no podcast OdeioCinema e, a partir disso, resolvi dar uma chance. Miguel Falabella me surpreendeu muito com ‘O Som e a Sílaba’, série inspirada no musical homônimo de 2017.
Alessandra Maestrini interpretou a jovem Sarah Leighton, no espectro autista, mostrando a coragem dela em enfrentar diversos desafios para realizar seu grande sonho: ser uma cantora de ópera. Ótimas atuações, cenas emocionantes, daquelas produções que você dá o play sem saber o que espera e fica muito feliz em ter assistido.
OBS.: foi indicada na edição de setembro e tem conteúdos sobre a série nos Achados da Nati e no @nati.natv.
Sereno: O Panda Zen - Série - Disponível no AppleTV+
Uma animação produzida em 2020, com três temporadas. Os irmãos Addy, Karl e Michael têm um vizinho muito diferente e especial: um sábio panda chamado Sereno. A amizade e as histórias que o panda zen apresenta, oferecem uma nova perspectiva de mundo, deles próprios e sobre a relação com as pessoas.
É uma série linda, que se dependesse da minha vontade teria muitas temporadas. Assistam porque vale muito!!!
Menção honrosa: ‘Loki’ (1ª e 2ª temporada), ‘Agatha Desde Sempre’, ‘X-Men 97’, ‘Monstros no Trabalho’ (2ª temporada), ‘As Lendas da Marvel’ e ‘Senna’.
Documentários
Tributo - Disponível no Globoplay
‘Tributo’ é uma homenagem aos grandes nomes da nossa teledramaturgia. Esse projeto é uma beleza de assistir e a Globo já produziu alguns especiais contando a trajetória das carreiras de atores e atrizes escolhidos, por meio de depoimentos, conversas com os colegas e entrevistas.
Vale a pena assistir a todos, mas deixo em destaque o Tributo a Ary Fontoura, Fernanda Montenegro, Manoel Carlos e Zezé Motta.
Programas
Programas são como os podcasts: não tenho um que assisto assiduamente, mas sempre que vejo algo que chama atenção e acho que merece o destaque, trago aqui.
Provoca - Disponível TV Cultura e YouTube
O ‘Provoca’ sempre aparece em alguma edição aqui do Nati no Sofá e não é à toa. É um ótimo programa de entrevistas comandado por Marcelo Tas, que conversa sempre com um convidado diferente para falar de carreira, da vida e assuntos importantes. O programa vai ao ar toda terça-feira às 22h00 e também fica disponível na íntegra no YouTube.
Filmes
2024 foi o ano em que me dediquei a ver mais filmes. Foram 77 filmes, sejam eles lançados nesse ano ou não, afinal, com o streaming, temos a possibilidade de ver produções do passado e presente e isso é muito legal.
Ao longo do ano, me dediquei a ver todas as produções da Marvel e foi uma aventura muito divertida, interessante e que me fez pensar e repensar em tantas coisas (sim, filmes de heróis têm suas particularidades, mas aprender e reconstruir ideias é sempre ótimo).
É difícil escolher o melhor filme do ano, porque tive vários que gostei muito. Irei destacar dois, mas tiveram vários filmes que adorei ao longo do ano.
Doutor Estranho (2016) - Disponível no Disney+
Tem momentos em que sou repetitiva (sim), mas eu amo esse filme, como ele é conceitual e filosófico. Já tinha assistido a ele outras vezes, mas nesse ano vi-o num momento difícil e assim com Strange, eu também perdi algo importante em minha vida e sofri com isso.
Benedict Cumberbatch nasceu para ser Stephen Strange! A atuação dele, a maneira como as coisas se desenvolvem no filme, tudo é maravilhoso. Sei que não é ‘Vingadores: Ultimato’ que a galera ama, mas Doutor Estranho é incrível!
Antes do Amanhecer (1995) - Disponível no Max
Foi a primeira vez que vi esse filme e só fui atrás porque fiquei encantada com a atuação de Ethan Hawke na série ‘Cavaleiro da Lua’ (2021). É um filme onde duas pessoas se conhecem, ficam dando voltas na cidade, conversam sobre vários assuntos e se encantam um pelo outro (quem não queria viver algo assim, não é mesmo?).
Adorei esse filme e publiquei minhas impressões sobre ele no Instagram.
A coluna volta em janeiro para sua primeira edição de 2025 com indicações bacanas. Enquanto isso não acontece, você pode encontrar meus conteúdos no @nati.natv onde sempre compartilho minhas impressões e coisas legais sobre o universo da TV e entretenimento.
Um Feliz 2025 e que seja um ótimo ano para todos e com excelentes produções para assistir.
Até mais!