top of page
Foto do escritorNatália Rocha

Nonô memorável e paralelas atrativas tornam Amor Com Amor Se Paga a menos favorita de Ivani Ribeiro

Atualizado: 6 de abr.

❝Quando os dois homens se encontram, seja de povos, sejam de raças, sejam de classes diferentes, que eles possam apertar sempre as mãos como amigos, porque não há uma ação mais bonita como a grande fraternidade humana❞ (Tio Romão).


Nonô Correia. Quem é noveleiro já ouviu pelo menos uma vez o nome desse personagem e em novembro de 2021 o canal VIVA proporcionou ao público a oportunidade de conhecer o lendário Nonô ao reprisar ‘Amor Com Amor Se Paga’ (1984) na faixa das 14h30 substituindo ‘O Salvador da Pátria’ (1989).


A escolha foi comemorada por quem adora assistir os “mofos”, nome dado às novelas mais antigas. Já os que não gostam, certamente em algum momento da reprise deram uma espiada em alguma cena, nem que seja para criticar.


Protagonista memorável, porém detestável

Ary Fontoura como Nonô Correia, o protagonista da novela

‘Amor Com Amor Se Paga’ é um remake de ‘Camomila e Bem-Me-Quer' (1972) da TV Tupi. Ivani Ribeiro é uma autora que produziu muitos remakes para Rede Globo, alguns muito adorados pelo público como: ‘A Gata Comeu’ (1985), 'Mulheres de Areia’ (1993) e ‘A Viagem’ (1994).


A trama principal conta a história de Nonô Correia (Ary Fontoura), um homem controlador, extremamente irritado e sovina, que vive alegando o tempo todo que “a coisa tá preta” e por isso quer economizar e reaproveitar tudo que pode. A obsessão de Nonô por economia gera situações anormais como a imposição de jantares a luz de velas, dietas líquidas, cadeados na geladeira, fogão, armários e até no telefone, deixando a empregada Frosina (Berta Loran) e os filhos Elisa (Bia Nunnes) e Tomaz (Edson Celulari) completamente envergonhados.


O que ninguém sabe, com exceção de Anselmo (Carlos Kroeber), amigo de Nonô, é que o velho esconde um verdadeiro tesouro em seu quarto, com direito a passagem secreta e tudo. Esse segredo fica entre os amigos até o dia em que Zezinho (Oberdan Júnior) vai à casa de Nonô a mando dos tios e despretensiosamente acaba descobrindo a passagem secreta do sovina.


Ary Fontoura brilhou ao interpretar o seu primeiro protagonista e tornou Nonô Correia, um personagem muito lembrado. As frases de Nonô dizendo que a situação não está fácil, ditas em 1984, dialogam muito com o nosso 2022, onde estamos vivendo com uma inflação que dificulta cada vez mais a vida de todos.


Quem é Zezinho?

Zezinho e Nonô em uma cena de Amor Com Amor Se Paga

Zezinho é um garoto órfão que mora com os tios, mas deseja ter um lar para chamar de seu. O garoto, depois de uma visita a Nonô, acaba ficando de vez na mansão do velho que por medo do menino contar o seu segredo, permite que ele fique em sua companhia.


O garoto, aos poucos, consegue fazer o que parecia impossível: amolecer coração de pedra de Nonô Correia, que se afeiçoou pelo menino, que gosta dele de verdade, mesmo com seus defeitos e loucuras, diferente de Elisa e Tomaz que recebiam um tratamento muito duro do pai, algo que tornava a relação deles muito difícil.


Elisa e Tomaz

Bia Nunes e Caíque Ferreira em uma cena de Amor Com Amor Se Paga

Elisa é uma garota insegura e tímida que vive obedecendo às loucuras do pai. As coisas mudam depois que ela se casa com Gustavo (Caíque Ferreira), um rapaz que se aproxima pensando só na fortuna de Nonô, mas com o tempo descobre que é realmente apaixonado por Elisa e mais, que Anselmo é seu pai e Mariana (Cláudia Ohana) é sua irmã.


Tomaz é um rapaz divertido, piloto de helicóptero, apaixonado por Mariana. Ele com seu jeito alegre deixa o pai super irritado. O casal Tomaz e Mariana é considerado o principal da novela e sinceramente não é aquele par romântico empolgante, para mim, foi bem “nada de mais”. Elisa e Gustavo, por exemplo, empolgaram muito mais.


Doutor Vinícius e família

Família do Doutor Vinícius em Amor com Amor Se Paga

Vinícius (Adriano Reys) é o médico da cidade que ama o que faz e chega atender algumas pessoas sem cobrar nada, atitude que deixa sua esposa Helena (Beatriz Lyra), uma mulher que gostaria de viver no conforto e luxo, muito irritada.


O casal tem três filhos: Renato (Miguel Falabella) que só pensa em dinheiro e uma vida de luxo. Mariana, a filha generosa, amorosa e muito amada pelos pais e Bel (Narjara Turetta), a filha rebelde que vive provocando a todos e sente inveja da irmã pelo amor que ela recebe porque namora Tomaz, o homem que ela ama.


Bel é extremamente irritante. Recentemente, ao acompanhar 'A Gata Comeu' no Globoplay, é possível notar a semelhança. Lá, temos Gláucia (Bia Seidl) que também é uma espécie de irmã invejosa de Jô Penteado (Christiane Torloni). No comparativo entre essas irmãs terríveis, Bel pode ser considerada mais insuportável que Gláucia, já que pode ter causado mais raiva no público.


Vinícius sempre atende Nonô sem cobrar por medo de que ele possa se vingar pela morte de sua esposa. É a partir disso que surge o grande conflito da trama ocorre quando Nonô resolve cortejar Mariana e pedir sua mão em casamento. A moça se vê obrigada a aceitar o pedido em troca do perdão da dívida dos pais. Ela finge-se de louca para despistar o velho e sofre sem o amor de Tomaz, até que Nonô descobre toda a armação e se revolta com a situação. Só mesmo, Zezinho que com o tempo consegue amolecer o coração do velho até nesse assunto, fazendo-o perdoar tudo.


Esse clímax no início pareceu ser interessante, mas ao longo da novela foi se tornando cansativo, o lance de Mariana enrolar Nonô e ficar chorando pelos cantos por Tomaz, se tornou chato ao longo da trama.


Bruno e Grace

Yoná Magalhães e Carlos Eduardo Dolabella em uma cena em Amor Com Amor Se Paga

Maria da Graça (Yoná Magalhães), ou melhor, Grace como prefere ser chamada, é a sobrinha de Nonô, uma mulher americanófila, independente que luta pelo que quer e pelo melhor para a filha Rosemary (Mayara Magri), apaixonada por Johnny (Mateus Carrieri), filho do conservador, machista e patriota Bruno (Carlos Eduardo Dolabella).


Bruno e Grace são mais um dos casais gato e rato que Ivani Ribeiro sabia criar como ninguém. Eles brigam, brigam, mas, no fundo, se amam e não querem admitir isso. Carlos Eduardo Dolabella e Yoná Magalhães brilharam em cena. Foi ótimo vê-los em cena e para mim, foi interessante ver Dolla em outro personagem, já que eu só tinha na lembrança dele como o Arnaldo em ‘Por Amor’ (1997). Gostei demais da dupla e foi uma pena não termos mais cenas deles como um casal rendido ao amor. O casal só confessou o amor nos últimos capítulos.


Tio Romão

Fernando Torres como Tio Romão em Amor Com Amor Se Paga

Tio Romão (Fernando Torres) é um homem misterioso que chega em Monte Santo e deixa todos intrigados sobre a sua pessoa. Quem é ele? Por que ele veio parar em Monte Santo? Eram essas as dúvidas das pessoas na cidade.


Ele tinha sempre palavras reconfortantes, reflexões filosóficas que nos deixou apaixonados pelo personagem. O seu chazinho de ervas, era composto de duas plantas que foi o nome original da trama em 1972 ‘Camomila e Bem-me-Quer’. E o chá? A bebida era apenas um pretexto que Tio Romão usava, mas, na verdade, o psicológico e as emoções sobre determinado momento ou situação da vida das pessoas era o que regia o momento do chazinho.


Fernando Torres brilhante na atuação, com um personagem místico de muita sensibilidade. Eu adorei o Tio Romão do começo ao fim. Um personagem riquíssimo, humano e generoso. Tio Romão seria quase um Dr. Alberto de Monte Santo. Quem assistiu ‘A Viagem’ (1994) vai entender. Há quem pensasse que o velho era feiticeiro, um espírito de luz, de outro planeta. Enfim, eram infinitas as hipóteses, mas, na verdade, Tio Romão tinha uma missão na cidade e quando a finalizou, simplesmente foi embora.


Considerações finais

Tito (Flávio Galvão) e Santusa (Wanda Stefânia), Dona Judite (Chica Xavier), Sílvia (Arlete Salles) foram outros personagens interessantes, cada um em sua trajetória, tiveram momentos que tornaram a novela mais interessante, porque, a trama principal de Nonô Correia não têm força suficiente para nos prender, as tramas paralelas têm mais força e são mais interessantes.


‘Amor Com Amor Se Paga’ é uma novela simples, que não promete muito. Uma trama para entreter o público, com romance, humor e algumas sacadas do cotidiano de 1984, tudo isso com um texto simples de compreender, uma das marcas de Ivani Ribeiro, que adora utilizar a vida e as relações humanas como ponto de partida para criar conflitos e desenvolver a história.


Santuza e Gustavo foram personagens com excelente arco dramático e evolução. Nonô Correia, personagem principal, teve uma trama que foi pouco trabalhada. Terminou a novela praticamente como começou, no aspecto psicológico, por exemplo, pouca coisa mudou assim como nas relações com seus filhos. Aliás, Nonô não foi o único, alguns personagens terminaram do jeito que começaram. Ivani é uma autora humanista e assim como na vida, alguns tendem a evoluir e mudar e outros não. Coisas da vida né!


Achei bacana a escolha do Canal VIVA, ao resgatar uma novela dos anos 1980. Para quem ama as antigas deve ter curtido. Alguns abandonaram a novela por conta do ritmo lento do início, mas vale a pena dar uma segunda chance assim que a novela entrar no catálogo do Globoplay. ‘Amor Com Amor Se Paga’ é uma novela simples, mas fez muito sucesso em 1984, sendo uma novela tida como a melhor da Globo no período em um horário considerado de pouco prestígio, segundo o livro ‘Ivani Ribeiro: a dama das emoções’ de Carolline Rodrigues. É uma novela ok, que seguiu sua proposta despretensiosa, mas não é um “arrasa quarteirão” como ‘A Gata Comeu’ (1985), ‘Mulheres de Areia’ (1993) e ‘A Viagem’ (1994).


bottom of page