top of page

Trama principal confusa, protagonista apagada e desenvolvimento ruim fazem Travessia ser esquecível

  • Foto do escritor: Natália  Rocha
    Natália Rocha
  • 7 de mai. de 2023
  • 5 min de leitura

Atualizado: 13 de jun.


O triângulo amoroso de destaque da novela
Ari (Chay Suede), Brisa (Lucy Alves) e Oto (Romulo Estrela) | Foto: Fábio Rocha/TV Globo

'Travessia', novela de Gloria Perez, chega ao fim nesta sexta-feira (5) e para alguns ou grande maioria essa notícia representa um certo alívio, pois vamos dar adeus a uma novela das nove esquecível.


No ano passado, ao saber que a substituta de 'Pantanal' seria uma trama de Gloria, muitos ficaram animados, pois a autora costuma entregar folhetins interessantes, explorando diferentes culturas, temas importantes e até mesmo inovadores.


A famosa frase "prometeu tudo e entregou nada" pode ser usada para definir Travessia, ou melhor, "prometeu tudo e entregou quase ou praticamente nada". Mesmo uma novela cheia de problemas, há alguns pontos e atuações que se sobressaem.


O Nati na TV faz um balanço dos pontos positivos e negativos do folhetim da autora.


O que foi interessante em Travessia

Merchandising Social

Danielle Olímpia como Karina em Travessia
Karina (Danielle Olímpia) em 'Travessia' | Foto: Reprodução/TV Globo

O drama de Karina (Danielle Olímpia) foi algo muito bem desenvolvido por Gloria Perez que manda muito bem quando o assunto é merchandising social. Karina era uma garota sempre muito alto astral, mas acabou vivendo momentos trágicos nas mãos de um abusador. Achando que vai conseguir um teste, a garota conversava com Bruna Schuller, que, na verdade, é um pedófilo que se utiliza de recursos tecnológicos.


As cenas da personagem na reta final da novela emocionaram o público. Danielle Olímpia mandou muito bem em sua primeira novela e espero que a atriz seja chamada para futuros trabalhos.


PsicoIsa

Duda Santos como Isa em Travessia
Isa em (Duda Santos) 'Travessia' | Foto: Reprodução/TV Globo

Isa (Duda Santos) foi outro destaque positivo. A garota que, no início da novela, só queria curtir a balada e tinha de lidar com a fiscalização do pai Monteiro (Ailton Graça), com o tempo passou a ser uma espécie de psicóloga em busca de ajudar a família com um problema que sempre esteve em casa de forma silenciosa: o vício em games que seu irmão Theo (Ricardo Silva) tinha. A situação chegou em um nível que o garoto fica extremamente agressivo e a família fica sem saber o que fazer.


Foi ela que também percebeu que a amiga Karina estava diferente do habitual e assim conseguiu ajudar a amiga a ter coragem de denunciar o caso de abuso que vinha sofrendo.


Ainda no núcleo de Isa, destaque para Laís (Indira Nascimento) que depois de viver Janine em 'Um Lugar Ao Sol' (2021), teve uma oportunidade em Travessia. O papel não foi grandioso, mas é sempre muito bom vê-la em cena.


Ari

Chay Suede como Ari em Travessia
Ari (Chay Suede) em 'Travessia' | Foto: Reprodução/TV Globo

Ari (Chay Suede) é o mocinho da trama que no início aparentava ser super honesto e do bem, dedicado a luta de preservação dos casarões no Maranhão junto do professor Dante (Marcos Caruso). Com o tempo, ele se mostrou extremamente ambicioso, a ponto de largar Brisa e o filho e iniciar um relacionamento com a bela e rica Chiara (Jade Picon), filha do empresário Guerra (Humberto Martins), homem que deseja derrubar os casarões para construção de um shopping.


Ao longo do tempo Ari se envolve cada vez mais com a mocinha e vai ganhando a confiança do pai da garota que deseja a felicidade da filha. No entanto, o que ninguém esperava é que o rapaz fosse armar um golpe, roubar ações da empresa e ficar com toda a grana.


Ari sempre alegou que se tornou o que todos pensavam dele, frase que usava para justificar suas atitudes. Chay Suede foi bem e segurou bastante ou como costumo dizer "carregou a novela nas costas".


Guida

A atriz Alessandra Negrini no papel de Guida
Guida (Alessandra Negrini) em 'Travessia' | Foto: Reprodução/TV Globo

É sempre muito bom ver Alessandra Negrini em cena, ainda mais considerando que ela demora um tempo para fazer novela, a última em que trabalhou foi 'Orgulho e Paixão' (2018). Guida foi o deboche em pessoa e rendeu alguns momentos divertidos na novela.


O que foi ruim

Temática principal

A lista de coisas negativas é bem maior do que a positiva, isso pode ser percebido pela popularidade da novela que não foi tão grande assim. A promessa de abordar a tecnologia e a questão de fake news (notícias falsas), por exemplo, foi algo que ficou apenas na promessa. A ideia, a princípio, parecia interessante e gerou uma certa curiosidade por parte do público, mas no decorrer da novela essas abordagens foram esquecidas. Somente na reta final a fake news foi lembrada para tentar resolver o caso da protagonista Brisa (Lucy Alves).


Protagonista fraca

A protagonista de Travessia, interpretada por Lucy Alves
Brisa (Lucy Alves) em 'Travessia' | Foto: Reprodução/TV Globo

Nos folhetins de Gloria Perez é comum a presença de uma protagonista que não desiste, que não aceita facilmente a situação e que vai à luta do que acredita e principalmente do amor. Brisa destoa do hall onde Jade (Giovanna Antonelli), Sol (Deborah Secco), Maya (Juliana Paes) e outras brilharam. A mocinha de Travessia ficou limitada apenas à luta pela guarda do filho e a um ship de casal Brisoto, algo que para uma protagonista de novela das nove é muito pouco.


A autora quis abordar o quimerismo (condição genética rara que determina que um indivíduo tenha dois tipos distintos de DNA em seu corpo), algo que ela se orgulha de nunca ter sido abordado na teledramaturgia, mas mesmo com essa novidade, Brisa não foi uma protagonista que mobilizou a torcida do público por conta de seus dramas. É possível enxergar verdade nela, mas não arrebatou corações. Uma pena!


Correria na última semana

Os principais conflitos dos personagens sendo resolvidos na correria é algo que incomoda o público. Na última semana da novela, Chiara (Jade Picon) nem sequer desconfiava que Moreti (Rodrigo Lombardi) é seu verdadeiro pai. Brisa sem encontrar o tal parente de sangue e ainda lutando para provar que é a mãe de Tonho. Essas tramas poderiam ao longo da reta final ir se resolvendo aos poucos, mas não aconteceu e no final da novela ficou uma grande correria - como já é de costume em novelas escritas pela autora.


Resgate de personagens para preencher tempo de tela

O casal que fez sucesso em Salve Jorge (2012) voltou em Travessia (2022)
Stenio (Alexandre Nero) e Helô (Giovanna Antonelli) em 'Travessia' | Foto: Fábio Rocha/TV Globo

Os fãs de Stenio (Alexandre Nero) e Helô (Giovanna Antonelli) vibraram quando souberam que o casal de 'Salve Jorge' (2012) voltaria. Esse resgate de personagens foi a princípio curioso, mas ao longo da novela se tornou mais do mesmo.


Para quem achou que o casal renderia cenas interessantes, momentos e afins, deve ter se decepcionado com o que viu. Stenio foi ao longo da trama uma grande babá de Moreti e Helô sempre preocupada com sua delegacia. Acho que o que se salva desse resgate é Creusa (Luci Pereira) que é uma personagem que o público adora.


Acho que esse resgate de personagens fica até de dica para próximos autores, ou seja, tem personagem que foi feito para aparecer apenas uma vez em uma determinada novela e pronto.


Entre pontos positivos e negativos, o certo é que 'Travessia' entra para o hall de novelas mais fracas de Gloria Perez, uma pena para quem esperava algo empolgante. Além disso, ela fará companhia para outras novelas que os noveleiros adoram citar quando o assunto é baixa audiência no horário das nove nos últimos anos.




© Copyright - Natália Rocha.

bottom of page