A veterana já interpretou o papel de mãe do ator em três novelas de horário diferentes
Os textos de curiosidades e coincidências do universo das novelas já são uma tradição aqui no blog. Com isso, a escolhida de hoje é a atriz Susana Vieira, que já interpretou diversas mães na teledramaturgia brasileira. Aposto que ao ler as primeiras linhas, você logo pensou em Maria do Carmo em 'Senhora do Destino' (2004) ou Branca Letícia de Barros Mota de 'Por Amor' (1997) e sua preferência por um dos filhos, não é mesmo?
Mas hoje, não serão delas que falaremos e não só da atriz, mas também do ator Maurício Mattar, de quem foi mãe em três novelas diferentes: 'Bambolê' (1987), 'O Salvador da Pátria' (1989) e 'Lua Cheia de Amor' (1990). Bora relembrá-los!
Marta Junqueira - 'Bambolê' (1987)
Em 'Bambolê' trama das 18h, Susana Vieira era Marta Junqueira, uma mulher desquitada, fato que gera muitos comentários. É uma mulher batalhadora, que vive no Méier, mas logo se muda para Ipanema, em busca de novas oportunidades. É uma mãe que luta muito pela felicidade dos filhos Tavinho (Felipe Fonseca) e do rebelde sem causa Murilo (Maurício Mattar) que, revoltado com a vida que leva, resolve trabalhar para ajudar a mãe. Se apaixona por Yolanda (Thaís de Campos), mas tem de enfrentar a oposição da tia da moça e de Alligator (Guilherme Leme), rapaz também apaixonado por ela.
Gilda Pompeu de Toledo Blanco - 'O Salvador da Pátria' (1989)
Esse foi um papel que pode ter surpreendido muitas pessoas, assim como a autora deste texto, por ser uma personagem diferenciada e distante da personalidade da atriz. Recentemente exibida no Canal VIVA e disponível no Globoplay 'O Salvador da Pátria', pudemos acompanhar Gilda, uma mulher inteligente, culta e estranhamente fria. Esposa de Severo Blanco (Francisco Cuoco), ela parece estar sempre bem, desde que não seja incomodada pelo marido. Gilda, na verdade, é traída pelo marido, mas isso não a incomoda, desde que a instituição familiar seja mantida. O filho Sérgio (Maurício Mattar) é apático, dominado pelo poder dos pais. Não tem grandes ambições, e é impulsionado pela família a concorrer ao posto de prefeito.
Laís Souto Maia - 'Lua Cheia de Amor' (1990)
Em 'Lua Cheia de Amor', Susana Vieira era Laís, uma empresária dinâmica e bem-sucedida, dona de um clube de ginástica com a sócia Rutinha (Sylvia Bandeira). Pertence a uma família tradicional da alta sociedade, mas não liga para os agitos deste mundo e detesta gente fútil e deslumbrada. É muito feliz com o marido Conrado (Cláudio Cavalcanti) e criou os filhos Isabela (Drica Moraes), Patrícia (Maria Mariana) e Augusto (Maurício Mattar) para serem independentes, mas como os três são problemáticos, ela acredita que errou não dando atenção o suficiente para todos.
E quem é Augusto? Um rapaz brilhante, idealista, sensível e romântico, que não aceita trabalhar como diretor de na agência de publicidade da família porque não concorda com a publicidade convencional e deseja ter seu próprio negócio. Não se liga a ninguém por achar que todos os se aproximam dele por interesse. Ao conhecer Mercedes (Isabela Garcia), se apaixona, mas se decepciona quando ela o recusa por achar que ele é pobre.
Outra curiosidade interessante é que Susana Vieira foi mãe de Maurício Mattar em três novelas, cada uma em um horário: 'Bambolê' às 18h, 'Lua Cheia de Amor' às 19h e 'O Salvador da Pátria' às 20h.