top of page

60 anos da Globo: muita festa e homenagens ao que a emissora faz de melhor

  • Foto do escritor: Natália  Rocha
    Natália Rocha
  • 12 de mai.
  • 7 min de leitura

Nos 60 anos da Globo, a emissora caprichou na sua programação, homenageando o jornalismo, novelas, programas de auditório e muito mais


A nova logomarca da TV Globo para comemoração dos seus 60 anos
Foto: Divulgação/TV Globo

Não é todo dia que se completa 60 anos e, por isso, a conquista pede celebrações especiais. Se nas nossas vidas essa frase já pode ser colocada em prática, imagine isso para uma emissora de TV como a Globo.


O ano de 2025 está sendo especial para a TV Globo, que completa 60 anos, e o famoso jornal O Globo, que completa 100 anos. Desde o início do ano, já era de se esperar que a emissora preparasse uma grande festa para celebrar, e isso de fato aconteceu.


Conforme o prometido, uma programação toda especial, dedicada à história, momentos marcantes, profissionais que ajudam a construir tudo isso. Dito isso, vamos aos destaques do que rolou nos 60 anos da Globo.


Reportagens especiais no Jornal Nacional

As comemorações dos 60 anos já começaram na segunda-feira (21), com o Jornal Nacional apresentando uma série de reportagens especiais. Renata Vasconcellos apresentou o telejornal de um jeito especial, viajando para as cinco regiões do Brasil, visitando a casa de uma família e assim, as pessoas participavam do jornal e em um determinado momento, uma reportagem especial destacando a região foi exibida, mostrando como a história dos lugares e da Globo se cruzam e como a emissora teve um papel importante para contar tudo isso.


Vídeo Show

Miguel Falabella e Cissa Guimarães
Foto: Fabio Rocha/Globo

Essa era, talvez, uma das atrações mais aguardadas desses 60 anos. É inegável que o 'Vídeo Show' faz falta na rotina dos noveleiros e amantes dos bastidores da TV. Temos as redes sociais, mas elas não cumprem o papel que só o programa consegue.


Ter o Vídeo Show, mesmo que por um dia, ou melhor, uma noite, foi algo muito especial. A edição apostou na tradição, investindo em um material com várias cenas sobre o mesmo tema e uma boa edição. Paulo Vieira passeou pelos Estúdios Globo, mostrando os setores e como tudo acontece dentro do “plim-plim”.


Os profissionais que fizeram a história do programa, relembrando como foi trabalhar, vivendo momentos divertidos e o orgulho que sentem em fazer parte dessa história, foi outro momento muito bonito.


O que ficou claro é que o Vídeo Show ainda é importante e necessário, mesmo com o seu conteúdo pulverizado nos outros programas da casa. A atração é um produto que reforça o que é feito na Globo e, principalmente, o público deseja ver os bastidores. Dá para ser feito, desde que escolhas e apostas certas sejam feitas.


Conversa com Bial

O programa retomou a sua nona temporada e de maneira especial: entrevistas especiais para celebrar as seis décadas da Globo. Assistir Pedro Bial e seu programa é algo sempre interessante, mas nessa semana dedicada à comemoração, as conversas foram focadas nas novelas, autores, música e jornalismo.


Assisti às entrevistas com Regina Duarte e a jornalista Laura Mattos, com Lázaro Ramos, os autores Alessandra Poggi, Rosane Svartman e Walycr Carrasco, e, para encerrar a semana, William Bonner. Foi uma semana de luxo!


Globo Repórter

Profissionais do jornalismo da Globo apresentando a edição especial do Globo Repórter que homenageou os 60 anos da emissora
Foto: Globo/ Manoella Mello

O programa destacou a história, mas de um jeito diferente, dando espaço aos veteranos: os atores Reginaldo Faria e Nathalia Timberg, além de Herbert Fiuza, um dos primeiros profissionais que ajudaram na construção da Globo.


O público pode ver um dos primeiros programas infantis da emissora, o ‘Uni-Duni-Tê’. Destaque para a novela ‘Irmãos Coragem’ (1970) da autora Janete Clair (um fato impressionante é que esse Globo Repórter foi exibido no dia em que a autora completaria 100 anos se estivesse viva). O Jornal Nacional e os profissionais que trabalharam nos primeiros anos do telejornal também foram lembrados. As novelas tiveram um espaço importante, afinal, fazem parte da história da Globo.


Até o período da pandemia de Covid-19 e toda a cobertura foi relembrada, mostrando os desafios que foram enfrentados e também o compromisso com a notícia, com a informação.


OBS: Essa edição do Globo Repórter foi muito interessante para mostrar a relevância da preservação da nossa televisão. Isso me fez pensar no Globoplay que, nos últimos anos, tem feito esse processo de resgate das novelas, o que foi preservado tem sido disponibilizado e isso permite que o público possa ver e rever essas produções.


Vídeo Game

Casais que disputaram a edição do Vídeo Game nos 60 anos da Globo
Foto: Globo/Leo Rosário

Angélica voltou na tarde de sábado para reviver momentos do amado ‘Video Game’. Foi bem rápido, mas o suficiente para alegrar o público e, mais do que isso, fazer a galera pedir nas redes sociais a loira nas tardes de sábado.


Uma batalha de casais com Junno e Xuxa vs. Fábio Porchat e Priscila Castello Branco se divertiram e colocaram seus conhecimentos sobre televisão à prova.


Paulistar

O programa, dedicado a mostrar dicas culturais e lazer por SP, nos 60 anos, deu espaço para as famosas locações de novelas. A Barraca do Juca de ‘A Próxima Vítima’ (1995), o prédio da Sucata de ‘Rainha da Sucata’ (1990), a estação da Luz. Valéria Almeida também conversou com uma pessoa que foi figurante e pessoas que, assim como nós, são apaixonadas pelas novelas.


Caldeirão com Mion

Aqui o destaque foi os convidados como Fátima Bernardes, Caco Barcellos, Sandra Annenberg, Ernesto Paglia, Bruno Mazzeo, André de Biase, Kadu Moliterno. Na música, a banda Blitz e João Bosco


Os convidados foram incríveis, mas achei infelizmente o Mion forçado, algo que torna cansativo assistir, mesmo nos 60 anos. A prova de que o Caldeirão está ficando maçante, por exemplo, é o público pedindo que Angélica volte para os sábados. Tá aí, algo para a Globo pensar.


Novelas prometendo e entregando momentos marcantes

O último capítulo de ‘Volta Por Cima’ foi exibido no aniversário da emissora. Claudia Souto entregou emoção e ótimos momentos no último capítulo da sua novela, que foi maravilhosa de acompanhar do início ao fim.


‘Volta Por Cima’ foi um NOVELÃO! Gostem ou não, a autora deu sua “volta por cima” literalmente, entregando tudo que o noveleiro tem direito: boas histórias, personagens, conflitos, ganchos e muito mais. Foi uma viagem muito divertida.


Às nove, finalmente chegou o momento da temida Odete Roitman aparecer. Ela já avisou que chega na segunda-feira, às 21h30. Esse era detalhe do remake de ‘Vale Tudo’ que o público estava esperando.


Altas Horas

Serginho Groisman mostrou os programas e os bastidores dos estúdios de São Paulo. Essa abordagem é muito interessante para quem tem curiosidade de ver como tudo funciona por trás das câmeras, como os apresentadores e a equipe se organizam. Além de mostrar os bastidores, teve a presença de convidados no palco, cantando e destacando o papel da Globo em suas carreiras.


Globo Rural e Viver Sertanejo

Capa do vídeo no YouTube do Globo Rural nos 60 anos da Globo
Foto: TV Globo/YouTube

No Globo Rural, destaque para a vida no campo, mas como essa vida foi retratada nas novelas, mais especificamente nas tramas de Benedito Ruy Barbosa, autor que teve novelas que mostravam a vida no campo. Foi muito interessante como o programa explorou a dramaturgia do autor.


No Viver Sertanejo, Daniel recebeu Renato Teixeira e Lima Duarte. O trio prestou homenagem ao ‘Som Brasil’, programa que marcou gerações, valorizando a música popular brasileira.


Futebol

Placar do jogo nos 60 anos da Globo
Gráfico com padrão de 1994 usado na transmissão do jogo Flamengo e Corinthians durante as comemorações de 60 anos da Globo | Foto: Reprodução/Globo

No clássico das grandes torcidas Flamengo x Corinthians, a equipe de esportes da Globo fez uma homenagem à evolução nas transmissões de futebol, contando rapidamente a história das conquistas da nossa seleção, dos equipamentos usados para transmissão e como eles evoluíram e seguem evoluindo.


Mostram também como eram os primeiros placares, o tempo de jogo que eram mostrados no nosso televisor, o que é interessante notar a evolução. Antes do jogo, um show de Belo, cantando seus grandes sucessos.


Domingão com Huck

O programa focou em fazer uma homenagem aos programas de auditório e aos apresentadores que fizeram história ao longo dos 60 anos da emissora e da televisão. O Domingão é sempre dividido em duas partes, e eu só acompanhei a segunda, onde o quadro ‘Sexolandia’ que era apresentado no Domingão do Faustão, foi recriado e celebridades jogaram: homens x mulheres. Esse quadro, confesso, não conhecia.


Fantástico

Isadora Cruz na nova abertura do Fantástico
Foto: Globo/Estevam

Nas comemorações dos 60 anos, a famosa revista eletrônica, o show da vida não podia ficar de fora, tanto que até ganhou uma nova abertura que ficou linda, cheia de referências às outras aberturas que já foram feitas. Isadora Cruz, a nossa amada Roxelle de ‘Volta Por Cima’, é a estrela da abertura e isso é muito bonito, pelo momento que ela está vivendo em sua carreira e por ser uma Isadora, assim como tivemos Isadora Ribeiro na famosa abertura de 1987, o que permitiu ter uma referência de Isadora para Isadora. Muito legal!


Documentário Glória Maria

Imagem da série documental sobre a jornalista Glória Maria
Foto: Lucas Seixas/Globo

Não tem como contar a história dos 60 anos da Globo sem falar daquela que é uma das maiores repórteres que temos no nosso jornalismo: Glória Maria. O documentário com 4 episódios teve sua estreia após o Fantástico e estará disponível também no Globoplay. 


Coisa de Novela

Imagem do filme Coisa de Novela
Foto: Globo/ Estevam Avellar

Que filme fofo e lindo! A Sessão da Tarde do dia 28 de abril teve o filme ‘Coisa de Novela’, protagonizado por Susana Vieira e Valentina Herszage. Cheio de referências e homenagens às nossas novelas, a essa fábrica, a nossa Hollywood brasileira, os estúdios Globo. A parceria entre as atrizes foi muito bacana de assistir, além de ter aquele lance de ver novelas, meio que uma tradição, um costume que passa de avó para neta. Adorei, muito lindo, pena não estar disponível no Globoplay.


Dona de Mim e Vale Tudo

Imagem da família Boaz e a protagonista Leona em Dona de Mim
Foto: Globo/ Léo Rosario

As novelas têm um papel muito importante, quase que fundamental nos 60 anos da emissora, então nada melhor do que estrear uma nova história. ‘Dona de Mim’ é mais uma novela de Rosane Svartman que promete com um ótimo elenco. E temos Clara Moneke como protagonista.


Em ‘Vale Tudo’, ela prometeu chegar na segunda-feira, às 21h30 e cumpriu, afinal pontualidade é tudo. Odete Roitman (Débora Bloch) finalmente chegou para movimentar a trama, e sua chegada já teve tensão e a primeira recaída de Heleninha (Paolla Oliveira).


Show 60 Anos

Imagem do Show 60 Anos Globo
Foto: g1

A expectativa para esse show estava altíssima. Durante toda a programação especial, nos intervalos, o público tinha spoilers do que viria neste mega show. Foi uma grande e linda homenagem aos 60 anos da Globo, destacando o esporte (apresentação das nossas ginastas), os programas de auditório, os infantis com Xuxa, Angélica e Gilberto Gil cantando a música de abertura do ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, o jornalismo e claro, as nossas amadas novelas! Foi incrível e emocionante ver tudo isso. Um destaque especial: o número das vilãs foi divertidíssimo e deixou um gostinho de quero mais!


A celebração dos 60 anos da Globo foi ótima. Uma linda homenagem com uma programação especial que gerou alegrias, despertou memórias do público e mostrou por que a Globo é o que é. Foi a primeira vez que acompanhei a celebração da emissora e foi uma experiência muito boa e me deixa saudades, principalmente a programação especial.


OBS: Além desses programas citados, o ‘Bom Dia Sábado’, ‘Pequenas Empresas, Grandes Negócios’, ‘É de Casa’, ‘AutoEsporte’ e a programação da madrugada também focaram em homenagens aos 60 anos.







© Copyright - Natália Rocha.

bottom of page