As Marias de Malu Mader: relembre personagens que têm algo em comum com a atriz
- Natália Rocha
- 12 de set. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de mai.
A atriz que se chama Maria de Lourdes já pode viver diferentes "Marias" graças a sua brilhante parceria com autor Gilberto Braga

Relembrar momentos e personagens de atores queridos pelo público é sempre interessante, e neste 12 de setembro, a atriz Malu Mader completa mais um ano de vida. Aqui no blog já teve uma homenagem destacando alguns papéis marcantes da carreira da atriz, e como essa é uma data importante para os noveleiros e fãs de Malu, aqui vai mais uma para a atriz.
Maria Lourdes da Silveira Mader, mais conhecida como Malu Mader é carioca, nascida em 12 de setembro de 1966. Aos 15 anos, iniciou um curso de teatro no Tablado, dirigido por Maria Clara Machado. A participação na montagem da peça 'Os Doze Trabalhos de Hércules' de Monteiro Lobato, chamou atenção do diretor Dennis Carvalho, que após assisti-la, a convidou para o seu primeiro trabalho na Globo.
Os primeiros trabalhos na Globo foram nas novelas 'Eu Prometo' (1983), 'Corpo a Corpo' (1984) e 'Ti Ti Ti' (1985). Aos 19 anos, Malu Mader fez sua primeira "Maria" que lhe rendeu elogios e mais chamou atenção de Gilberto Braga, que tinha sempre a atriz como sua favorita e presença garantida em vários trabalhos de sua autoria.
Maria de Lourdes Carneiro - 'Anos Dourados' (1986)

Maria de Lourdes, conhecida como Lurdinha, é uma jovem romântica. Aluna do tradicional Instituto de Educação, apaixona-se por Marcos (Felipe Camargo), aluno do Colégio Militar, filho de pais separados, algo que vai contra aos costumes tradicionais de sua família, que é contra.
Lurdinha enfrenta muitos desafios para defender o amor que sente por Marcos: a pressão dos pais moralistas, as dúvidas e um grande tabu para a sociedade da época: a virgindade. Após muitos conflitos, o casal principal termina juntos.
'Anos Dourados' foi um grande sucesso na época. Foi a primeira vez que o autor Gilberto Braga escreveu uma minissérie para a TV, este que segundo ele é o maior sucesso de sua trajetória profissional, a produção de maior repercussão. O autor, logo depois de escrever a novela 'Corpo a Corpo' (1984), pensou que Malu Mader, que interpretava Bia no folhetim, seria uma ótima normalista. A partir dessa ideia, começou a elaborar a sinopse da minissérie.
Maria Lúcia Damasceno - 'Anos Rebeldes' (1992)

Seis anos se passaram e Malu trabalhou com diferentes autores como Aguinaldo Silva, Walther Negrão e Antônio Calmon nas novelas 'O Outro' (1987), 'Fera Radical' (1988), 'Top Model' (1989), respectivamente, e em 'O Dono do Mundo' (1991) como protagonista da novela das oito de Gilberto Braga.
Um ano depois, em 1992, a parceria entre autor e atriz pode ser novamente apreciada pelo público na minissérie 'Anos Rebeldes'. A produção foi um grande sucesso de crítica, além de ser uma das primeiras obras de ficção da televisão a falar sobre os anos de chumbo, conhecido como um período de grande repressão da ditadura militar (1964 - 1985).
Malu, mais uma vez, interpretou o papel de Maria, a famosa Maria Lúcia, uma jovem que se recusa a participar da resistência armada e quer apenas levar uma vida "normal" e realizar seus sonhos em meio a esse conturbado momento. A jovem se apaixona pelo idealista João Alfredo (Cássio Gabus Mendes), que em vários momentos fica dividido entre a militância política e seu relacionamento com Lúcia.
Maria Lúcia é aquela mocinha que podemos considerar "alienada", mas foi um ótimo personagem que Malu nos brindou com ótima atuação.
Maria Clara Diniz - 'Celebridade' (2003)

Nos anos 2000, mais uma parceria de sucesso entre Gilberto Braga e Malu Mader aconteceu. Ela viveu a protagonista, a famosa Maria Clara Diniz, produtora de show bem-sucedida, a musa do verão.
'Celebridade' foi que chamamos novelão para ninguém botar defeito, com uma vasta galeria de vilões e uma protagonista forte, determinada e com um brilho próprio que nem mesmo a invejosa Laura (Cláudia Abreu) conseguiu apagar. E olha que ela fez de TUDO, tudo mesmo para deixar a mocinha na sarjeta.
Essa foi a última parceria da dupla e depois do folhetim, Malu Mader trabalhou com outros autores e ao longo dos anos se via menos a atriz em cena. Seu último trabalho na Globo foi uma participação em 'Malhação - Vidas Brasileiras' (2018) como Melissa Kavaco.
Os trabalhos mais recentes de Malu são produções nos streamings. Em 2022 na série 'Não Foi Minha Culpa' disponível no Star interpretou a promotora Isabela no terceiro episódio do seriado. No Disney+ os fãs podem vê-la na série 'Mila no Multiverso' como Elis Amorim.
Malu Mader faz falta nas novelas, meio em que o público se acostumou a ver seu ótimo trabalho, mas sabemos que assim como ela, outras atrizes e atores estão se aventurando em outros meios e isso é ótimo para todos, com profissionais tendo a oportunidade de viver novos personagens e o fãs que podem acompanhar uma nova composição.