top of page

‘Chef de Alto Nível’ estreia na Globo com Ana Maria Braga e aposta em formato inovador

  • Foto do escritor: Natália  Rocha
    Natália Rocha
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura

Com mentores renomados e estrutura grandiosa, reality culinário da Globo tem estreia acelerada e disputa atenção com a concorrência

Os Chefes e Ana Maria Braga no comando do Chef de Alto Nível
Foto: Beto Roma/Globo

A estreia do ‘Chef de Alto Nível’, novo reality culinário da Globo, movimentou a noite de terça-feira (15), competindo diretamente com o já consolidado ‘MasterChef’, exibido na mesma faixa horária. A aposta é alta: um trio de jurados renomado, produção ambiciosa e a presença marcante de Ana Maria Braga.


Mas será que essa estreia foi estratégica? Ou colocar o programa justamente no mesmo dia que seu maior concorrente pode ser um tiro no pé?


Na apresentação, Ana Maria Braga finalmente estreou num reality de culinária como apresentadora e um reality com espaço no horário nobre. Ela, que já apresentou competições como ‘Jogo de Panelas’, ‘Super Chef’ e ‘Super Chefinhos’ dentro do ‘Mais Você’. 


Os jurados Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto, lembram muito a formação que o reality concorrente tem. Destaque para os chefs: Vanzetto, que até então eu não conhecia, tem muito carisma. Atala com uma postura mais exigente e Rueda carismático.


Um momento curioso foi os chefs Atala e Rueda ajudando alguns competidores nas bancadas, algo que deixou o clima mais descontraído.


Dinâmica

Os comentários nas redes sociais foram a respeito da dinâmica que parecia confusa. No entanto, partindo da ideia de que quem cozinha o melhor prato vence em reality de cozinha, a confusão talvez tenha sido relacionada ao número de cozinhas.


No ‘Chef de Alto Nível’ os participantes precisam cozinhar em três cozinhas: a do porão, que tem utensílios e condições bastante precárias. A do meio tem o equilíbrio, ou seja, nem muito, nem pouco, mas o suficiente para mostrar que tem talento. E a do topo, que tem tudo de primeira para entregar um prato de alto nível.


Basicamente, é importante cozinhar bem para não ser eliminado e assim ir avançando para as outras cozinhas. Uma dinâmica a meu ver, sem mistérios. E em cada cozinha tem um “tema” e os participantes cozinham seus pratos a partir disso. No porão foi “almoço de domingo”. Na cozinha do meio, “do limão, uma limonada”. E no topo, “um prato de alto nível”.


Mercado de destaque

O “mercado”, lugar onde os participantes escolhem seus ingredientes, é o destaque do reality. Diferente da concorrência que tem um espaço que se parece com um mercado, no ‘Chef de Alto Nível’ os alimentos ficam em uma plataforma que funciona como um elevador e todos precisam “brigar” e ser rápidos para pegar o que desejam e cozinhar.


Achei essa estrutura interessante, com um “mercado” que gera uma adrenalina no momento de escolher os alimentos e também faz com que os participantes tenham de pensar mais e rápido no que vão cozinhar. Diferente do 'MasterChef' que possui provas de alimentos ou temas mais específicos.


O público quer mais Namaria

Nas redes sociais, muitos reclamaram que Ana Maria Braga apareceu pouco. Realmente, por ser a apresentadora, ela apareceu em momentos “estratégicos” como no merchandising, mas sabemos que ela está ali como a personalidade popular, afinal, não é todo mundo que conhece os três chefs e Ana Maria é um forte nome e ajuda a “vender”. Basicamente, Ana Maria Braga faz a mesma função que Ana Paula Padrão fazia no ‘MasterChef’.


Para ficar interessante, Ana poderia ficar como uma mentora para os participantes. Seria uma maneira de vê-la por mais tempo na atração e com certeza renderia bons momentos.


React dos familiares

Os familiares dos participantes ficam numa sala com Ana Maria e os chefs, assistindo ao momento em que os competidores cozinham. Eles conversam, comentam e reagem aos acontecimentos do programa e, no final, aparecem de surpresa para os cozinheiros. Foi um diferencial interessante para saber um pouco mais sobre os participantes.


Chef de Alto Nível tem potencial para crescer?

Uma estreia com ritmo rápido e três eliminações. O ‘Chef de Alto Nível’ é mais uma tentativa da Globo em ter um reality de culinária que faça sucesso com o público. Ainda é cedo para dizer algo sobre sucesso com o público, mas que o desafio será grande, isso é fato.


Nas terças-feiras, sabemos que a disputa com o ‘MasterChef’ é algo difícil. A atual temporada do reality na Band está no ar desde Maio e possui público fiel, mas na quinta-feira, é possível que o ‘Chef de Alto Nível’ seja uma opção nas noites dos amantes de realities gastronômicos.


OBS: Até o momento, foram exibidos dois episódios do reality, destaque para o segundo episódio que foi centrado nos cozinheiros da internet. Foi mais dinâmico, com participantes que mostram que mandam bem na cozinha, mas teve um em específico que entrou em clima de “já ganhei” e no final, foi eliminado. 

© Copyright - Natália Rocha.

bottom of page