Dia dos Avós
- Natália Rocha
- 26 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de mai.
Relembre alguns avós marcantes da nossa teledramaturgia

Existe uma famosa frase "avós são como mães com açúcar". Assim como na realidade, na ficção esse ditado é válido. Alguns avós são pura fofura e carinho, mas tem uns que são bem difíceis.
Seja descolado, amigo, independente, tradicional, protetor… nas telinhas temos avós para todos os gostos. Separei alguns que fazem parte da memória do público.
Dona Benta: a avó que é uma fofura - Sítio do Pica Pau Amarelo (2001-2004)

Extremamente amorosa, ela era uma boa cozinheira e contadora de histórias. Dona Benta (Nicette Bruno) era avó de Pedrinho e Narizinho, mas também era uma vózona para a famosa boneca de pano Emília (Isabelle Drummond). Nicette ainda interpretou Iná em 'A Vida da Gente' (2011), a avó de Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (Marjorie Estiano), a avó cheia de sabedoria que cuidava das netas como uma mãe.
Dona Picucha: a avó independente e moderna - Doce de Mãe (2014)

Dona Picucha (Fernanda Montenegro) era uma avó divertida e descolada que encarava muito bem a terceira idade. Na série ganhadora do Emmy, a senhora vivia boas aventuras, marcando encontros pela internet, mas sem se descuidar dos seus cinco netos.
Dona Flora e Seu Leopoldo: os avós carinhosos - Mulheres Apaixonadas (2003)

Na novela de Manoel Carlos, o público pode acompanhar dois tipos e avós. De um lado, o casal Dona Flora e Seu Leopoldo (Carmen Silva e Oswaldo Louzada) os avós amáveis e carinhosos com a neta Dóris (Regiane Alves) que era terrível com eles, o que revoltava a todos.
Pepe: o avô dos sonhos e Dr. Xistus: o avô linha dura - Era Uma Vez (1998)

Walther Negrão apresentou dois perfis de avôs em 'Era Uma Vez'. O vô Pepe (Elias Gleizer) é um homem forte por fora e uma manteiga derretida por dentro, principalmente quando assuntos são os netos: Glorinha (Luiza Curvo), Fafá (Pedro Agum), Marizé (Alessandra Aguiar) e Zé Maria (Alexandre Lemos). É amado pelas crianças, tratando-as igualmente. Ele é o avô paterno dos garotos e tem uma única pessoa como inimigo: o avô materno Xistus (Cláudio Marzo), que o considera um despreparado para educar os netos.
Xistus é um homem refinado, elegante e o antagonista de Pepe. Um empresário dono da fábrica de chocolates da cidade, extremamente solitário e que desde a morte de sua filha, tem como objetivo dar uma educação tradicional e refinada aos seus quatro netos.
Leleco: o avô malandro e garotão - Avenida Brasil (2012)

Óculos na cabeça, corrente, blusa regata e muita malandragem. Esse é Leleco (Marcos Caruso), o avô de Ágata (Ana Karolina Lannes) e Jorginho (Cauã Reymond), um homem casado, mas que não podia ver um rabo de saia. Ele era a personificação do típico malandro, o vô que adora se passar por garotão para se dar bem com a galera.
Helena: uma avó diferente - Laços de Família (2000)

Aos que acham que a vovó é a figura que está na cadeira de balanço, tricotando, isso é uma imagem que está no passado. Em 'Laços de Família' (2000), Helena (Vera Fischer) era um perfil de avó bem diferente: adorava ir à praia, tinha uma clínica de estética e adorava viver livremente, simplesmente não ligando para o etarismo. A protagonista era avó da pequena Nina (Júlia Maggessi), por quem nutria muito carinho.
Dona Olga: avó com espírito jovem - História de Amor (1995)

Vó Olga (Yara Cortes) é a avó de Carlos (José Mayer) e dos jovens Bruno (Cláudio Lins) e Bianca (Maria Ribeiro). Olga é a primeira a pensar na felicidade de seus netos, independente dos que os outros vão pensar. Uma pessoa amável, conselheira, que diz o que pensa e que é louca para ter um bisneto para chamar de seu. Essa é a avó que muitos gostam de ter para si.
Copélia: avó descolada - Toma Lá, Dá Cá (2007 - 2009)

Copélia (Arlete Salles) é a típica avó descolada, adora roupas modernas e seu neto Adônis (Daniel Torres) não podia chamá-la de Avó. Afinal, a terceira idade ainda está longe para essa garota. Ela vivia muitas aventuras, sempre muito divertida, desbocada e, como não gostava de dar detalhes, sempre vinha com seu clássico bordão: "Prefiro não comentar!". Como diria Ladir, ela é "Mara"!