top of page
Foto do escritorNatália Rocha

Euclydes Marinho e seus nomes preferidos: relembre as Júlias e Chicos em alguns de seus trabalhos

Atualizado: 6 de abr.

Nos trabalhos do autor, os nomes se repetiram pelo menos em 3 vezes


Na teledramaturgia as coincidências são mais comuns do que se imagina. Algumas atrizes e atores interpretam personagens com o mesmo nome ao longo da carreira, mas essa repetição de nomes não fica somente na atuação, alguns autores também têm suas preferências por nomes.


Euclydes Marinho, autor dos trabalhos as novelas 'Mico Preto’ (1990), ‘Andando nas Nuvens’ (1999) e ‘Desejos de Mulher’ (2002) e séries como ‘O Brado Retumbante’ (2012) e ‘Felizes Para Sempre?’ (2015) tem alguns nomes preferidos para personagens. Francisco (Chico) e Júlia são nomes que já apareceram em duas novelas e uma minissérie do autor. Confira essas coincidências do universo “euclydiano”:


Júlia e Chico - ‘Quem Ama Não Mata’ (1982)

Júlia (Denise Dumont) e Chico (Daniel Dantas) na minissérie 'Quem Ama Não Mata' (1982)

Uma das primeiras minisséries exibida na Globo, ‘Quem Ama Não Mata’ (1982) era narrada em flashback e foi inspirada em crimes de gênero que mobilizaram a opinião do público na época ao abordar as dificuldades nas relações amorosas através da história de cinco casais de classe média com visões diferentes sobre o amor, casamento e fidelidade. Uma das tramas paralelas era a do casal Chico (Daniel Dantas) e Júlia (Denise Dumont) que tem a relação estremecida após a moça se envolver com Lucas (Buza Ferraz). Juntos, Júlia e Chico tentam encontrar uma saída para enfrentar a presença de uma nova pessoa entre eles.


Júlia Montana e Chico Mota - 'Andando nas Nuvens' (1999)

Chico Mota (Marcos Palmeira) e Júlia Montana (Débora Bloch) viveram um casal cheio de idas e vindas em 'Andando nas Nuvens' (1999)

'Andando nas Nuvens' foi a segunda novela de Euclydes Marinho como autor principal. A novela das sete era uma comédia romântica ambientada no Rio de Janeiro e contava as aventuras de Otávio Montana (Marco Nanini), um homem sem memória que luta para redescobrir o passado ao mesmo tempo, em que tem de aprender a viver no presente.


Júlia (Débora Bloch) é uma jornalista que trabalha no jornal Correio Carioca, onde disputa com afinco o posto de estrela da redação com Chico Mota (Marcos Palmeira). Extremamente competitivos, eles não conseguem deixar de brigar nem depois que se apaixonam um pelo outro. O romance dos dois sofre várias interferências da mãe de Chico, a super possessiva e temperamental Judite (Nicette Bruno) e da sua ex-mulher Lúcia Helena (Júlia Lemmertz), que ainda é apaixonada por ele. As duas vivem às turras, mas se unem para destruir Júlia, a quem odeiam.


Júlia Miranda e Chico Maia - 'Desejos de Mulher' (2002)

Júlia Miranda (Glória Pires) e Chico Maia (Eduardo Moscovis) em 'Desejos de Mulher' (2002)

'Desejos de Mulher', mais uma novela no horário das sete do autor e na trama temos mais uma vez Júlia e Chico. A trama tinha a indústria e o mercado da moda no Brasil serviram de pano de fundo para a narrativa, centrada na vida de duas irmãs em conflito.


Júlia (Glória Pires) é uma boa mulher. Casada com Renato (Cássio Gabus Mendes) um homem honesto que por uma armação acaba preso injustamente. Júlia contrata Fernanda (Deborah Evelyn) uma advogada que assume o caso de Renato. Ela é casada com o jornalista investigativo Chico (Eduardo Moscovis), mas o relacionamento dos dois está em crise e eles se separam. Chico começa a se interessar por Júlia, que volta ao jornalismo para manter o padrão econômico da família.


No decorrer da trama, Renato leva um tiro e fica paralítico, e Júlia sente-se na obrigação de ficar ao lado do marido. Seu romance com Chico ainda é abalado pela psicóloga Gilda (Drica Moraes), uma nova vizinha do jornalista, que se aproxima de seu filho Mateus, com quem Chico quase se casa. O aparecimento do escritor Alex Miller (Paulo Betti), autor de best-sellers sobre a alma feminina, que se encanta com a personalidade forte de Júlia, a quem convida para ser objeto de sua nova pesquisa sobre a mulher contemporânea.






bottom of page