top of page
Foto do escritorNatália Rocha

Globo acerta em exibir 'O Diabo Veste Prada' em dia de estreia no Vale a Pena Ver de Novo

Atualizado: 5 de abr.

Estratégia de exibir o filme lançado em 2006 na Sessão da Tarde nesta segunda-feira (27) pode beneficiar a estreia da reprise de 'Paraíso Tropical'


Uma cena do filme 'O Diabo Veste Prada'

Exibido pela última vez em maio, ‘O Diabo Veste Prada’ (2006) é a nova aposta da Globo para a Sessão da Tarde desta segunda-feira (27). Isso porque é o dia da estreia de ‘Paraíso Tropical’ (2007) no Vale a Pena Ver de Novo e a emissora visa garantir boa audiência.


A trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares ganhará sua primeira reprise na TV aberta e passará a compor as tardes da Globo que já contam com a edição especial de ‘Mulheres de Areia’ (1993), que performa muito bem, por sinal.


Assim, a faixa de filmes exibida entre as duas novelas continua dando o que falar, pois há quem defenda o seu fim e também quem acredite que a Sessão da Tarde é ainda assim um dos produtos mais antigos que até agora sobrevive na sua grade com grande relevância.


Um curinga que ninguém reclama

Há filmes que fazem parte da memória afetiva do público – muitos deles justamente por serem exibidos na Sessão da Tarde – não importa quantas vezes passar, sempre haverá alguém assistindo, nem que seja uma cena. 'O Diabo Veste Prada' é um exemplo disso.


O longa, baseado no livro homônimo de Lauren Weisberger, narra a jornada de Andy (Anne Hathaway), uma jornalista que acaba sacrificando seus valores e, consequentemente, sua vida para agradar sua chefe, a temida Miranda Priestly (Meryl Streep).


Essa é uma história que nos faz refletir sobre muitas coisas e até mesmo sobre as nossas próprias jornadas, além de ser um filme muito querido do público – assunto que já foi debatido aqui no Nati na TV. 


Exibido pela última vez em 25 de maio, o clássico voltará à TV no primeiro dia da semana que marcará a despedida de ‘Mulheres Apaixonadas’ (2003) das tardes da Globo, antecedendo a famosa e polêmica dobradinha de novelas.


Tarde mais segura

Considerando que 'O Diabo Veste Prada' sempre repercute durantes as suas exibições na TV aberta, a tarde de segunda-feira na Globo será tranquila. O público, que tem o filme como queridinho, poderá ficar empolgado também para acompanhar ‘Paraíso Tropical’ e isso certamente se refletirá na audiência.


Assim, até mesmo aqueles que deixam a televisão ligada sem assistir não terão do que reclamar, afinal, desde ‘Mulheres de Areia’ até ‘Mulheres Apaixonadas’, a sequência de produções exibidas será ótima.


Boas escolhas ajudariam nas tardes da Globo?

Malévola (Angelina Jolie) simulando um congelamento da novela Avenida Brasil (2012)

A escolha do filme para essa segunda-feira evidencia que a Sessão da Tarde não compromete o desempenho das novelas, tanto assim como o público especula nas redes sociais. Escolher bons títulos que mexam com a memória afetiva da audiência para a faixa poderia ser uma estratégia mais eficaz.


Afinal, é possível perceber que é esse o maior pedido para a faixa, que por muitas vezes se tornou desinteressante ao apostar em títulos sem apelo popular ou com temáticas que não agradam no horário vespertino.


É importante considerar que, por mais que o streaming seja uma realidade, infelizmente ela não é para todos, sendo até mesmo um privilégio. Por isso, é preciso garantir que a faixa permaneça firme e forme para atender outras camadas da população.


Outra possibilidade poderia ser a de que a Globo decretasse o fim às dobradinhas no Vale a Pena Ver de Novo, que, ao passar do tempo, em seus quase 10 anos de existência, vem cada vez mais desagradando o público que reclama sobre as edições ruins dos capítulos da trama que estreia e da que se despede.


As possibilidades e novas ideias estão aí. É preciso que a emissora tenha coragem de arriscar e dar um novo ar às suas tardes durante a semana sem fazer com que a tradicional - e agora bem-sucedida grade perca sua essência.


Coincidência ou não, 'O Diabo Veste Prada' é o queridinho do público e, de certa forma, o curinga da Globo, assim como frequentemente utiliza o filme ‘Malévola’ (2014) para anteceder suas estreias – exibido pela última vez nesse contexto na estreia da reprise de ‘Avenida Brasil’ (2012), em 7 de outubro 2019 no Vale a Pena Ver de Novo, onde personagem-título foi “congelada” no efeito final da novela durante a última cena do filme.


Será que a emissora já está pensando neles para outras estreias? Fica o questionamento.










bottom of page