top of page
Foto do escritorNatália Rocha

Fim da dobradinha no Vale a Pena de Novo e da Sessão da Tarde é o caminho rumo à sonhada grade?

Atualizado: 6 de abr.

Divisão entre duas novelas na faixa e horário de filmes são detalhes que incomodam o público na grade de programação da Globo


As irmãs Hilda (Maria Padilha), Helena (Christiane Torloni) e Heloísa (Giulia Gam) em 'Mulheres Apaixonadas' |

Nesta semana, com a estreia de 'Mulheres Apaixonadas' (2003) no Vale a Pena Ver de Novo, na segunda-feira, 29 de maio, apesar de 'O Rei do Gado' (1996) se despedir somente na sexta-feira 02 de junho, mais uma vez a bolha noveleira terá de lidar com um recurso que rende discussões: a famosa "dobradinha" das novelas.


A prática de iniciar uma novela sem que a anterior tenha terminado e assim ambas dividem o tempo da faixa por uma semana ou mais tempo teve início em 2014 quando a reprise de 'O Cravo e a Rosa' (2000) chegava ao fim e dividiu a faixa com a sua substituta 'Caras e Bocas' (2009), ambas novelas do autor Walcyr Carrasco, a primeira junto de Mário Teixeira.


A partir daí, sempre que uma reprise está chegando ao fim, o Vale a Pena Ver de Novo anuncia a próxima novela substituta e assim a "dobradinha" vai ao ar, podendo ficar uma ou até duas semanas. Até aqui nunca houve um padrão, ou seja, de uma novela que acabar vir primeiro que a próxima, ou vice-versa.


Houve ocasiões em que a Sessão da Tarde foi cancelada por alguns dias para que as novelas pudessem ser organizadas na grade de uma maneira que não ficasse prejudicada em uma grade com várias atrações.


Realmente precisa da dobradinha?

Patrícia Pilar em cena na novela O Rei do Gado

A estratégia da "dobradinha" é que ambas novelas se ajudem, ou seja, a que está acabando beneficia a sua sucessora, com os telespectadores esperando as duas, independente de suas preferências.


Na teoria, até parece interessante a ideia, mas na prática não tem o mesmo efeito, algo que pode ser percebido pela insatisfação da bolha noveleira, que acha não só essa ideia dispensável, assim como a Sessão da Tarde.


É só começar o anúncio de "últimas semanas", que as críticas nas redes sociais a respeito da "dobradinha" começam, sobre horário da faixa e a duração de cada novela. Considerando a possibilidade de que a novela que substitui perde um pouco da audiência quando deixa de ser acompanhada pela finalizada, depois de alguns dias, e não é sempre que essa recuperação é instantânea e se realiza, será que o ideal não seria encerrar as "dobradinhas"?


Capítulos menores que a versão original, no Vale a Pena Ver de Novo, podem comprometer o ritmo da novela e dependendo da edição, os ganchos ficam totalmente sem sentido, um ótimo exemplo, é o gancho da personagem Iara (Sheron Menezes) em 'Celebridade' (2003) pedindo para a patroa Corina (Nívea Maria) permissão para ir ao dentista. Considerando que uma novela sempre acaba deixando aquele "clímax", um gancho sobre dentista é desnecessário, sendo sempre citado nas redes como piada.


O primeiro capítulo de 'Mulheres Apaixonadas' em sua versão original, tem cerca de 2 horas, ou seja,o folhetim tem um início com capítulos mais extensos. Os últimos capítulos de 'O Rei do Gado' variam entre 35 minutos e 1 hora, que podem ser considerados médios.


O fato é que seja com ou sem "dobradinha", a novela consegue atingir os números de audiência que são esperados ou minimamente aceitos para a faixa. Deste modo, a emissora poderia fazer alguns testes sem essa divisão de duas novelas no horário para ver como seria o desempenho e repercussão diante do público.


Fim da Sessão da Tarde não transformaria a Globo em um Canal VIVA?

Logo da Sessão da Tarde

Assim como há todo santo dia alguém que pede a volta do 'Vídeo Show', existe o grupo que acha que a Sessão da Tarde já passou do prazo de validade na programação, que está fazendo "hora extra" faz tempo.


Muitos defendem o fim da faixa de exibição dos filmes para colocar mais um horário de novelas. O público que já tem novelas nos tradicionais horários das seis, das sete, das nove e as reprises no Vale a Pena Ver De Novo, desde 2021 contam com uma faixa especial, exibida às 14h45, logo após o Jornal Hoje. Atualmente, a faixa exibe 'Chocolate com Pimenta' (2003), mas a partir de julho terá a reprise de 'Mulheres de Areia' (1993), folhetim de Ivani Ribeiro.


O fato é que tem dias que a Sessão da Tarde acerta na escolha do filme, a ponto do público assistir e até comentar nas redes sociais. Filmes como 'O Diabo Veste Prada' (2006), 'Minha Mãe É Uma Peça (2013) e outros, além de ser uma escolha acertada a ponto de render audiência e entregar para o Vale a Pena Ver De Novo com bons números, mostram também que a faixa talvez não precise acabar, mas sim ter um planejamento mais estratégico quanto a exibição de filmes.


Extinguir a faixa de filmes para colocar mais uma novela, tornaria a grade da Globo muito semelhante a programação das tardes do Canal VIVA que possui quatro faixas dedicadas às novelas (três para novelas de diferentes horários e décadas + temporadas da 'Malhação').


Aos amantes de novelas, uma faixa a mais nunca é demais, mas há os que dizem que é muita novela para acompanhar e até reclamam das reprises serem sempre as mesmas, mas esse é um assunto para outro texto.


O certo é que a emissora pode ou não fazer testes de algumas estratégias para a sua programação e uma ideia interessante seria criar um programa vespertino como o "Estúdio i" exibido na Globonews, e colocar Sandra Annenberg na apresentação. Essa possibilidade seria bacana para substituir a Sessão da Tarde, por exemplo.


Testar estratégias ou não, uma coisa é certa, sempre haverá assunto para ser discutido, seja pelos profissionais que realizam a cobertura de televisão ou pelo público, que sempre buscará algum detalhe para ser acrescentado ou retirado para ter a grade de programação dos sonhos.


bottom of page