Além do universo manequiano, existem diferentes Helenas em décadas, e horários diferentes
Helena. Ouvir esse nome já faz todo noveleiro pensar nas Helenas de Manoel Carlos e todo universo do Leblon. Recentemente, 'Mulheres Apaixonadas' (2003) voltou em mais uma reprise no 'Vale a Pena Ver de Novo' e a Helena interpretada pela atriz Christiane Torloni será a protagonista que o público acompanhará nos próximos meses.
No Globoplay, para a alegria dos noveleiros, a tão pedida 'História de Amor' (1995) em que Regina Duarte interpreta a primeira das três Helenas que interpretou, 'Por Amor' (1997) e 'Páginas da Vida' (2006) completam a trinca.
Manoel Carlos foi o autor que consagrou o nome Helena e muitos devem se questionar o porquê desse nome. O próprio autor explicou que a resposta está na mitologia grega. O nome faz alusão a Helena de Tróia, filha do deus Zeus e da mortal Leda, personagem conhecida por ser a mais bela mulher do mundo.
"Foi Helena de Tróia, e escolhi porque gosto do nome… Curiosamente, tive duas filhas e nenhuma delas se chama Helena. As pessoas me perguntavam na rua: 'Foi sua namorada? Sua amante?'. Eu dizia: 'Não'. Poderia parecer que era minha mãe, irmã ou alguém da família, mas não era não", disse o autor em entrevista ao 'Conversa com Bial' em 2020.
Ainda na entrevista, Maneco definiu os pontos comuns das suas personagens: "A Helena é generosa, apaixonada por qualquer coisa, inclusive por qualquer homem, boa mãe, despojada, exemplo familiar. Acho que isso agradou, essa mistura toda".
Manoel Carlos foi o autor que consagrou o nome Helena, mas na teledramaturgia há outras Helenas e o Nati na TV reuniu uma seleção de Helenas em todas as décadas. Confira:
Década de 1960
Maria Helena - 'O Sorriso de Helena' (1964) - TV Tupi
Maria Helena (Maria Célia Camargo), mais conhecida como Helena era o grande amor do protagonista Fernando, um homem triste e indeciso sobre seu passado com Helena ou Rosália, um novo amor do presente.
Década de 1970
Durante essa década, o público pode conhecer três Helenas diferentes:
Helena - 'Helena' (1975) - Globo
Nos anos 1970 a Globo investiu em produções baseadas em obras literárias no horário das seis. Helena foi escrita por Gilberto Braga baseada na obra homônima de Machado de Assis, um dos grandes nomes da literatura brasileira.
Helena (Lúcia Alves), protagonista título é uma jovem pobre, inteligente e bonita. Recebe uma herança de um senhor desconhecido que a obriga a se mudar para uma chácara e conviver com sua família. Logo em sua chegada é hostilizada por todos, mas com o tempo, eles se rendem à sua pessoa, achando-a simpática.
Helena - 'Te Contei?' (1978) - Globo
Novela de Cassiano Gabus Mendes para o horário das sete, em 'Te Contei?', Helena (Ilka Soares) é uma dona de uma boutique. Uma viúva vaidosa, bonita que provoca os homens com seu charme. Interessa-se pelo namorado de sua filha, mas passa a lutar pelo amor de Rogério (Mauro Mendonça) quando ele é abandonado por Luciana (Susana Vieira).
Helena Porto- 'Os Gigantes' (1979) - Globo
Sabia que a atriz Vera Fischer já foi uma Helena antes da sua famosa Helena em 'Laços de Família' (2000)? Isso mesmo, em 'Os Gigantes', novela de Lauro César Muniz, Helena era a noiva de Chico Rubião (Francisco Cuoco), dono de uma fazenda deficitária e médico da cidade. Chico é amigo de infância da protagonista Paloma (Dina Sfat), por quem é apaixonado. Com a chegada de Paloma, Helena sente-se ameaçada, pois ama o noivo profundamente, mas tem medo de perdê-lo.
Década de 1980
Na década de 1980 houve diversas Helenas em diferentes horários e emissoras. Vamos a elas:
Helena - 'Campeão' (1982) - Bandeirantes
Novela de Jaime Camargo para o horário das seis com uma temática inspirada em cavalos de corrida. A personagem Helena foi interpretada pela atriz Cleyde Yáconis.
Amílcar Salém (José Lewgoy) tinha como hobby criar animais – cavalos de raça, gado suíno, matrizes de gado para corte leiteiro e sonha com a criação de raças puras, mais especificamente, cavalos de corridas, que ele trata em seu haras com muito carinho. Ele envia uma de suas éguas para os Estados Unidos, que traz na barriga o futuro campeão, por meio de um processo de inseminação artificial, um segredo que Amílcar guarda até morrer.
OBS: não confundir a novela 'Campeão' (1982) com a outra novela produzida pela emissora, 'O Campeão' (1996). A trama de 1982 foca na temática de cavalos, já a de 1996 foca em um time de futebol.
Helena Aranha Muniz- 'Elas por Elas' (1982) - Globo
Novela de Cassiano Gabus Mendes, 'Elas por Elas' mostra as vidas de sete amigas dos tempos de colégio que não serão mais as mesmas após um reencontro vinte anos depois. Márcia (Eva Wilma), Natália (Joana Fomm), Wanda (Sandra Bréa), Adriana (Esther Góes), Carmem (Maria Helena Dias), Marlene (Mila Moreira) e Helena (Aracy Balabanian).
Helena é uma mulher ciumenta, muito rica, geniosa, com personalidade forte e arrogante. Quer controlar o namoro do filho Gil (Lauro Corona), já que não aceita a relação do rapaz com Mirian (Tássia Camargo). Helena hostiliza a moça, mas não sabe que ela é sua verdadeira filha. Teve apenas um filho, no caso filha, mas houve uma troca na maternidade, fato que somente seu pai Dr. Miguel (Mário Lago) sabe e guarda esse segredo.
Helena - 'Amor Com Amor Se Paga' (1984) - Globo
No remake de Ivani Ribeiro, Helena (Beatriz Lyra) é a esposa do Dr. Vinícius (Adriano Reys) e mãe de Bel (Narjara Turetta), Mariana (Cláudia Ohana) e Renato (Miguel Falabella), o filho que mais gosta. Helena não se conforma em levar uma vida simples, sendo que o marido é o único médico da cidade e ainda realiza consultas sem cobrar, ato que a deixa irritada.
Helena D'Ávila Villar - 'Roda de Fogo' (1986) - Globo
Na trama de Lauro César Muniz e Marcílio Moraes, Helena (Mayara Magri) era a filha do protagonista Renato Villar (Tarcísio Meira) e Carolina (Renata Sorrah). A jovem estudante de jornalismo tem um relacionamento difícil com os pais, já que ambos possuem diferentes visões de mundo. O pai deseja transmitir a mesma moral que recebeu de seus pais e a mãe lhe reserva grandes planos, estes que Helena não concorda.
Helena - 'Helena' (1987) - Manchete
Novela de Mário Prata, Dagomir Marquezi e Reinaldo Moraes, uma adaptação do romance homônimo de Machado de Assis. Nesta adaptação, o papel de Helena ficou com Luciana Braga.
No ano de 1859, a jovem bastarda Helena recebe uma boa herança após a morte de seu pai, o riquíssimo Conselheiro Vale, homem que deixou Estácio (Thales Pan Chacon), seu filho legítimo e a irmã Úrsula (Aracy Balabanian). A partir disso, há o dilema de Estácio que, apaixonado por Helena, vive dividido entre o amor pela irmã e a sua tia que a enxerga como uma intrusa.
Helena Roitman - 'Vale Tudo' (1988) - Globo
'Vale Tudo', um clássico de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères também tem uma Helena interpretada pela atriz Renata Sorrah. Heleninha, como era conhecida, é uma pintora famosa, que não expõe seu trabalho há alguns anos por conta de problemas pessoais. Uma mulher simpática, meiga que enfrenta o alcoolismo e brigas com o ex-marido Marco Aurélio (Reginaldo Faria) pela guarda do filho, além de ter uma difícil relação com a mãe Odete Roitman (Beatriz Segall).
Década de 1990
Nos anos 1990 o nome Helena apareceu em algumas novelas em diferentes emissoras: Globo, Record e SBT.
Helena Ribeiro - 'A Próxima Vítima' (1995) - Globo
A famosa "Bonitona do Morumbi", Helena (Natália Do Vale) é uma mulher elegante, rica, mas infeliz com seu casamento e problemas com os filhos. Após a morte do marido, começa a repensar sua vida e acaba se envolvendo com Juca (Tony Ramos) um homem de classe social inferior à sua.
Helena Resende - 'Sangue do Meu Sangue' (1995) - SBT
Remake da novela que o autor Vicente Sesso escreveu para a TV Excelsior em 1969. Nesta nova versão, Helena foi interpretada por Lucinha Lins. A trama se passa na época do segundo reinado.
Helena Ferraz - 'Anjo Mau' (1997) - Globo
No remake escrito por Maria Adelaide Amaral e Vincent baseada na obra de Cassiano Gabus Mendes 'Anjo Mau' (1976), a Helena (Bel Kutner) da trama é uma jovem decidida, determinada e muito honesta, tanto que reprova as atitudes da mãe e da tia. É apaixonada por Ricardo (Leonardo Brício), mas decide tirá-lo definitivamente de sua vida após descobrir uma traição.
Lúcia Helena de Mendonça e Albuquerque- 'A Indomada' (1997) - Globo
Na novela de Aguinaldo Silva, Lúcia Helena, mais conhecida como Helena (Adriana Esteves) é a heroína, a verdadeira indomada, a mocinha que após a morte dos pais, vai para o exterior estudar e depois de um tempo, volta a Greenville disposta a fazer justiça, aceitando se casar com Teobaldo (José Mayer) já que sua família está nas mãos do forasteiro. O que ela não imaginava é que ao voltar, teria que lidar com as ambições da tia Altiva (Eva Wilma), dos poderosos da cidade e as armadilhas que o próprio coração cria, neste caso a paixão que passa a sentir por Teobaldo.
Helena Sobral - 'Força De Um Desejo' (1999) - Globo
Na novela das seis de Gilberto Braga e Alcides Nogueira, Helena (Sônia Braga) é uma mulher muito querida por todos pela sua generosidade. Esposa de Henrique Sobral (Reginaldo Faria), teve um caso com outro homem, mesmo casada, fato que faz com que o marido a trate com crueldade sempre, um modo de puni-la pelo ocorrido. Este é um segredo guardado, dividido pelo casal. Helena, tem uma saúde frágil e acaba morrendo, vítima de uma pneumonia.
Helena Moraes - 'Louca Paixão' (1999) - Record
Helena (Lolita Rodrigues) é uma empregada que abandona a filha Letícia (Karina Braum) a mocinha que é presa injustamente por um crime que não cometeu. Mesmo após cumprir uma parte da pena, a moça não desiste de provar sua inocência. Helena é uma alcoólatra que abandonou a filha aos 5 anos, mas que luta para ter o perdão e conquistar a moça.
Década de 2000
Nos anos 2000 o grande sucesso foi a famosa Helena de 'Laços De Família' (2000) interpretada por Vera Fischer, mas em outras novelas o público pode conhecer e acompanhar outra Helena.
Helena Bernardes - 'Esplendor' (2000) - Globo
Na novela de Ana Maria Moretzsohn, Helena (Juliana Knust) é filha de Rodolfo (Osmar Prado) e Laura (Claudia Alencar). Ao longo da trama, envolve-se com Dino (Henri Castelli), amigo do mau-caráter Bruno (Caio Blat), o irmão da protagonista Flávia Cristina (Letícia Spiller).
Helena Delaor - 'Amigas e Rivais' (2007) - SBT
Na novela de Letícia Dornelles, baseada na obra de 'Amigas y Rivales' de Alejandro Pohlenz, a personagem Helena (Thaís Pacholeck) é uma jovem mimada, que apronta com as amigas e vive desprezando o pai, o empresário Roberto (Jayme Periard). A personagem também vive um drama, ao sofrer com as drogas e o alcoolismo.
Helena Fernandes - 'Carrossel' (2012) - SBT
Adaptação de Íris Abravanel, baseada nas obras 'Jacinta Pichimahuida, la maestra que no se Olvida' e 'Carrusel' de Abel Santa Cruz e Valentín Pimstein. Em 'Carrossel', a professora Helena (Rosanne Mulholland) é uma jovem meiga que leciona ao terceiro ano da Escola Mundial. Rapidamente conquista a amizade e confiança dos seus alunos com sua personalidade engraçada e extrovertida. Acredita muito nas crianças e no potencial que estas têm a ensinar e com seu jeitinho se torna uma referência para os alunos. Em 'Carrusel', a professora Helena foi interpretada por Gabriela Rivero.
Década de 2020
Nos últimos anos, as Helenas apareceram nas novelas das sete, inclusive, no atual folhetim do horário 'Vai na Fé' (2023) temos uma.
Helena Santamarina - 'Salve-se Quem Puder' (2020) - Globo
No folhetim de Daniel Ortiz, Helena (Flávia Alessandra) é uma mulher bem-sucedida, mas cheia de mistérios e esconde um segredo do passado: um relacionamento que viveu com Mário (Murilo Rosa) e a existência da filha Luna (Juliana Paiva), que ela abandona na infância. Cuida da administração de um centro gastronômico chamado Empório Delícia. Seu marido Hugo (Leopoldo Pacheco) é o único que sabe dos seus segredos.
Helena Vanberg - 'Vai na Fé' (2023) - Globo
Na novela de Rosane Svartman, Helena (Priscila Sztejnman) é uma personal trainer que conhece Clara (Regiane Alves) e começa a dar força para que ela cuide mais de si mesma, volte a se ver e ser menos dura consigo. A partir disso, as duas começam a se aproximar e tornam-se um casal que conquistou o público.
Depois dessa lista com Helenas para todos os gostos, podemos perceber que há Helenas fora do universo glamuroso do Leblon. Seja no Rio ou em outros lugares, o que importa é que sempre haverá uma Helena para chamar de nossa preferida, seja ela do Maneco ou não.