top of page

Nati no Sofá - Agosto 2025

  • Foto do escritor: Natália  Rocha
    Natália Rocha
  • 29 de ago.
  • 8 min de leitura

Oie! Que tal conferir os assistidos e consumidos em agosto de 2025? 😁


Logo da coluna Nati no Sofá no blog Nati na TV

Agosto foi um mês com bastante séries e uma novela finalizada. Como sempre, tem dicas de filmes, séries, novelas, conteúdos da internet, podcasts e muito mais.


Você sabe, quando chega a última sexta-feira do mês, é dia de Nati no Sofá e momento de compartilhar dicas interessantes. Sendo assim, vamos ao que foi assistido no sofá.


Confira o conteúdo desta edição.


Podcasts

Conversa com José Renato - No Capítulo Anterior Convida - YouTube

Canal No Capítulo Anterior/YouTube

Mais um episódio do ‘No Capítulo Anterior Convida’ e mais uma conversa com um convidado incrível. Desta vez, recebemos o José Renato, que cuida da página ‘Conexão Latina Oficial’ no Instagram e Facebook. 


Conversamos sobre as novelas brasileiras e mexicanas, a relação entre os dois países, remakes produzidos aqui e lá, entre outros assuntos. O papo está muito legal, não só esse, como os outros episódios do projeto. Para não perder nada, siga o perfil (@nocapituloanterior), se inscreva no canal no Youtube e aproveite.


Para quem quiser seguir o trabalho do José Renato, tem perfil no Instagram (@conexaolatinaof) e página no Facebook, além do perfil Webonlive (@webonlive). 


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Novelas

O Dono do Mundo - Globoplay

Antonio Fagundes e Malu Mader em O Dono do Mundo (1991)
Foto: Arley Alves/Globo

Finalmente, após 1 ano e 2 meses, FINALIZEI a minha reprise particular de ‘O Dono do Mundo’. Demorei, mas foi interessante poder assistir essa novela, ela que sempre sonhava em ter no catálogo do Globoplay, e desde então acompanhei mais uma novela de Gilberto Braga.


Foram vários meses que a novela apareceu aqui na coluna, sempre com alguns destaques e coisas que aconteciam na trama. Passados 198 capítulos, posso dizer que gostei da novela. Tem personagens interessantes (poucos), mas tem. É uma novela que teve problemas, mas apesar disso, vale a pena assistir, até para ter a própria opinião.


Tem conteúdo sobre o que achei no Instagram e Blog.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Malhação 2000 - Globoplay

Fábio Azevedo, Fernanda Nobre e Ludmila Dayer em Malhação 2000
Foto: Acervo/TV Globo

A última vez em que trouxe atualizações sobre ‘Malhação 2000’ foi em maio. De lá para cá, muita coisa aconteceu. Atualmente, estou no capítulo 89.


Tatiana decide ter sua primeira noite com Rodrigo e isso vira uma grande questão, tanto pela falta de local, como para as meninas do Múltipla Escolha, que começam a lutar pelo direito de ficar com quem e quando quiserem, e isso mostra algo que envolve questões machistas e outras mais.


Bia segue com raiva da mãe e isso torna o relacionamento delas muito complicado, fazendo até com que Linda perca a guarda da garota, que vai morar com o pai e começa a complicar muito a vida da prima Joana, do professor Afonso e até de Marcelo. O relacionamento delas fica tão complicado a ponto de linda perceber as chantagens de Bia e, por conta disso, começa a priorizar seu relacionamento com Afonso e a garota fica ainda mais furiosa.


Outro assunto que gerou discussão no colégio foi o fumo, com os alunos achando legal e isso preocupou os professores, que iniciaram uma Campanha Antifumo e isso esquentou os ânimos de todos. Joana e Helô na tentativa de ajudar nisso, se prejudicam, com Guto expulsando-as do time de futebol feminino, mas elas lutam bastante, até que voltam para a equipe.


Téo, um aluno do colégio, começa a mostrar os truques que consegue fazer com o computador. Ele é um hacker e isso deixa os alunos interessados em modificar as notas das provas nos sistemas, além de gerar outras confusões.


Séries

Demolidor 1ª Temporada - Disney+

Pôster da série Demolidor no Disney+
Foto: Reprodução/Disney+

Em 2024, quando estava imersa e focada em assistir aos filmes da ‘Marvel’, em uma das ordens das produções do Disney+, mais especificamente a que eu estava seguindo, tinha a série ‘Demolidor’ lá, e eu não quis parar para assistir. Minha irmã disse que seria bom, mas segui sem ver.


Eis que paguei com a língua. Neste ano, a Marvel lançou a série ‘Demolidor: Renascido’, fiquei animada, mas ela não é uma produção iniciada do zero, mas dá continuidade aos fatos ocorridos nas três temporadas de ‘Demolidor’, série produzida pela Netflix e que agora está no catálogo do Disney+.


Terminei a primeira temporada e a série é incrível. Nela, temos Matt Murdock (Charlie Cox), um advogado cego que se torna o famoso “vigilante mascarado” Demolidor, que vive combatendo crimes em Hell’s Kitchen, Nova York. Matt enfrenta Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio), o Rei do Crime, que tem planos de remodelar a cidade, visando seus próprios interesses, enquanto tenta lidar com as consequências de seus atos como vigilante.


A temporada é bem focada na ascensão do Demolidor, como ele lida com tudo que acontece em sua vida/trabalho, seu relacionamento com Karen Page e Foggy Nelson, além do seu confronto final com Fisk.


A série é ótima, com uma fotografia toda pensada no seu personagem principal, a prova disso foi nos primeiros episódios, um sentimento de tristeza que senti pela forma como Matt é tratado por ser cego. Uma produção que tem um conceito interessante, personagens complexos e ótimos atores. Charlie Cox e Vicent D’Onofrio nasceram para interpretarem os papéis de Matt Murdock e Wilson Fisk.


Adorei essa série e já estou assistindo à segunda temporada!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Sex And The City 3ª temporada - Netflix e Max

Imagem da série Sex And The City
Foto: 1999 Paramount Pictures

‘Sex And The City’ é daquelas séries que estou assistindo sem pressa, afinal é a primeira vez que acompanho esta produção. Nesta 3ª temporada, senti uma abordagem mais serializada.


Carrie começou a namorar Aidan Shaw (John Corbett), um marceneiro que se posiciona e demonstra ser o oposto de Mr. Big, este que começa a enfrentar dificuldades no seu casamento com Natasha, além de ver Carrie “seguindo” a vida com outra pessoa. Miranda e Steve vão morar juntos, mas parecem estar em direções diferentes quando o assunto é maturidade. Charlotte namora e acaba se casando com Trey McDougal (Kyle MacLachlan), que se revela impotente, o que afeta o relacionamento. E Samantha, bem, sendo Samantha né.


Achei essa 3ª temporada mais interessante, apesar de achar que Carrie não merece ficar com Aidan. E o drama de Charlotte me cansou um pouco, afinal, queria tanto se casar, preza o romantismo, e olha só no que deu.


Continuo assistindo, já estou na 4ª temporada e em breve volto com atualizações.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Internet

Por trás das músicas do AUGE DA ADOLESCÊNCIA nos anos 2000 | Malhação Internacional 2004 - Nady Petit - YouTube

Canal Nady Petit/YouTube

Indiquei um vídeo da Nady Petit na edição de julho, onde ela falou da trilha sonora de ‘Mulheres Apaixonadas’. Neste vídeo, ela explora a trilha internacional da ‘Malhação 2004’ a saudosa temporada da “Vagabanda”


O que eu adoro nos vídeos dela é como ela apresenta, explora a trilha sonora e fala de curiosidades. Algumas eu já sabia, outras são inéditas para o meu conhecimento. Simplesmente amei esse vídeo e torço para que ela grave vídeos de outras trilhas sonoras das novelas.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


A crise dos talk shows no Brasil, explicada - Aprofundo - YouTube

Canal Aprofundo/YouTube

Um vídeo completo sobre o surgimento dos talk shows nos Estados Unidos e como esse formato foi ganhando força e crescendo no Brasil. Conteúdo muito interessante, sobre um formato que tem perdido espaço na TV.


Vale a pena o seu play!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Analisando a decadência do humor da Globo (e porque isso importa)

Canal Aprofundo/YouTube

Conteúdo nota 1000! Uma ótima análise do humor da Globo, desde seus primórdios, passando por cada década, até chegar no projeto humorístico mais recente, o ‘Aberto ao Público’. Lucas comentou detalhes, mostrando o porquê do programa receber diversas críticas, além de detalhes muito interessantes que possibilitam compreender melhor não só a produção, mas essa “crise no humor” que a emissora vem passando.


Eu gostei desse vídeo justamente porque assisti ao programa e não achei engraçado, e ver o conteúdo do Aprofundo com uma excelente pesquisa, dados e análises dele me fez entender melhor o programa, formato e outras questões.


Assista, porque vale muito o seu play!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Outro conteúdo muito interessante e nostálgico:



As duas rodas vivas de uma boa entrevista - Site Felipe Ferreira

Foto do site Felipe Ferreira
Foto: Site Felipe Ferreira

Com uma grande oferta de conteúdos na internet, o que vale ou merece um pouco da nossa atenção? O excelente texto do amigo Felipe Ferreira, ele mais uma vez aqui, afinal escreve muito bem e sempre com ótimas reflexões.


Esse texto dele sobre entrevistas, por exemplo, é uma ótima reflexão, pois nos faz pensar na importância de uma “curadoria” sobre o que escolhemos consumir e como isso pode ou não influenciar outras pessoas.


A arte de entrevistar tem sido um desafio, mas ainda temos bons profissionais que fazem este trabalho com maestria e nos proporcionam boas entrevistas, e no texto do Felipe podemos ver uma análise sobre isso, mas também a mensagem sobre o peso de uma boa curadoria e como ela pode fazer a diferença.


Essa coluna, por exemplo, é uma curadoria das coisas que consumo ao longo do mês e, assim como o texto destaca, essa seleção do que colocar aqui é muito importante, um processo que eu adoro.


Recomendo também o texto Merlí, Marieta e o Mercado de Trabalho que

também levanta uma reflexão interessante sobre profissões, mercado e sobre escolhas que são ou não valorizadas.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Como você se relaciona com o cinema? | Reflexões Cinematográficas

Canal Barata no Cinema/YouTube

Um vídeo muito interessante do ‘Barata no Cinema’ fez, propondo uma reflexão sobre o cinema, a maneira como estamos consumindo filmes. A ideia partiu de um tweet e é muito interessante ver a reflexão que ele propõe aqui e os filmes que ele cita.


Vale a pena assistir, não só o vídeo, mas seguir também as redes sociais do Thiago, que faz um ótimo trabalho, dando boas dicas de filmes e séries que estão nos streamings.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Filmes

Beijo no Asfalto - MUBI

Imagem do filme O Beijo no Asfalto disponível no MUBI
Foto: Reprodução/MUBI

Impressionante o poder de uma história e como é interpretada pode incomodar tanto as pessoas quanto a sociedade.


A história mostra Arandir (Ney Latorraca), um bancário recém-casado que presencia um atropelamento e tenta ajudar a vítima. No entanto, o moribundo só tem tempo de fazer seu último pedido: um beijo. Arandir obedece, mas seu ato é visto pelo sogro, Aprígio, (Tarcísio Meira) e fotografado por Amado Ribeiro (Daniel Filho), um repórter sensacionalista.


Adaptado de uma peça do escritor Nelson Rodrigues, esse drama de Bruno Barreto mostra a crise de uma família, após uma tragédia chocante. Uma acusação falsa, mas contundente, da insaciável imprensa sensacionalista, ‘O Beijo no Asfalto’ (1981) exibe o custo da bondade em uma sociedade opressiva.


Um filme muito interessante, com grandes nomes no elenco. Gostei de ver Christiane Torloni e Lídia Brondi, duas atrizes que adoro. Foi a primeira vez que tive contato com essa produção e recomendo para quem ainda não assistiu.


OBS: esse é o segundo filme do diretor Bruno Barreto que assisti em 2025. O primeiro foi ‘O Que é Isso Companheiro?’ (1997), que indiquei na edição de abril do Nati no Sofá.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Thunderbolts* - Disney+

Foto: Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

Mais um filme da Marvel aqui, mais uma produção desta imensa jornada. O 36º filme do UCM chegou em 27/08 no Disney+ e o que posso dizer é que esse é um dos filmes que mais mergulha em questões psicológicas dos personagens.


‘Thunderbolts*’ é um filme mais sombrio e emocional da Marvel, focado em personagens falhos, anti-heróis que precisam enfrentar um grande desafio, e é isso que ajuda a “resgatar” o espírito de equipe, um espírito fora do padrão heroico. Tem uma boa mistura de ação, drama e redenção, além de preparar o terreno para o futuro do UCM.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Além desses, outros filmes que vi ao longo do mês foram:

  • 'Viúva Negra' (2021) - TV Globo;

  • 'Nosso Sonho' (2023) - TV Globo.


A coluna volta em setembro com mais dicas de conteúdos interessantes. E você já sabe, enquanto a próxima edição não fica pronta, é possível encontrar meus conteúdos no @nati.natv com mais impressões e dicas.


Me contem nos comentários do post do Instagram o que acharam da edição de agosto.


Até mais!

© Copyright - Natália Rocha.

bottom of page