Nati no Sofá - Novembro 2025
- Natália Rocha

- 28 de nov.
- 10 min de leitura
Oie! Que tal conferir os assistidos e consumidos em novembro de 2025? 😁

Novembro foi um mês com bastante novelas, filmes, séries e muitas dicas bacanas. E você já sabe, quando chega a última sexta-feira do mês, é dia de Nati no Sofá e o momento de conferir indicações do que eu gosto de consumir.
Confira o conteúdo desta edição.
Podcasts
Quer inovar? Leia mais ficção! - É Sobre Isso - YouTube
Sou fã do ‘É Sobre Isso’ pelo fato de ser um podcast com discussões importantes sobre assuntos interessantes (já indiquei aqui em várias edições). Neste episódio #20, o assunto foi a importância da ficção e como ela molda nosso passado e futuro, como ela impacta na forma de enxergar o mundo, as pessoas, nossas escolhas e até o jeito que a “inovação” acontece. E foi especial, porque o convidado Rodrigo Casarin, crítico literário, colunista de livros no UOL, esteve presente, participando do episódio e foi muito bom! Vale a pena ouvir.
OBS: achei muito legal quando eles citavam tecnologias e coisas que já fazem parte do nosso dia a dia e tentavam pensar como isso foi pensado, quando foi o surgimento disso na literatura. Um exercício interessante e ainda rende ótimas dicas de possíveis leituras.
Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
No Capítulo Convida #10: Cenas da Teledramaturgia - YouTube
Mais um episódio do ‘No Capítulo Convida’ e desta vez recebemos o Isaac, o administrador do perfil Cenas da Teledramaturgia, espaço que mostra um pouco dos bastidores, entrevistas e muito mais sobre dramaturgia. Conversamos sobre como surgiu a ideia de criar esse espaço, novelas e muito mais.
Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Locutoras da Alpha FM - Alpha Pod - Youtube
Olhando o feed do Instagram, eis que vejo um corte no perfil da Nyvienn Reis, uma das locutoras da Alpha, e esse corte me fez ter vontade de assistir ao episódio completo.
Elas contaram sobre o início de suas carreiras, trajetórias, curiosidades e bastidores das rádios, além de momentos divertidos neste episódio de homenagem à profissão, pois dia 7 de novembro é Dia do Radialista.
Apesar dos podcasts, ainda escuto rádio, pois minha mãe tem esse hábito, então é algo presente e ouvir profissionais que trabalham no rádio é sempre muito bom.
Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Novelas
Rainha da Sucata - Globoplay/TV Globo

‘Rainha da Sucata’ é a atual reprise do Vale a Pena Ver de Novo. Nunca assisti à novela, mas por curiosidade, estou acompanhando-a nas tardes da Globo. No entanto, tive a ideia tentar assistir a novela na íntegra, um capítulo por dia no Globoplay, e às vezes, dou uma olhada na reprise também (não sei se vou dar conta de tanta novela, mas vamos lá).
E logo nos primeiros capítulos é possível sentir que é uma novela daquelas que promete boas cenas, uma vilã memorável, protagonista forte e interessante e diversos personagens divertidos.
Até o fechamento da coluna, estou no capítulo 19 e deixo aqui em destaque os personagens de que estou gostando:
Alaíde (Patrícia Pillar) é demais. Uma diva que fala a verdade, doa a quem doer.
Maria do Carmo (Regina Duarte) é uma protagonista que promete. Uma mulher que luta pelo que deseja, não abaixa a cabeça para ninguém.
Laurinha Figueroa (Glória Menezes) é uma antagonista daquelas e é sempre bom vê-la em cena.
Dona Armênia (Aracy Balabanian) me diverte muito, fora os momentos icônicos.
Paula (Cláudia Ohana) que luta pela sua carreira de jornalista.
Temos uma protagonista bem consciente de suas lutas e do seu valor, buscando ser feliz. Paula é uma profissional que luta para ter um trabalho melhor e que também luta contra o machismo na profissão e no relacionamento que tem com Edu (Tony Ramos). Alaíde é como eu gosto de chamar “a maioral”, consciente do seu valor enquanto doméstica, diferente de sua mãe Lena (Lolita Rodrigues), sempre fiel à sua patroa Laurinha.
Malhação 2000 - Globoplay

Sigo assistindo ‘Malhação 2000’. Atualmente estou no capítulo 115 e a turma do Múltipla Escolha não cansa de aprontar e viver enfrentando problemas.
Linda e Jorge tiveram um período de brigas e quem se aproveitou para armar um plano foi Iolanda, visando ficar com a guarda da neta. Já Bia fica cada vez mais estressada e perdida por conta das brigas dos pais e pelo fato deles não realizarem o grande desejo dela: ver os pais juntos. Em mais uma audiência, Jorge tem um momento de lucidez, conversa com o juiz e Linda fica com a guarda da filha, para raiva de Iolanda.
Marina segue com crise no seu casamento, se sentindo deixada por Marquinhos, mas um novo amigo do clube Antônio (Cláudio Lins), provoca desejos e ideias que Marina tenta lutar, pois tem um marido e um filho. Até onde parei, ela ainda continua na dúvida com relação ao que sente sobre esse novo rapaz.
As eleições do grêmio estudantil agitaram a turma do colégio e despertaram a vontade em saber mais sobre política e eleições. Joana achava que seria fácil vencer, mas não contava que Touro participasse e criasse uma chapa para concorrer, com Marcelo como vice -presidente e tudo. A chapa de Joana perde a eleição e isso interfere em seu namoro.
Afonso pensava que seu namoro com Linda seria fácil, mas Cristiana, a mãe de Arnaldo, o amigo de Fernandinho torna a vida do professor bem difícil. A mãe do garoto começa a atrapalhar o namoro do casal, mas no fim eles conseguem se acertar e anunciam a data do casamento, para raiva de Marcelo e principalmente de Bia que tenta de tudo para atrapalhar os planos da mãe.
Rodrigo briga com os pais e decide que quer ser independente e ter seu espaço, e ainda tem a ideia de chamar Tatiana para viver com ele.
Séries
E, Agora? Quem Vai Ficar com a Mamãe? - +SBT

Antes de falar da série, destaco aqui que essa foi minha primeira experiência utilizando o streaming +SBT e digo que assistir algo lá é um verdadeiro teste de paciência e resistência, devido à quantidade de anúncios, o fato de não conseguir assistir no computador (sim, tive de ver no celular, não sei se esse erro no computador foi só comigo, se é sempre que acontece).
Dito isso, ‘E Agora? Quem Vai Ficar com a Mamãe?’ é uma série de 5 episódios que mostra Dona Maria (Stella Miranda), uma idosa alto astral, amada pela família e amigos. Ela sofre um acidente doméstico, e a partir disso, a família descobre que ela está com demência (Alzheimer). A notícia pegou todos de surpresa e mexeu com a rotina dos filhos Nelson (Joaquim Lopes), Marcela (Juliana Knust) e Beatriz (Marina Molina), que precisam lidar com os cuidados com a mãe, os desafios no trabalho e filhos. A série tem momentos engraçados, emocionantes e reflexivos.
Confesso que gostei e me surpreendeu, considerando principalmente o histórico de produções do SBT nos últimos anos. Eu mesma, fazia anos que não assistia algo da emissora. Uma produção que vale a pena assistir.
OBS: a série foi exibida na TV aberta em setembro deste ano, mas na faixa vespertina e teve pouca divulgação, ou seja, poderia ter sido mais promissora em repercussão, se fosse exibida num horário bem definido, tivesse a divulgação correta e também se a emissora não fizesse tantas mudanças em sua grade de programação.
Tem texto no blog e vídeo no No Capítulo Anterior.
Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️
Sex And The City - 4ª Temporada - Netflix e HBO Max

A última vez em que fiz progressos sobre assistir ‘Sex And The City’ foi em agosto. Eis que terminei a 4ª temporada da série e posso dizer que essa temporada foi bem diferente das anteriores, com acontecimentos agitados e que mudam os rumos do quarteto.
Carrie reata com Aidan, a relação cresce e eles ficam noivos e começam a viver juntos. Miranda continua solteira, mas apoiando Steve (David Eigenberg) durante sua luta contra o câncer testicular, e esse “apoio” acaba rendendo uma noite juntos, e ela acaba engravidando. Samantha inicia um relacionamento com a artista lésbica Maria (Sônia Braga) e, após um tempo, inicia um relacionamento sério com seu cliente do ramo hoteleiro Richard Wright (James Remar). Charlotte reata com Trey após a separação, e para deixar a relação diferente, resolvem ter um filho, mas enfrentam dificuldades para engravidar, o que torna o relacionamento muito difícil, resultando em divórcio novamente.
Achei essa 4ª temporada diferente pelo fato de ver Miranda e Samantha vivendo coisas diferentes em suas vidas, diferentes do que pensam, agem e são. Carrie, mais uma vez tendo atitudes “questionáveis”, e Charlotte sendo ela mesma e vendo que nem tudo sai como se espera.
Agora é rumo à 5ª temporada e tentar terminar a série ainda em 2025. Será que vou conseguir?
Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️
Internet
Streaming virou TV - Ora Thiago - YouTube
Na edição de outubro, indiquei um vídeo do Ora Thiago e, mais uma vez, ele volta. Com questionamentos e reflexões muito interessantes sobre consumo de conteúdo, como isso acontece e afeta a maneira como assistimos. Esse vídeo sobre o Streaming virou TV, por exemplo, é muito interessante pelo fato dele analisar como o streaming surgiu como algo inovador, hoje já está mais para uma “TV por assinatura”, e se analisarmos, está assim, mas tem suas particularidades.
Destaque para a parte em que ele fala e explica sobre a TV 3.0, algo que o governo tem expectativa de que seja implementado até junho de 2026, época de Copa do Mundo. Essa “nova forma de assistir” em breve será uma realidade na vida de muitas pessoas. Gostei de ver a maneira séria como ele colocou esse assunto e como isso impacta no nosso dia a dia.
Um conteúdo que vale a pena assistir e refletir!
Além desse conteúdo destacado, outro vídeo muito bom é o Todo mundo virou crítico? O fim da autoria na era streaming? Com um assunto que rende muitos questionamentos, reflexões e que é interessante conversar com os amigos ou quem curte esse assunto.
Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vale Tudo foi BIZARRA e não fez NENHUM sentido (análise completa) - Aprofundo
Esse vídeo foi bem interessante porque tem uma análise completa sobre esse remake de ‘Vale Tudo’, se é que dá para dizer que essa novela foi um remake, pois foi mais um apanhado de ideias que a autora achava incrível na cabeça dela, mas no fundo ninguém gostou.
Adorei a explicação inicial sobre remakes, a ideia da Globo em apostar nisso lá em 2020, os resultados e por que estamos vivendo uma onda de remakes nos últimos anos. Além disso, o vídeo tem uma análise do que foi a ‘Vale Tudo’ (2025) e reflexões sobre essa produção e o que ela causou. Essa versão de Vale Tudo para mim já está enterrada, pois nunca achei que fosse uma boa ideia um remake de ‘Vale Tudo’ (1988), mas para a Globo, o importante foi faturar.
Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Filmes
Todo Tempo Que Temos - Telecine

O Telecine liberou no início do mês acesso gratuito para alguns filmes e aproveitei para assistir pelo menos um. Os filmes ficaram disponíveis entre 4 e 10 de novembro.
‘Todo Tempo Que Temos’ mostra um encontro surpresa entre Almut (Florence Pugh), uma chefe de cozinha indomável e espirituosa, e o recém-divorciado Tobias (Andrew Garfield), que tenta organizar sua vida. Os dois mostram que pessoas totalmente diferentes podem encontrar, em suas diferenças, um amor capaz de mudar suas vidas para sempre. No entanto, o que parecia ser um lindo encontro, que se transformou em lar e consequentemente em família, é abalado por uma verdade escondida por anos, que coloca em risco o amor e tudo que foi conquistado pelo casal. À medida que as coisas vão se desenrolando, Almut e Tobias enfrentam desafios emocionais e precisam decidir o quão forte é o vínculo que possuem e se este é o suficiente para superar as adversidades.
O filme tem uma narrativa profunda que conquista, explorando temas como perdão, redenção e a complexidade dos relacionamentos humanos.
Confesso que esperava mais, pois lembro da repercussão na época em que foi lançado. Achei um filme ok, nada muito fora da curva.
Nota ⭐️⭐️⭐️
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos - Disney+

Mais um filme da Marvel aqui. ‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’, filme lançado em julho deste ano, agora de fato nas mãos da Marvel e com uma pegada mais retrofuturista.
O filme mostra o Quarteto Fantástico vivendo num mundo pacífico e sendo adorado pelas pessoas, após anos como cientistas/heróis. Quando Reed (Pedro Pascal) e Sue (Vanessa Kirby) anunciam que terão um filho, surge o arauto, a Surfista Prateada (Julia Garner), avisando que Galactus (Ralph Ineson) destruirá a Terra. O grupo descobre que o bebê, Franklin, tem o poder suficiente para saciar Galactus, que propõe poupar o planeta em troca da criança.
O grupo se recusa e, a partir disso, tenta salvar a Terra construindo portais para teletransportá-la a outro sistema solar. Com a ajuda da Surfista — revelada como Shalla-Bal —, o Quarteto consegue empurrar Galactus para dentro de um dos portais que restaram, sacrificando-o. Sue morre, mas é ressuscitada pelo filho que possui um poder misterioso.
Curti bastante o filme. Os atores funcionam muito bem como time, como família. Gostei da dinâmica entre Ben e Johnny (aliás, adorei a maneira como o Ben foi construído, bem diferente dos filmes da Fox, gostei mais do Ben da Marvel). O filme tem uma pegada retrofuturista e muita coisa “especial”, algo que não é todo mundo que curte, mas mesmo com esses elementos, foi bem legal ver a primeira família da Marvel em ação.
Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️
Wicked - Prime Video

Elphaba (Cynthia Erivo) nasceu com a pele verde e é discriminada por isso, desde a própria família até desconhecidos. Ela se torna amiga da popular Galinda (Ariana Grande) na Universidade de Shiz. Elphaba enfrenta muitos desafios e ganha a atenção da Madame Morrible (Michelle Yeoh), que vê nela um grande potencial de magia. Ao descobrir que o Mágico de Oz e a Madame Morrible estão oprimindo os animais de Oz e que eles usam a sua magia para isso, Elphaba se rebela, sendo declarada a “Bruxa Má” e foge. Glinda permanece do lado do governo, e as duas amigas acabam em lados opostos, apesar do carinho que ainda sentem uma pela outra.
Um filme que fala sobre preconceito, os desafios e como enfrentar, amizade e como isso se perde quando os envolvidos seguem caminhos diferentes, a tirania do Mágico de Oz que explora as criaturas de Oz e outros assuntos. Vale a pena assistir e quero em breve ver o 2.
Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️
A coluna volta em dezembro, a última edição de 2025 com mais indicações de qualidade. E você já sabe, enquanto a próxima edição não fica pronta, é possível encontrar meus conteúdos no @nati.natv no Instagram e @natis_rocha no X com mais impressões e dicas.
Me contem nos comentários do post do Instagram o que acharam da edição de novembro.
Até mais!




.png)