top of page

Nati no Sofá - Junho 2025

  • Foto do escritor: Natália  Rocha
    Natália Rocha
  • há 14 minutos
  • 9 min de leitura

Oie! Que tal conferir os assistidos e consumidos em junho de 2025? 😁

Logo da coluna Nati no Sofá no blog Nati na TV

Junho foi um mês com muitas produções interessantes. Curiosamente, o foco foi maior em séries que estão em andamento e em podcasts de diferentes assuntos, mas claro que nesta edição tem indicações de algumas categorias que são uma tradição aqui. 


Você sabe que o Nati no Sofá sempre tem ótimas indicações e quando chega a última sexta-feira do mês é o momento de compartilhar. Isto posto, vamos ao que foi assistido no sofá.


Confira o conteúdo desta edição.


Podcasts

Valentina Herszage fala sobre papel perdido em Vale Tudo, festa com Madonna, Ainda Estou Aqui e + - Desculpa Alguma Coisa - YouTube

Valentina Herszage brilha muito, seja nas novelas ou no cinema, a atriz manda muito bem. Na conversa com Tati Bernardi, ela contou sobre o teste que fez para viver Maria de Fátima no remake de ‘Vale Tudo’, sobre o momento e como foi descobrir que faria parte do elenco do premiado ‘Ainda Estou Aqui’, além dar detalhes sobre a festa pós-Oscar, o famoso “after” organizada por Madonna, a ‘The Party’ que ela foi convidada. Outro momento bacana foi ela relembrando da experiência de interpretar Hebe Camargo, jovem na série sobre a apresentadora.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Todo mundo é especialista? - É Sobre Isso - Spotify

Mais um episódio do ‘É Sobre Isso’ e desta vez discutindo sobre o mundo da influência e como possibilitou ter pessoas com conhecimento superficial que se declaram entendidos em diversos assuntos.


Essa “grande oferta” gera um desafio para todos em conseguir diferenciar quem realmente sabe do assunto ou apenas finge que sabe.


Um ótimo episódio com reflexões que podem ser aplicadas e pensadas em diversas áreas da nossa vida.


Outro episódio muito interessante é ‘Memes Corporarativos’.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Novelas

O Dono do Mundo - Globoplay

Malu Mader e Antonio Fagundes em 'O Dono do Mundo' (1991)
Foto: Arley Alves/Globo

A cada mês, vou avançando na minha reprise particular de ‘O Dono do Mundo’. Até o fechamento desta edição, estou no capítulo 128 e sinto que a novela tem alguns personagens e tramas interessantes e outros que geram um cansaço.


  • Stela segue tentando engravidar, lutando por esse desejo e Rodolfo tem escondido informações que impactam nesse desejo e colocam o relacionamento do casal em perigo. OBS: nessa altura, Stela tem mais dramas da mocinha, da protagonista do que a própria Márcia.

  • Taís decide ajudar Teresinha a conquistar Júlio. Isso é uma aposta que Teresinha fez com Gilda (bem parecida com a aposta de Felipe Barreto no início da novela). Karen se dando mal me fez dar boas risadas.

  • O relacionamento de Nancy e Altair e como ela tem se permitido amar, viver emoções que não sentia há anos.


O plot chato tem sido a família da Taís, especialmente o pai dela Vincente, querendo ter aulas de etiqueta e tudo se resume “a amiga dele, a Zoraide”. Uma trama chata, além do casamento dela com William.


Um ponto interessante que tem acontecido nesses capítulos que assisti é a tal mudança de Felipe Barreto, que era arrogante, se achava “o dono do mundo, literalmente”, para uma pessoa humilde, gentil e que se mostra “arrependido” está cada vez mais perceptível. 


Ele finge ser uma pessoa diferente, mas acontecem várias coisas que não mostram bem isso, pelo contrário, mostra que ele não deixou de ser quem é. Não sei se isso era muito evidente ou não para o público em 1991, mas ao assistir, pelo menos até o momento, acredito que o tal “misterioso” que tem aparecido nos capítulos possa ser Felipe Barreto.


Programas

Novela em Sinfonia - TV Globo

Especial Novela em Sinfonia
Foto: Globo/Beatriz Damy

No clima das homenagens aos 60 anos da Globo, o ‘Novela em Sinfonia’ foi uma linda celebração das novelas, da televisão e da música. Uma excelente mistura entre o clássico e o popular, promovendo ótimos encontros da música brasileira com a Orquestra Sinfônica Brasileira (comemorando 85 anos), através das icônicas trilhas sonoras das aberturas das novelas. E quem estava comandando isso é claro, nosso baluarte da TV, Tony Ramos.


Nomes como João Gomes, Roberta Miranda e Lauana Prado, Ana Castela, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, Fafá de Belém e Alexandre Pires, entre outros, interpretaram canções que fazem parte da nossa história de noveleiros e da música.


Um especial maravilhoso!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Roda Viva com Andrea Beltrão - TV Cultura

O ‘Roda Viva’ exibido em 23 de junho recebeu a atriz Andrea Beltrão. Uma entrevista muito interessante falando sobre teatro e o espetáculo ‘Lady Tempestade’, que está em cartaz atualmente em São Paulo –monólogo que tem conquistado público e crítica. Os desafios de ser dona de um teatro e produzir peças. Falou também sobre o hábito de praticar esportes, entre outros assuntos.


Destaque para o momento em que ela comentou sobre a experiência de ter interpretado Rebeca em ‘Um Lugar ao Sol’, contando como curtiu ter feito essa novela, sobre o texto de Lícia Manzo. Adorei o momento em que ela fala sobre a quebra da quarta parede e como isso já foi feito em outros momentos. Andrea disse isso por conta das pessoas lembrarem da sua personagem e fazerem referência a série ‘Fleabag’.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Séries

O Estúdio - AppleTV+

Pôster da série no catálogo o AppleTV+
Foto: AppleTV+

Com humor ácido e situações bem caóticas, ‘O Estúdio’ é uma série que explora a busca incansável por criar grandes filmes, fazer sucesso, além de expor as ilusões, os dramas e os egos por trás das câmeras.


Seth Rogen dá a vida a Matt Remick, um recém-nomeado chefe do caótico Continental Studios. A comédia está presente nos bastidores da indústria cinematográfica, onde o glamour das festas, cerimônias de premiação e sets de filmagem contrasta justamente com a pressão avassaladora de manter os filmes sempre relevantes e vivos.


Matt enfrenta muitos desafios incessantes, lidando com líderes corporativos ambiciosos, artistas narcisistas e uma equipe de executivos que frequentemente entra em conflito. No decorrer da série, cada decisão, desde o elenco até as estratégias de marketing, são vistas como uma oportunidade para o sucesso ou uma armadilha rumo ao fracasso.


Apesar de tentar ter a postura de um grande líder, Matt se esforça para conciliar suas inseguranças pessoais, o pânico constante com demandas de um trabalho que sempre sonhou, mas que mais parece destruí-lo.


‘O Estúdio’ é um olhar provocativo e engraçado sobre os altos e baixos da indústria do cinema, onde o sucesso pode ser tão momentâneo quanto uma noite de premiação.


Uma produção com elenco entrosado, ótimas participações e, a meu ver, uma comédia diferente. Curti essa primeira temporada.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Internet

Qual o papel da crítica?- Felipe Ferreira

Site Felipe Ferreira
Foto: https://www.felipeferreira.info

Já indiquei algumas vezes o site do Felipe porque o conteúdo dele é incrível. E esse texto levantando a discussão e a reflexão sobre o papel da crítica está maravilhoso. Vivemos num momento em que parece que não se pode criticar e nem elogiar. Se elogia, a pessoa parece querer algo em troca. Se a pessoa crítica é amargurada. Será que tudo é sempre lindo, divino e maravilhoso? Por que discutir pontos a serem melhorados é visto como ataque?


Um conteúdo nota 10, que vale a leitura e reflexão sobre o papel e relevância da crítica, não só nas artes, mas em várias áreas da vida.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Como é que é? | A TV aberta está flopado no horário nobre? - YouTube

Discutir números de audiência e desempenho das novelas são assuntos que sempre rendem um bom debate, e especialista ou não, todo mundo se sente apto a conversar. O ‘Como é que é?’ da Folha De S.Paulo, em 30 de maio, dedicou o seu espaço a conversar sobre o assunto. Para discutir sobre ‘Vale Tudo’, ‘Dona de Mim’ e outros assuntos da TV, novelas e audiência, Priscila Camazano conversa com o colunista Thiago Stivaletti.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Entrevista com Lauro César Muniz, autor de novelas clássicas como O Salvador da Pátria | Veja Gente - YouTube

Uma entrevista com o autor Lauro César Muniz e o pesquisador Mauro Alencar. Ótima conversa sobre as novelas do passado, autores de novelas, o cenário atual da produção das tramas, escalação de elenco e muito mais, além de relembrar e destacar os ótimos trabalhos do autor convidado.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Fora do ar após 15 anos, Viva mostrou força dos clássicos da TV bem antes do streaming - Site NaTelinha

Site NaTelinha
Foto: https://natelinha.uol.com.br

Excelente texto, amigo Walter Felix, que escreve no site NaTelinha, sobre a importância e o sucesso do Canal Viva, que teve seu encerramento neste mês de junho e deu lugar ao Globoplay Novelas, que estreou no dia 9.


O conteúdo destaca o papel do Viva para o fortalecimento de algumas novelas que se tornaram clássicas da nossa teledramaturgia. Foi esse espaço, focado em reviver momentos importantes da teledramaturgia, que fez com que as novelas ganhassem força, a ponto do Globoplay investir em 2020 no Projeto Resgate e a Globo a cogitar produções que antes eram consideradas velhas para serem reprisadas.


Um ótimo texto do Walter Félix, que faz um trabalho incrível, sempre com conteúdos de qualidade.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


No Capítulo Anterior Convida - Felipe Ferreira

O queridíssimo Felipe Ferreira, o Ostra, é sempre citado aqui na coluna com os seus textos incríveis. E claro que ele não poderia ficar de fora do ‘No Capítulo Anterior Convida’ um quadro, um formato podcast que eu e Maria Raquel temos, que têm o foco em convidar pessoas para conversar sobre novelas e muito mais.


Nesse papo, falamos bastante sobre o remake de ‘Vale Tudo’, sobre novelas, arte e muito mais! Foi uma delícia, uma maravilha de conversa.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Documentários

Tributo: Dennis Carvalho - TV Globo e Globoplay

O ator Dennis Carvalho
Foto: Globoplay

O ‘Tributo’ foi indicado na edição de maio do Nati no Sofá e merecidamente. Neste mês, a homenagem ao diretor Dennis Carvalho não poderia ficar de fora. Foi muito lindo ver ele ser homenageado por atores, colegas de direção e familiares. Ele é um dos grandes nomes quando o assunto é direção na televisão e nas novelas, seja pela maravilhosa parceria com o autor Gilberto Braga e também em outros trabalhos, além da carreira como ator.


Vale a pena assistir!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Filmes

Capitão América: Admirável Mundo Novo - Disney +

Pôster do filme no Disney+
Foto: Reprodução/Disney+

Finalmente, o quarto filme do Capitão América entrou no catálogo da Disney+, é claro que assisti para dar continuidade na minha aventura com as produções da Marvel. Não é novidade que os filmes do estúdio não estão nos seus dias de glória, sempre tem quem reclame do resultado nas telas e é compreensível.


No entanto, vi muita gente reclamando de ‘Capitão América 4’ e sinceramente, não é essa bomba toda como falaram. O filme tem alguns problemas, mas está longe de ser o pior filme que assistir da Marvel.


Em ‘Capitão América: Admirável Mundo Novo’ temos Sam Wilson (Anthony Mackie), assumindo de vez o manto e posição do herói, de “Capitão América”. A trama se desenrola quando Sam se vê no meio de um incidente internacional, após um encontro com o recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Thaddeus Ross (Harrison Ford).


Sam precisa descobrir o motivo por trás de um nefasto plano que ameaça o mundo. Ele se une ao seu parceiro Joaquin Torres, o novo Falcão, para correr contra o tempo e acabar com essa conspiração. O filme explora temas de política, legado e identidade, enquanto Sam enfrenta desafios físicos, políticos e sociais em sua nova função como símbolo de proteção global e da representatividade.


Um dos principais vilões da trama é o Samuel Sterns, mais conhecido como “Líder”, um personagem que retornou do filme ‘O Incrível Hulk’ (2008), que manipula os acontecimentos nos bastidores, buscando vingança. Além disso, o próprio presidente Ross se transforma no Hulk Vermelho, adicionando uma nova camada de conflito e ameaça para o Capitão América.


O filme prometia muito, teve várias refilmagens, mas dentro do que foi possível ser apresentado, achei um filme ok. Tem problemas, mas achei que apresenta elementos e questões que, em minha opinião, foram interessantes, me fizeram se conectar com o protagonista em seu novo desafio que já estava sendo complexo de lidar e acompanhar, desde a série ‘Falcão e o Soldado Invernal’ (2021). Os eventos do filme se conectam e dão uma “continuidade” aos da série, além de preparar o terreno para os futuros filmes como ‘Thunderbolts*’ (2025).

Nota ⭐️⭐️⭐️


Super Mario Bros: O Filme - Netflix

Pôster do filme 'Super Mario Bros: O Filme' no PrimeVideo
Imagem: PrimeVideo

Mario e Luigi são dois irmãos que trabalham com encanadores do Brooklyn. Eles acabam sendo transportados para um mundo mágico. Enquanto Luigi é capturado pelo vilão Bowser, Mario se une com a Princesa Peach e outros aliados para resgatar o irmão e impedir os planos de dominação do vilão.

Uma animação divertida, cheia de ação e referências aos clássicos jogos da Nintendo.


OBS: assisti no PrimeVideo no último dia em que ele estava disponível lá. Atualmente é possível encontrá-lo na Netflix.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Além desses, outros filmes que vi ao longo do mês foram:

  • Podres de Ricos (2018) - TV Globo;

  • Soul (2020) - TV Globo;

  • Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) - TV Globo.


A coluna volta em julho com mais dicas de conteúdos interessantes. E você já sabe, enquanto a próxima edição não fica pronta, é possível encontrar meus conteúdos no @nati.natv com mais impressões e dicas.


Me contem nos comentários do post do Instagram o que acharam da edição de junho.


Até mais!































© Copyright - Natália Rocha.

bottom of page