top of page

Nati no Sofá - Maio 2025

  • Foto do escritor: Natália  Rocha
    Natália Rocha
  • 30 de mai.
  • 8 min de leitura

Oie! Que tal conferir os assistidos e consumidos em maio de 2025? 😁

Logo da coluna Nati no Sofá no blog Nati na TV

Maio foi um mês cheio de produções interessantes que assisti e ouvi. Você sabe que o Nati no Sofá sempre tem ótimas indicações e quando chega a última sexta-feira do mês é o momento de compartilhar. Isto posto, vamos ao que foi assistido no sofá.


Confira o conteúdo desta edição.


Podcasts

O Futuro Já Começou: Histórias da Nossa História - Globoplay

Podcast O Futuro Já Começou - Globo
Foto: Raísa Pires/Fantástico

A TV Globo em comemoração aos seus 60 anos, fez diversas produções especiais e focadas nesse tema. E o podcast ‘O Futuro Já Começou’ apresentado por Renata Capucci reúne convidados que fazem parte da história da Globo.


E o primeiro episódio chamou muito a atenção do público, não só pela estreia, mas pelo fato de ter Ana Paula Arósio como convidada. Ela que pouco aparece, ao estar nesta produção é uma maneira do público matar as saudades. Além dela, Maju Coutinho, Lya Mara e Custódio Coimbra foram os entrevistados que contaram suas histórias e relação com a Globo.


No segundo episódio, a jornalista Vera Araújo do Jornal O Globo, o narrador Luiz Carlos Júnior, a atriz Lília Cabral e a Gabriela Figueiredo, que trabalha na parte de recursos humanos e diversidade, contam suas histórias marcantes que estão relacionadas à Globo.


Para quem curte histórias, bastidores e entrevistas, esse podcast vale muito!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Sassaricando - Podcast Novelão: Jornal O Globo - YouTube

Não me canso de indicar o podcast ‘Novelão’ aqui na coluna. Aos que gostam de novelas, saber dos bastidores e histórias que os atores viveram ao longo da atuação nos folhetins, esse podcast é um tesouro. Ótima apresentação da jornalista Anna Luiza Santiago e parabéns ao jornal O Globo pela ideia de produzir.


Neste mês escutei os episódios sobre ‘Pantanal’, ‘Sassaricando’, ‘Por Amor’ e ‘Escrava Isaura’.


Destaco aqui o episódio ‘Sassaricando’ onde Irene Ravache e Diogo Vilela conversaram sobre a novela, os bastidores, gravações e momentos marcantes que viveram nessa época. Apesar de eu ainda não ter assistido à novela, já vi algumas cenas dela, mas me chamou atenção o papo sincero deles sobre o passado e o presente quando o assunto é atuação, se pretendem ou não voltar às novelas, teatro e muito mais.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


A trend das trends - É Sobre Isso- Spotify

Já indiquei na edição de abril esse podcast e ele volta aqui em maio, porque é simplesmente maravilhoso. Eu, como uma pessoa formada em jornalismo e respiro comunicação, ter encontrado um podcast que pensa nesse assunto, mas propõe debates e reflexões instigantes e necessárias, acredito que é algo muito positivo e quem ganha é o público.


No episódio A trend das trends, por exemplo, discute-se sobre essa era das trends que estamos vivendo, mas aborda também os famosos “relatórios de tendências” e as informações que entregam. Será que elas são mesmo relevantes ou servem de escudo para proteção contra o fracasso? Como são lidos esses dados? Enfim, uma conversa ótima!


Além desse episódio, também escutei: ‘O segredo do sucesso é…’ e ‘Fofoca: sabe da última?’.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Entrevista com Tuna Dwek - Geovanne Solamini - Spotify

Esse podcast não poderia ficar fora da coluna, ainda mais sendo um projeto de altíssima qualidade e de um amigo tão especial que é uma inspiração quando o assunto é profissionalismo e tantas outras coisas.


Em sua estreia, Geovanne entrevistou a atriz Tuna Dwek para falar da relação entre jornalismo e crítica de cinema, como essas profissões se relacionam com as novelas. Além de muitas curiosidades e memórias, houve destaque para a personagem Sueli Pedrosa, que Tuna interpretou nas novelas ‘Ti-Ti-Ti’ (2010) e ‘Sangue Bom’ (2013), de autoria da dupla Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.


Foi um episódio ótimo, com uma conversa que não foi somente sobre novelas e as profissões citadas acima, mas também com reflexões filosóficas sobre relações, sobre a vida. Gostei muito e fico curiosa e animada pelos próximos episódios!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Além desses em destaque, outros podcasts que ouvi e gostei muito foram:



Novelas

O Dono do Mundo - Globoplay

Malu Mader e Antonio Fagundes em O Dono do Mundo (1991)
Foto: Arley Alves/Globo

Maio não foi o mês em que avancei muito com a reprise particular da novela. Até o fechamento desta edição, estou no capítulo 111 e sinto que a novela começa a focar mais em Taís e sua busca por um relacionamento onde ela possa ter conforto e não amor. Ela está noiva de William (Antonio Calloni), que está encantado, mas não pelo que Taís é, mas pelo que ela finge ser.


Stella está tentando engravidar e não tem conseguido, algo que tem gerado tristeza e muita frustração. Altair (Paulo Goulart) deixou Constância (Nathalia Timberg) e agora deseja ser um novo homem e ter um relacionamento com Nancy (Ana Rosa).


Márcia começou um relacionamento com Otávio (Paulo Gorgulho), mas é nítido que ela não o ama, e mesmo após ter se vingado de Felipe, continua ligada a ele. E falando de Felipe, ele continua tendo dias de pobreza.


Malhação 2000 - Globoplay

Alguns atores do elenco de Malhação 2000
Foto: Memória Globo

Em maio, avancei consideravelmente nesta reprise de ‘Malhação 2000’. Até o fechamento desta edição, estou no capítulo 63 e, até onde assisti, o foco tem sido o tratamento dos animais. Um ex-aluno do Múltipla Escolha tem o hábito de violentar os seus cachorros e isso é algo que deixa os alunos indignados, a ponto de se unirem para que providências sejam tomadas.


Bia segue com raiva da mãe, algo que torna o relacionamento delas complicado e a jovem vai morar com o pai. Tatiana e Rodrigo em brigas no relacionamento. Marina (Natália Lage) e o sofrimento em ver seu cachorro doente.


Programas

Roda Viva entrevista Paolla Oliveira - TV Cultura

Em 5 de maio, o ‘Roda Viva’, programa da TV Cultura, exibiu a entrevista com a atriz Paolla Oliveira, onde ela comentou sobre o remake de ‘Vale Tudo’ (2025) e como foi a sua luta para conseguir o papel de Heleninha, além de como essa personagem está sendo visto atualmente. Outros assuntos que fizeram parte da entrevista foram a sua relação com o carnaval, as cobranças que recaem sobre ela a respeito da maternidade, sua mudança de chave e postura perante as pessoas e sociedade, a carreira de atriz e o universo da produção de conteúdo, atuação e influenciadores, as novelas e muito mais.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Persona com Eduardo Moscovis - TV Cultura

Em 18 de maio, o ‘Persona’, programa da TV Cultura, exibiu uma entrevista com o ator Eduardo Moscovis. A conversa teve depoimento de colegas de trabalho em novelas e séries, além de relembrar a trajetória do ator, desde seus primeiros trabalhos fora das artes, os primeiros trabalhos em novelas, minisséries e também das peças no teatro.


Uma entrevista muito gostosa de assistir!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Documentários

Rita Lee: Mania de Você - Max

Imagem da cantora Rita Lee
Foto: Reprodução/Max

Antes de falar da maior estrela do rock brasileiro, quero destacar o quanto a Max tem produzido documentários interessantes e bacanas. Dito isso, que lindo o documentário sobre Rita Lee, onde podemos revisitar a vida, carreira e o legado musical que ela nos deixou e para o rock brasileiro.


Já tem dois anos que Rita partiu, mas ela vive diariamente em nós, nas nossas playlists e nas homenagens que ganha de seus fãs e todos que adoram sua obra e existência. Adorei ver mais sobre o lindo relacionamento dela com Roberto de Carvalho, seu parceiro na música e na vida, ver os filhos contando histórias, além de outros artistas da nossa música contando sobre a importância de Rita para a música e para o Brasil.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Tributo - TV Globo e Globoplay

A atriz Neusa Borges
Foto: Reprodução/Globoplay

Neste mês de maio, o público que ama televisão, novelas e nossos artistas puderam acompanhar o primoroso trabalho do projeto chamado ‘Tributo’ onde grandes nomes da nossa teledramaturgia ganham uma linda homenagem, destacando a vida, a carreira e a importância de sua existência para nossa arte e nosso país.


Essa segunda temporada foi iniciada com Tributo a Walcyr Carrasco, ele que é sinônimo de audiência e sucesso. Walcyr não é dos meus autores favoritos, mas reconheço o poder do seu trabalho e ver esse tributo foi muito interessante para entender como ele pensa e escreve suas histórias, como surgem seus personagens.


Glória Menezes foi a segunda homenageada e gostei muito desse tributo. Quando penso em Glória, penso em Tarcísio Meira, porque eles são um casalzão, tem uma linda história de amor, além de serem grandes atores da nossa dramaturgia. Confesso que ainda não assisti muitas das novelas que a atriz trabalhou, por isso, esse tributo foi uma maneira de conhecer mais seus trabalhos e sua relevância para nossa arte.


Neusa Borges, ou como ela mesma disse, Nega Borges, foi a terceira homenageada e foi lindo. Uma roda de samba, muita música e celebração ao trabalho e vida de Neusa, ela que é tão importante e que pavimentou estrada para que outros artistas pretos pudessem acreditar que não só podem, como devem estar contribuindo para nossa arte.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Internet

Casseta e Planeta: o programa da Globo que seria INACEITÁVEL hoje - Aprofundo - YouTube

O Aprofundo, que sempre faz vídeos de altíssima qualidade e que não me canso de indicar, fez esse conteúdo sobre o ‘Casseta e Planeta Urgente’, um programa que era um clássico nas noites de terça-feira.


Neste vídeo, temos a história, desde os primórdios até o momento em que o Casseta começou a perder audiência. É muito interessante acompanhar, pois tem detalhes que confesso que não lembrava, além de mostrar como eles faziam humor.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Filmes

Verdades Dolorosas - Max

Cena do Filme Verdades Dolorosas
Foto: Reprodução/Max

Um filme que vi alguém indicando nos stories, tirei print da tela para ter o nome em 2024, mas só agora que consegui assistir.


No filme, Beth (Julia Louis-Dreyfus) é uma escritora que entra em crise após escutar, sem querer, a opinião sincera do seu marido sobre a sua obra e trabalho. Ela é uma escritora que teve um livro de sucesso e está em busca de emplacar seu segundo título. Já está difícil, mas tudo fica pior depois que escuta uma conversa do marido, na qual ele diz que não gostou desse novo livro da esposa.


Parece ser um white people’s problems, porque depois disso, ela fica muito transtornada com o fato do marido ter mentido sobre um assunto tão importante em sua vida (o trabalho), mas é interessante pelo contexto geral do filme.


Durante toda a história, tudo parece estar meio mais ou menos, para não dizer que está péssimo. Todos estão enfrentando uma crise, infelizes no relacionamento ou na profissão, passando por situações difíceis. A mensagem aqui é de que temos que encarar as coisas, não como uma sentença definitiva, mas como uma chance de melhorar, de mudar, mas sem ser de modo drástico.


É possível olhar para uma coisa ou área em que você não está feliz e fazer algo a respeito, pensar e tentar mudar. O diálogo é outro ponto interessante e importante, ou seja, é necessário ter conversas difíceis e não ficar com as expectativas na cabeça, achando que as pessoas vão atendê-las, sendo que elas nem sabem nada a respeito.


‘Verdades Dolorosas’ é um bom filme!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Além desses, outros filmes que vi ao longo do mês foram:

  • Madagascar 3: Os Procurados - TV Globo


A coluna volta em junho com mais dicas de conteúdos interessantes. E você já sabe, enquanto a próxima edição não fica pronta, é possível encontrar meus conteúdos no @nati.natv com mais impressões e dicas.


Me contem nos comentários do post do Instagram o que acharam da edição de junho.


Até mais!
















































© Copyright - Natália Rocha.

bottom of page