top of page
Foto do escritorNatália Rocha

No dia internacional das mulheres, relembre 5 grandes mulheres na teledramaturgia

Atualizado: 6 de abr.

8 de março, Dia Internacional das Mulheres. Essa data comemorada no mundo todo provoca diversas reflexões sobre a luta das mulheres por respeito ao seu espaço na sociedade, igualdade de gênero e liberdade de fazer o que deseja sem julgamentos das pessoas.


Muito já foi conquistado, mas isso não significa que a luta acabou, pelo contrário. A luta é diária, pois quando acreditamos que vencemos um preconceito, ele ressurge ou as pessoas criam um novo para tentar abalar a força das mulheres.


O Nati na TV reuniu algumas personagens femininas no universo das novelas que representam as mulheres. Confira as escolhas:


Catarina Batista - 'O Cravo e a Rosa' (2000)

A atriz Adriana Esteves na novela O Cravo e a Rosa (2000)

Catarina, a fera. Interpretada brilhantemente por (Adriana Esteves), a moça era muito avançada e moderna para a sua época, jurando jamais se casar, pois não queria ser dominada por um homem. Para afastar todos os pretendentes arrumados para ela, inventava diversas situações inusitadas e divertidas.


O fato é que Catarina tinha ideias muito modernas para uma mulher da época, como a vontade de dirigir um carro e escrever artigos sobre os direitos femininos. Ela chega até a participar de um movimento pró-mulher. Luta muito pelos direitos das mulheres, mas não é uma feminista de carteirinha, diferente das suas amigas Bárbara (Virgínia Cavendish) e Lourdes (Carla Daniel).


A novela, mesmo sendo uma comédia romântica, conta de modo sutil a igualdade de gênero.


Diná - 'A Viagem' (1994)

A atriz Christiane Torloni na novela A Viagem (1994)

Bonita, elegante, inteligente e muito ligada à família. Assim era Diná (Christiane Torloni) que vivia um relacionamento complicado com o marido Téo (Maurício Mattar) de quem tinha muito ciúmes, tanto que a ponto de colocar o casamento em xeque. Adora os irmãos e a mãe e luta demais por todos e pelo que quer. Só por isso podemos chamar Diná de guerreira né?


A admiração pela família é tanta que não consegue enxergar os deslizes do irmão Alexandre (Guilherme Fontes) que chega a ser preso. Ao saber do fato, ela busca ajuda do advogado Otávio Jordão (Antônio Fagundes), que se recusa a defender o irmão. Esse é o motivo para muitas brigas entre os dois, até ela descobrir que está apaixonada por ele, formando um lindo casal. Um bom exemplo de que uma relação de amor pode contribuir para a mudança de uma pessoa.


Helenas - 'Por Amor' (1997) e 'Laços de Família' (2000)

A atriz Regina Duarte na novela Por Amor (1997)

É claro que não poderia faltar uma Helena de Manoel Carlos nesta lista, né?. Então, o Nati na TV não trouxe uma, mas duas Helenas.


As Helenas do Maneco são mulheres que desejam viver intensamente uma paixão, são confidentes das amigas e lutam muito pelos filhos. A Helena (Regina Duarte) de 'Por amor' em 1997 é lembrada pela troca dos bebês, dando o seu filho vivo para a filha Eduarda (Gabriela Duarte), tudo para não ver a filha sofrer. Aliás, sobre o não sofrimento da filha, Helena sempre blindou demais Eduarda, tanto que a moça se mostra muito mimada e chata.


A protagonista pensa tanto em não deixar a filha sofrer que acaba abrindo mão de viver um grande amor com Atílio (Antônio Fagundes), um arquiteto charmoso, bem-sucedido e desejado pelas mulheres. A novela na época foi divulgada com a pergunta: “O que você seria capaz de fazer Por Amor?” Helena foi muito longe pelo amor à filha, deixando de viver seu romance com Atílio e tirar o direito dele de ser pai, algo que ele tanto sonhava.


A atriz Vera Fischer na novela Laços de Família (2000)

Em 2000, a Helena de 'Laços de Família', vivida por (Vera Fisher), foi uma personagem de grande destaque na TV. Uma mulher independente, madura que resolve se aventurar numa nova paixão com Edu (Reynaldo Gianecchini), um homem mais jovem do que ela, um assunto que era tabu na época.


Helena enfrentou vários preconceitos para ficar com Edu, mas o que a fez desistir do relacionamento foi a paixão da filha Camila (Carolina Dieckmann) por ele. Helena priorizava acima de tudo a felicidade e o bem-estar dos filhos, por isso e depois de muito sofrer, acabou cedendo e deixando o caminho livre para a filha se casar com Edu.


Vera Fischer mostrou todo seu talento em várias cenas sendo uma grande mãezona e fazendo de tudo por Camila, principalmente quando a moça descobriu uma leucemia e para salvá-la precisou mexer em lembranças do passado e revelar um grande segredo: Pedro (José Mayer) seu primo e primeiro namorado é o pai de Camila.


Essa é uma das Helenas mais queridas pelo público. É um personagem, na minha visão, muito solar e uma grande mulher.


Rebeca de 'Um Lugar Ao Sol' (2021)

A atriz Andréa Beltrão na novela Um Lugar ao Sol (2021)

Rebeca é uma das personagens mais adoradas pelo público. Interpretada por Andréa Beltrão, a personagem levanta questões muito pertinentes ao universo feminino. Mas, a pergunta: quem é Rebeca?


Ela é uma mulher contemporânea, na faixa dos 50 anos, que se mostra sempre disposta. Mas, a verdade é que convive com várias frustrações que são comuns às mulheres maduras. Rebeca vivia em um casamento tedioso, fracassado e que só ela lutava para dar certo, uma carreira na qual tem menos espaço por conta da idade e uma filha que vive censurando-a.


Em crise com a idade, ela se vê apaixonada por Felipe (Gabriel Leone), um rapaz mais jovem, mas que dá atenção de uma forma que ela não tem em casa. É com esse relacionamento que Rebeca começa a se questionar sobre vários assuntos e busca forças para se libertar de uma vida invisível.


A missão de escolher apenas 5 das tantas mulheres fortes da teledramaturgia é sempre uma decisão difícil, mas trouxemos bons exemplos que podem se encaixar nessa categoria. Na sua opinião, quem você adicionaria na lista?



bottom of page