No fim das contas, Amor Perfeito foi ou não uma novela para o público do sofá?
- Natália Rocha
- 23 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de mai.
Trama mediana teve bons números de audiência, não foi uma unanimidade nas redes sociais, mas conquistou o público mostrando a força e fidelidade do público a TV

Discutir a qualidade das novelas é, sem dúvida, um dos assuntos preferidos dos noveleiros que debatem por horas e horas, seja pessoalmente ou agora nas redes sociais. A desejada excelência é algo muito relativo, ou seja, particular de cada um com seus critérios para avaliar.
A cada estreia de uma trama, há sempre a famosa divisão de torcida em três grupos: os que torcem para que o folhetim tenha um bom desempenho nos números de audiência e história, os que fazem a Glória Pires "não sendo capazes de opinar" e os que torcem pelo fracasso.
Uma questão que incomoda alguns, principalmente nos tempos de redes sociais, é que uma novela que simplesmente não é tão comentada nas redes possa ir bem no quesito audiência. Isso é possível? 'Amor Perfeito' tem respondido isso, sobretudo com a sua reta final interessante.
Público do sofá vs. Twitter
Escrita por Duca Rachid, Júlio Fischer e Elísio Lopes Jr., ‘Amor Perfeito’ foi uma novela que a princípio chamou a atenção por marcar a volta de Camila Queiroz à Globo, após uma saída conturbada na época de 'Verdades Secretas', em 2021, além de ser mais uma protagonista na emissora que a lançou como atriz.
Os autores prometeram uma novela ambientada entre as décadas de 1930 e 1940, mas discutindo questões atuais de grande importância como o racismo e a representatividade dessa população em tramas de época.. Assim como 'Mar do Sertão' (2022), o folhetim pareceu ter se esgotado nas primeiras semanas e depois criou a sensação de não ter história para contar.
Esse fato fez com que algumas pessoas deixassem de acompanhar a novela, criando somente a espera pela sucessora que será o remake, uma releitura de 'Elas Por Elas' (1982), clássico de Cassiano Gabus Mendes.
A falta de grandes comentários e movimentação na timeline do X (finado Twitter e continuo chamando assim), gerou uma ideia de que 'Amor Perfeito' não é boa, mas os números de audiência provam que a trama tem o seu valor e espaço na rotina dos noveleiros.
Números de audiência nem sempre justificam a falada qualidade, mas para a Globo, se a novela rende audiência é algo a se considerar, afinal estamos falando de uma empresa. O que gera uma grande dúvida em algumas pessoas é como a novela pode dar mais de 20 pontos e não estar entre as trends do Twitter? Essa inquietação, faz com que os twitteiros digam que o folhetim é para o público do sofá — nome dado às pessoas que assistem sem comentar suas opiniões nas redes sociais.
Reta final interessante

As emoções finais de 'Amor Perfeito' com Marê em busca de provar sua inocência sobre a morte do pai Leonel (Paulo Gorgulho), a derrocada de Gilda (Mariana Ximenes) e o momento em que Marcelino (Levi Asaf) descobre quem são seus pais. Esses e outros acontecimentos têm chamado atenção do público e até gerado comentários sobre a novela nas redes.
A autora deste texto, por exemplo, foi uma pessoa que assistiu as duas primeiras semanas da novela, largou de mão e na reta final tem dado uma espiada e acho interessante o que tem visto.
Os números de 'Amor Perfeito' ou até o estilo da história mostram que é possível ter um bom desempenho, mesmo não sendo a queridinha das redes, foi uma novela que faz a famosa sala para o próximo folhetim, mas mais que isso, mostra que essas tramas de época ainda tem o seu espaço no horário e público, o que pode ser feito é haver uma alternância entre tramas contemporâneas e de época.
Sobre o Twitter, é como a velha frase "difícil agradar gregos e troianos", logo ter algo que seja unanimidade lá é complicado e assim, com dentro e fora das telas, há quem goste e quem não goste de determinadas histórias. O resumo é que 'Amor Perfeito' foi uma trama mediana e com uma reta final interessante.
'Elas por Elas' vêm aí e o que é certo é que os comentários e opiniões a favor e contra vão rolar lá na rede social que serve de tudo um pouco e que nos últimos anos mudou a forma das pessoas discutirem sobre novelas.