top of page
Foto do escritorNatália Rocha

Novelas brasileiras no Emmy: relembre as indicações e as vencedoras

Atualizado: 6 de abr.

Até o momento 7 novelas da TV Globo foram vencedoras da premiação, considerada o Oscar da televisão mundial


Um noveleiro raiz sabe dizer quando a novela é um grande sucesso. Agora, ter uma premiação que reconhece as histórias da dramaturgia do mundo todo é algo muito interessante. Desde 2008, o Emmy Internacional criou uma categoria para telenovela, que elege as melhores obras do gênero.


Algumas novelas brasileiras já foram indicadas e o Nati na TV relembra as vencedoras:


‘Caminho das Índias’ (2009) - Vencedora em 2009

A atriz Juliana Paes e os atores Márcio Garcia e Rodrigo Lombardi em Caminho das Índias

Primeira novela a vencer o Emmy em 2009, ‘Caminho das Índias’ de Glória Perez retrata as diferenças culturais entre a Índia e o Rio de Janeiro. O rigoroso sistema de castas impedia o amor proibido entre Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Márcio Garcia). A família de Maya arruma Raj (Rodrigo Lombardi) como noivo, que caiu rapidamente nas graças do público e fez com que a autora mudasse os rumos da história.


Uma novela que marcou época pelas cenas festivas, figurinos e personagens marcantes como Norminha (Dira Paes), além de abordar questões importantes relacionadas à saúde mental, mostrando Tarso (Bruno Gagliasso) que sofria com esquizofrenia e o psiquiatra Dr. Castanho (Stênio Garcia). A icônica surra que Melissa (Christiane Torloni) deu na vilã psicopata Yvone (Letícia Sabatella) que como muitos dizem “é de lavar a alma”. O fato da novela ter ganhado o Emmy motivou a sua reprise no Vale a Pena Ver de Novo, entre 2015 e 2016.


‘O Astro’ (2011) - Vencedora em 2012

Rodrigo Lombardi em O Astro

Em 2011, a Globo resgatou o seu quarto horário de novelas com um remake do clássico ‘O Astro’ (1977) de Janete Clair que teve o ator Francisco Cuoco como protagonista. Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro readaptaram a história da ascensão social de Herculano Quintanilha, vivido no remake por (Rodrigo Lombardi), um ilusionista que se torna um grande homem de negócios, chegando na diretoria das empresas de Salomão Hayalla (Daniel Filho), cujo assassinato misterioso movimentou a história.


Um fato interessante é que o remake de ‘O Astro’ teve Francisco Cuoco, protagonista da versão original, como mentor de Herculano nesta nova versão. A novela foi bem recebida pelo público e crítica, o grande destaque ficou por conta dos vilões Clô (Regina Duarte), viúva de Salomão Hayalla e Neco (Humberto Martins).


‘Lado a Lado’ (2012) - Vencedora em 2013

As atrizes Camila Pitanga e Marjorie Estiano em Lado a Lado

Novela dos estreantes João Ximenes Braga e Cláudia Lage, era ambientada no Rio de Janeiro do século XX e retratava o comportamento econômico-político dos primeiros anos de república no Brasil, o surgimento do samba, o nascimento das favelas e a chegada no futebol, além de discutir sem meias-palavras um assunto importantíssimo na atualidade, como o feminismo e o racismo, algo diferente e que o público não estava acostumado a ter esses assuntos debatidos no horário das seis.


A trama era protagonizada por dois casais: um branco, Edgar e Laura (Thiago Fragoso e Marjorie Estiano), e um negro, Zé Maria e Isabel (Lázaro Ramos e Camila Pitanga), cada qual enfrentando, juntos, uma sociedade em transformação. Outro grande destaque foi Patrícia Pillar como a Baronesa Constância.


‘Lado a Lado’ conseguiu a façanha de passar na frente do fenômeno ‘Avenida Brasil’ (2012) que também concorreu ao Emmy e pelo seu tema de abertura, que foi o samba-enredo Liberdade! Liberdade! Abra as Asas sobre Nós, tema da escola Imperatriz Leopoldinense em 1989.


‘Joia Rara’ (2013) - Vencedora em 2014

As atrizes Mel Maia, Bianca Bin e o ator Bruno Gagliasso em Joia Rara

Uma clássica história de amor entre um homem e uma mulher de classe social diferentes, budismo e reencarnação foram alguns dos temas principais da novela escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid. Protagonizada pela pequena Mel Maia, após o seu ótimo desempenho em 'Avenida Brasil' (2012), a trama conta a história de Pérola, uma menina sensível e alegre, reencarnação de um monge budista que salvou a vida de seu pai Franz Hauser (Bruno Gagliasso), no passado.


Pérola tem uma missão na terra: a de apaziguar as diferenças entre a família de seu pai, chefiada pelo avô Ernest Hauser (José de Abreu), e a família de sua mãe Amélia (Bianca Bin), formada por pessoas humildes e batalhadoras.


Um trabalho dirigido com magnífico capricho visual por Amora Mautner, reunindo boa parte da equipe de 'Avenida Brasil', essa novela das seis foi muito delicada e com um refinamento estético, mas não teve um grande apelo do público e se tornou um pouco repetitiva da metade para o final. No entanto, isso não impediu que ela fosse premiada com o Emmy em 2014.


'Império' (2014) - Vencedora em 2015

Atores e atrizes em uma cena da novela Império

A famosa "novela do comendador" como era chamada pelo público, não tinha nenhuma novidade por parte do autor Aguinaldo Silva. Essa foi a sua segunda novela inspirada em Rei Lear, de Shakespeare - a primeira também foi uma trama das oito 'Suave Veneno' (1999). Conta a história de José Alfredo (Chay Suede na primeira fase e Alexandre Nero na segunda), um homem ambicioso e misterioso que começa a sua jornada como garimpeiro de pedras preciosas no Monte Roraima, até se tornar um grande empresário do segmento de joias.


'Império' foi um sucesso de audiência, apesar de alguns percalços nos bastidores, incluindo a substituição da atriz Drica Moraes por Marjorie Estiano no meio da novela por questões de saúde de Drica, fazendo com que Aguinaldo inserisse traços de suas novelas antigas do gênero "realismo fantástico" em uma novela realista.


Destaque também ao protagonista vivido por Chay Suede na primeira fase, impressionou com o seu primeiro trabalho na Globo e na segunda fase, Alexandre Nero, que se consolidava com um dos grandes atores da sua geração, construiu de forma muito carismática um personagem complexo, cheio de ambiguidades.


'Verdades Secretas' (2015) - Vencedora em 2016

As atrizes Drica Moraes, Camila Queiroz e o ator Rodrigo Lombardi em Verdades Secretas

Um projeto ousado que recuperou o horário de "novela das onze" na Globo, num ano que enfrentava uma das suas maiores crises de audiência. Escrita por Walcyr Carrasco com a colaboração de Maria Elisa Berredo, a novela gerou uma grande repercussão nas redes sociais por suas reviravoltas e envolventes cenas de sexo e nudez. A trama tinha como pano de fundo o lado obscuro do suposto luxuoso mundo da moda. Protagonizada pela estreante Camila Queiroz, a novela contava a história de Arlete, uma adolescente do interior que após a separação dos pais, se muda para São Paulo, se transforma na modelo Angel e se envolve no esquema de "book rosa", prostituição clandestina de modelos, da agência em que trabalha, tema então inédito na TV.


Angel acaba se envolvendo num conturbado triângulo amoroso que envolve a própria mãe, Carolina (Drica Moares), e o rico e poderoso empresário Alex (Rodrigo Lombardi em sua terceira novela ganhadora do Emmy), que se torna obcecado por Angel e faz de tudo para tê-la por perto, chegando a se casar com Carolina só para ficar mais próxima da garota.


A novela teve grandes atuações de todo o elenco como (a saudosa Eva Wilma, Marieta Severo e Rainer Cadete), mas o grande nome de 'Verdades Secretas' foi Grazi Massafera que como diria o pessoal da internet "botou o nome pra jogo", interpretando Larissa, uma modelo decadente que se perde no mundo das drogas. A entrega e intensidade da atriz, nunca vista antes em papéis anteriores, foi tanta que lhe rendeu uma indicação ao Emmy Internacional de Melhor Atriz.


Destaque também para a impecável direção cinematográfica de Mauro Mendonça Filho. O sucesso de 'Verdades Secretas' foi tanto que o autor Walcyr Carrasco escreveu uma segunda versão em 2021 exclusiva para o Globoplay, mas que não foi tão bem sucedida como a primeira.


'Órfãos da Terra' (2019) - Vencedora em 2020

Julia Dalavia, Renato Góes e Alice Wegmann em Órfãos da Terra

Escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, 'Órfãos da Terra' (2019) tem como tema central a história de um amor proibido entre dois refugiados sírios, Jamil (Renato Góes) e Laila (Julia Dalavia), que deixam sua terra natal e partem para o Brasil, tendo que lidar com os desafios e dramas que os refugiados passam e também com a vilã Dalila (Alice Wegmann) que é obcecada pelo rapaz.


Novelas indicada que não venceram

Montagem com o logo das novelas que foram indicadas e não ganharam o Emmy

O Brasil é o país com maior número de indicações: 13 e todas pela TV Globo. Além das ganhadoras, outras novelas que foram indicadas, mas não venceram foram:


  • 'Paraíso Tropical' (2007) - indicada em 2008;

  • 'Araguaia' (2010) - indicada em 2011;

  • 'Avenida Brasil' (2012) - indicada em 2013 e perdeu para 'Lado a Lado' (2012);

  • 'A Regra do Jogo' (2015) - indicada em 2016 e perdeu para 'Verdades Secretas' (2015);

  • 'Totalmente Demais' (2015-2016) e 'Velho Chico' (2016) - indicadas em 2017;

  • 'Amor de Mãe' (2019-2021) - indicada em 2021.


A novela indicada ao Emmy 2022 representando o Brasil é 'Nos Tempos do Imperador' (2021), dos autores Thereza Falcão e Alessandro Marson, primeira novela inédita depois das reprises durante o momento mais severo da pandemia. A novela que tinha Selton Mello voltando às telenovelas depois de duas décadas para o papel de Dom Pedro II, Letícia Sabatella, Mariana Ximenes, Alexandre Nero e outros nomes, não teve grandes índices de audiência e ficou marcada por uma trama chata e um caso de racismo nos bastidores. Essa é uma indicação que faz o público se questionar do porquê essa novela merece concorrer ao Emmy, já que não foi um grande sucesso.





bottom of page