top of page

Personagem que ditou moda, novela longa e abertura conceito: Relembre algumas curiosidades de Quatro

  • Foto do escritor: Natália  Rocha
    Natália Rocha
  • 6 de nov. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de mai.

Babalu que ditou moda com suas meias coloridas, tamanco de madeira e o cropped "ciganinha" com os ombros caídos, está chegando ao streaming do Grupo Globo


Finalmente a espera acabou e os noveleiros poderão acompanhar este clássico de Carlos Lombardi. 'Quatro por Quatro' chega nesta segunda-feira (07), através do Projeto Resgate, que traz novelas clássicas ao Globoplay Com um texto descontraído e ritmo dinâmico, a trama apresentava conflitos amorosos cheios de separações, tramoias e reconciliações.


O Nati na TV listou algumas curiosidades deste grande sucesso do horário das sete, considerado por muitos como a melhor novela do autor. Confira:


Novela no ritmo de uma maratona

Babalu (Letícia Spiller), Auxiliadora (Elizabeth Savalla), Tatiana (Cristiana Oliveira) Abigail (Betty Lago) em Quatro por Quatro
Babalu (Letícia Spiller), Auxiliadora (Elizabeth Savalla), Tatiana (Cristiana Oliveira) Abigail (Betty Lago) | Foto: Bazilio Calazans/Globo

Não era o momento de Carlos Lombardi apresentar uma novela. O autor foi convocado às pressas para escrever e o diretor artístico da Globo na época, Mário Lúcio Vaz, aprovou o argumento e pediu a Lombardi para escrever o primeiro capítulo, sem uma sinopse, já que a novela estrearia em 56 dias.


Segundo o autor, a correria para cumprir o prazo limitado nunca acabou. A novela estreou com apenas 17 capítulos escritos. Com essa correria do início ao fim, o autor viveu a sensação de ter corrido uma maratona.


 Abertura conceitual

A abertura da novela mostrava a modelo Giovanna Labi como uma esgrimista que se multiplica em quatro para fazer 'picadinho de macho' (como descrevia a música-tema interpretada por Sandra de Sá) de Beto Simas, também modelo. Na verdade, quem dava os saltos e fazia o duelo de esgrima era a esgrimista Zani Padila.


Eu ADORO essa abertura. Acho incrível tudo casa perfeitamente: a proposta da abertura com o título da novela e com a trama principal que tem QUATRO mulheres que unem forças e travam um pacto contra os homens que as fizeram sofrer.


Figurino que caiu no gosto do público

Babalu (Letícia Spiller) com seu figurino em Quatro por Quatro conquistou o gosto do público
Babalu (Letícia Spiller) com seu figurino que conquistou o gosto do público | Foto: Bazilio Calazans/Globo

O figurino criado pelo estilista Lessa de Lacerda, se tornou muito popular entre o público, tanto que entre 1994 e 1995, meias coloridas, tamancos de madeira e o cropped "ciganinha" (com os ombros a caídos) utilizados por Babalu personagem de Letícia Spiller foram os itens mais procurados nas lojas, tanto que inspiraram redes varejistas a lançarem coleções semelhantes ao figurino. Outro item muito comercializado eram os prendedores exagerados e gigantescos de cabelo que eram usados pela personagem.


Os cortes de cabelo de Betty Lago, um curto alongado jogado para trás e de Elizabeth Savalla, um chanel com franja, foram os mais buscados entre as mulheres mais velhas nos cabeleireiros.


Ainda sobre o figurino, Lessa de Lacerda mencionou que as meias de Babalu eram uma referência às meias de lurex que fizeram muito sucesso na novela 'Dancin' Days' (1978). O diferencial na composição era que a manicure usava tamancos de madeira e não sapatos finos. (Site memória Globo)


Repetição de trama

Bruno (Humberto Martins), Ângela (Tatyane Goulart) e Gustavo (Marcos Paulo) em Quatro por Quatro
Bruno (Humberto Martins), Ângela (Tatyane Goulart) e Gustavo (Marcos Paulo) | Foto: Arley Alves/Globo

É muito comum ver alguns elementos que se repetem na obra dos autores. Em 'Quatro por Quatro', Bruno (Humberto Martins) e Gustavo (Marcos Paulo) disputavam a paternidade de Ângela (Tatyane Goulart).


Esse plot de disputar a guarda de uma criança já esteve presente e outros trabalhos do autor como: 'Perigosas Peruas' (1992) com Cidinha (Vera Fischer) e Leda (Silvia Pfeifer) que disputavam a maternidade de Tuca (Natália Lage) e em 'Bebê a Bordo' (1988) em que todos os personagens masculinos disputavam a paternidade de Heleninha, filha de Ana (Isabela Garcia), a bebê que deu nome à trama.


Novela longa

Raí (Marcello Novaes) e Babalu (Letícia Spiller) formaram um casal em 'Quatro por Quatro'
Raí (Marcello Novaes) e Babalu (Letícia Spiller) formaram um casal em 'Quatro por Quatro' | Foto: Divulgação/TV Globo

'Quatro por Quatro' é uma novela longa. São 233 capítulos para acompanhar. Em tempos onde as pessoas querem tudo para ontem e prender atenção é um grande desafio, com certeza terá pessoas divididas em dois times: os que vão marartonar vários capítulos da novela e chamá-lo de episódio e os que vão acompanhar no seu tempo, a passos de tartaruga, no seu tempo, até chegar no último capítulo.

© Copyright - Natália Rocha.

bottom of page