top of page
Foto do escritorNatália Rocha

Trama ágil, baseada em novela mexicana, elenco enxuto: relembre curiosidades de Pícara Sonhadora

Atualizado: 6 de abr.

O SBT tem apostado nas reprises de algumas novelas já exibidas para chamar atenção do público. Recentemente foram reprisadas ‘Maria Esperança’ (2007) e ‘Pequena Travessa’ (2002-2003) na faixa das 13h, e ‘Cristal’ (2006) e ‘Marisol’ (2002) às 14h.


A próxima novela das tardes da emissora de Silvio Santos é ‘Pícara Sonhadora’ (2001), protagonizada por Bianca Rinaldi e Petrônio Gontijo, que estreia 27 de fevereiro às 13h30, substituindo ‘Pequena Travessa’ também protagonizada por Rinaldi.


Ludimila, mais conhecida como Mila (Bianca Rinaldi) é uma moça batalhadora e muito encantadora que parte rumo a São Paulo para trabalhar e estudar. Ao chegar na capital paulista consegue um emprego na loja Soles, que pertence à família Rockfield. Ela utiliza vários itens da loja sem que ninguém perceba e anota tudo que consome num caderninho, na intenção de um dia pagar. Alfredo Rockfield (Petrônio Gontijo) que nunca se interessou pela loja, ao visitá-la, conhece Mila por acaso e se apaixona por ela. Ele, então, inventa um plano para ficar perto dela. Sem que ninguém saiba sua verdadeira identidade, começa a trabalhar na Soles para se aproximar da moça e conquistá-la. Alfredo tem ajuda da irmã nesse plano, mas terá de enfrentar a mãe e a noiva para conseguir ficar com Mila.


Curiosidades já são um clássico aqui do blog para marcar a estreia, então, listo algumas sobre a produção:


Textos mexicanos com um toque brasileiro 

No início dos anos 2000, Silvio Santos firmou um acordo com a emissora mexicana Televisa para compra do texto e dublagens. ‘La Pícara Soñadora’ (1991), de Abel Santa Cruz, foi o primeiro título escolhido e foi mantido conforme o original por ordem do SBT. A palavra Pícara não é comum no português e talvez por isso que se manteve como uma forma de chamar atenção. Pícara significa moleca, travessa, astuta.


Testes e escolha dos atores

Mila (Bianca Rinaldi) e Alfredo (Petrônio Gontijo) casal protagonista de ‘Pícara Sonhadora’

Flávia Monteiro era o nome cotado desde o início da produção, mas Bianca Rinaldi que na época tinha 26 anos, ficou com o papel de Mila, que fez um teste com Patrícia de Sabrit. O ator Petrônio Gontijo foi escolhido pelo próprio Silvio Santos para interpretar o protagonista Alfredo Rockfield.


Volta da dramaturgia na emissora

Mila (Bianca Rinaldi)

O folhetim marcou o remonte da dramaturgia no SBT que estava desativada desde 1998, com a novela ‘Fascinação’ (1998).


Orientações 

Segundo o livro ‘Biografia da Televisão Brasileira’, de Flávio Ricco e José Armando Vanucci, Bianca Rinaldi foi orientada a não assistir o original para evitar a mesma construção da atriz Mariana Levy, apesar de se tratar de uma “tradução” quase fiel.


Elenco enxuto

Mila (Bianca Rinaldi) e Rosa (Marcela Muniz)

Com um elenco de quase 25 atores fixos, Pícara Sonhadora foi toda gravada em São Paulo e teve mais de 65% das cenas gravadas em estúdio. Foram construídos cerca de 33 cenários fixos que ocuparam 1.600 m² de dois estúdios do Centro de Televisão da Anhanguera.

 

Qualidade questionável 

Cenários, direção e texto não tinham grande qualidade, mas mesmo com esses fatores a audiência subiu. Sua antecessora, a colombiana importada ‘Café com Aroma de Mulher’, tinha apenas 12 pontos. Concorrente de ‘Porto dos Milagres’ (2001), teve um público fiel conquistado logo nos primeiros capítulos. Encerrou com média de 17 pontos, considerado um sucesso.


Trilha sonora

CD de Pícara Sonhadora

Por se tratar de um novo projeto, os críticos da época achavam que as trilhas seriam traduzidas do espanhol para o português. Caion Gadia, diretor musical encarregado do projeto, fez questão de ter somente músicas nacionais, nenhuma música estrangeira. O disco foi disponibilizado no início da novela e pelo curto prazo de tempo, teve apenas uma edição.


O álbum foi distribuído pela Abril Music em parceria com SBT Music, contava com 13 faixas e tinha Bianca Rinaldi estampando a capa. A trilha “Mais um na Multidão”, na voz de Erasmo Carlos e Marisa Monte, foi tema de abertura. O disco contou com músicas de Daniel, Ivan Lins, KLB e outros nomes.


Novela ágil e reprisada pela terceira vez  

Pícara Sonhadora é uma novela com 95 capítulos, uma história rápida, perfeita para a vida corrida que temos hoje. O interessante é que já vai para sua terceira reexibição: a primeira foi em 2004, a segunda em 2012 e a terceira agora em 2023.


bottom of page