top of page

Resenha #3: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

O livro desta semana é de uma categoria que não tenho tanto costume de ler: Infantis. Esses livros que julgamos muitas vezes como bobinhos, trazem sempre bons ensinamentos.

O Gato malhado e a andorinha Sinhá, obra de Jorge Amado que foi escrita em 1948 quando residia em Paris com sua esposa Zélia Gattai e seu filho João Jorge Amado. Quando o menino completou um ano de idade, como presente de aniversário foi escrita essa história.

Quando escreveu, não tinha intenção de publicá-lo. O texto foi colocado nos pertences de João Jorge e só foi encontrado em 1976, quando ele, vasculhando suas coisas, encontrou e finalmente tomou conhecimento da história, apesar de sempre ouvir a fábula contada pelo pai. Depois disso pediu ao artista plástico Carybé para ilustrá-la. Depois disso, ao mostrar a obra datilografada e ilustrada a Jorge Amado, ele então decidiu publicá-la no mesmo ano.

A fábula começa com um Gato Malhado de temperamento difícil; bastava ele aparecer e todos ficavam com medo e fugiam. Ele não se importava com isso. Com a chegada da primavera, o gato notou que a Andorinha Sinhá não sente medo dele.

A partir disto, nasce uma amizade entre eles, que com o tempo ganha força. Durante o outono, os bichos perceberam uma mudança no comportamento do gato, viam ele com bons olhos, já que passara a primavera e o verão sem aprontar. Até soneto ele escreveu e confessou a andorinha: "Se eu não fosse um gato, te pediria para casar-se comigo".

Mas o amor entre os dois era proibido, já que andorinhas jamais poderiam casar com gatos. Ele era visto com desconfiança por todos e a andorinha Sinhá estava prometida ao Rouxinol.

O livro traz uma fábula e usando metáforas, trata das relações sociais suas diferenças de cunho sócio-cultural existentes. Mesmo sendo escrito ainda no século XX, a história mostra questões atuais. Recomendo a leitura, não importa a idade, uma obra de Jorge Amado que vale a pena conhecer.

POSTS RECENTES

PROCURE POR TAGS

Nenhum tag.

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page