Resenha #7: Rosa dos Ventos
- Natália Rocha
- 27 de out. de 2016
- 1 min de leitura
Depois de ficar sumida na semana passada a resenha dessa semana vem um pouco diferente, com um livro infantojuvenil muito bonito e poético.
Rosa dos ventos é o nome da obra de Bartolomeu Campos de Queirós, um escritor mineiro que possui mais de 40 livros publicados. Faleceu ano de 2012 aos 67 anos.
Sua obra é pura poesia, apesar de escrever para crianças, os estudiosos de sua obra consideram que ele não escrevia para jovens. As crianças quando leram seus textos se identificaram com os temas e sensibilidade poética do escritor.

O livro que brinca com a questão dos pontos cardeais, tem musicalidade, ritmo, sonoridade e tudo isso se mistura e se transforma num texto em que há muito para sentir e refletir sobre si mesmo e o mundo, trazendo como tema principal a percepção e localização geográfica.
Com ilustrações lindas feitas por Camila Mesquita, é um livro que enche os olhos de qualquer leitor. Trechos da história:
“Com a rotação da Terra e o corpo invento uma bússola e sou uma Rosa dos Ventos.” “No Norte mora o futuro onde tudo é possível: mares, amores, viagens, encontros. Está aberto o caminho com aromas de desejos. O Norte é rumo, é guia, é estrada por vencer.”
Recomendo a leitura, vale a pena!
Comments