top of page

Resenha #8: As Vantagens de Ser Invisível


O livro dessa semana é foi uma indicação que no início eu não dava nada por ele, mas que no decorrer da leitura me surpreendeu e conquistou muito. Tanto que entrou para minha lista de livros da vida. Bom vamos deixar de enrolação e vamos a resenha de As Vantagens de Ser Invisível de Stephen Chbosky.

Nele conhecemos a história de Charlie, um adolescente de 15 anos, que está começando o ensino médio e a amadurecer e explorar a vida. Ele possui muitos desafios para enfrentar. Com tudo isso, ele precisa e tenta descobrir quem ele é e a que lugar pertence. Charlie quer deixar de ser um expectador e virar o protagonista de sua vida.

Quando ele conhece Sam e Patrick, dois jovens que acreditam em aproveitar a vida, a rotina de Charlie sofre mudanças. Ele aprende com os dois sobre amizade, como enfrentar situações novas e conviver com pessoas diferentes. Charlie embarca em um processo de mudanças e aprendizados que o faz se sentir infinito.

As Vantagens de Ser Invisível é o tipo de livro que te faz pensar sobre tudo – sobre sua vida, seu cotidiano, sobre quem você é. O personagem principal contribui muito para isso. Charlie é doce, inocente e muito inteligente e puro. O bacana é que ele é fiel a si e as pessoas que estão a sua volta, não vê maldade onde as pessoas vêem.

A verdade é que Charlie sempre foi incompreendido. Sua vida é marcada por acontecimentos traumáticos: o suicídio de seu amigo e a morte de sua tia, que era muito próxima a ele. Com tudo isso, o jovem tenta viver um dia de cada vez, preso em suas lembranças.

O livro que é narrado por cartas escritas pelo próprio Charlie e endereçadas a "um amigo especial". É como um diário. Cada carta conta detalhadamente sobre o dia, as ações e pensamentos e reflexões dele. Dessa forma, nos aproximamos do personagens, fazemos parte da sua vida. Sua ingenuidade e disposição de sempre estar presente e ajudar, além de marcar, nos faz refletir sobre nós mesmos.

O autor, Stephen Chbosky, aborda temas polêmicos – homossexualidade, gravidez na adolescência, violência doméstica, drogas e bebidas –, mas o modo que os personagens enfrentam as situações que lhes são apresentadas é o que marca o leitor, e acaba, por fim, o fazendo mudar seus próprios conceitos.

O livro trata de um adolescente simplório, que leva uma vida simplória, contados a partir de uma narrativa e expressões simplórias. Mas, essa simplicidade esconde uma história muito complexa, em que você precisa extrair as lições e pensamentos. Não se deixe enganar por essa modestidade, pois isso torna a história única, inesquecível. Infinita.

Recomendo a leitura e o filme. Os dois são muito muito bons, incríveis e infinitos.

POSTS RECENTES

PROCURE POR TAGS

Nenhum tag.
bottom of page