top of page
Foto do escritorNatália Rocha

Filmes da Marvel - Fase 2


Os heróis do Universo Cinematográfico da Marvel

Quem me acompanha aqui no Nati na TV sabe que neste 2024 me propus a consumir e produzir conteúdos sobre cinema – conteúdo que integra a categoria filmes do blog. Escolhi o universo da Marvel para iniciar essa jornada e já tem uma publicação sobre a Fase 1 aqui.


Neste conteúdo, apresento o meu da Fase 2, com breve resumo e opinião sobre cada filme. A jornada é longa, mas super divertida e proporciona reflexões interessantes.


Em breve, o conteúdo da Fase 3 estará no ar, mas enquanto isso não acontece, aproveite a 2!


Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Imagem do filme Thor: O Mundo Sombrio

O Éter (Joia da Realidade) é um elemento que os elfos negros desejam ter, mas Bor, o pai de Odin derrota o exército de elfos e ordena que o Éter seja enterrado, o que ele não sabia é que Malekith e alguns elfos acabam escapando.


Em Asgard, Loki é julgado e condenado à prisão perpétua devido ao ocorrido em Nova York (batalha no filme dos Vingadores). Enquanto isso, Thor e seus amigos estão em mais uma batalha para trazer a paz aos nove reinos.


Em Londres, a astrofísica Jane Foster (Natalie Portman), que não vê Thor desde os acontecimentos no Novo México, vive tentando inúmeras maneiras de reencontrá-lo. Ela é levada por sua amiga e estagiária Darcy para uma fábrica abandonada onde as leis da física são irregulares. Jane é sugada para um vórtice onde o Éter está guardado há milhares de anos. O elemento acaba entrando em seu corpo, deixando-a mais forte do que qualquer humano.


Thor fica sabendo que Jane sumiu da Terra e resolve fazer uma busca para encontrá-la. Ao achá-la e percebendo que ela está dotada de uma força incomum, ele a leva para Asgard, mas os médicos de lá não conseguem remover o Éter de seu corpo. Odin revela que o elemento conforma uma catastrófica profecia.


Malekith e seu exército vão a Asgard procurar Jane, atacam a cidade e acabam matando Figga, a mãe de Thor. Odin pede ao filho que fique em Asgard para proteger o reino e não procure por vingança, mas após o funeral da mãe, Thor decide tirar Jane do reino para proteger a todos e pede ajuda de Loki, o único que sabe passagens secretas para sair de lá.


Thor e Loki chegam ao mundo sombrio de Malekith. Ocorre uma luta entre eles, até que Loki acaba golpeado e Malekith se apodera do Éter. Jane e Thor vão para a Terra após encontrar um portal. Em Londres, ocorre mais uma luta entre Thor e Malekith, onde o Deus do Trovão tenta impedir a criatura sombria de destruir o universo, enquanto Jane usa seus equipamentos científicos para lidar com portais e fazer Malekith voltar ao mundo sombrio, local onde o próprio acaba sendo esmagado por sua nave.


Ao voltar para Asgard, Thor recusa o convite do pai para ser rei, dizendo que prefere continuar o trabalho, ficando fora do trono. No entanto, quando ele vai embora, na verdade, quem está na sala do trono é Loki, que já se apoderou do posto de rei.

O Thor é o dono do último lugar no ranking dos filmes na fase 2. O filme tem relevância porque uma das joias do infinito está lá, porque, tirando isso, Jane chatíssima e só gera o caos, Thor menos bobo e Loki como sempre carregando o filme nas costas.

Homem de Ferro 3 (2013)

Imagem do pôster do filme Homem de Ferro 3, disponível no Disney+

Tony Stark, no réveillon de 1999, conhece uma bióloga e um cientista que desejam financiamento para sua IMA. Stark acaba passando a noite com a bióloga Maya Hansen, a criadora do Extremis, um método de regeneração através da reescrita genética que poderá ser fundamental na recuperação de deficientes físicos.


Passados catorze anos, o terrorista Mandarim ordena alguns atentados do seu grupo Dez Anéis mundo afora. James Rhodes se torna um soldado de elite no exército e (o Máquina de Combate se torna o Patriota de Ferro). Tony continua traumatizado pelo que aconteceu em Nova York (a batalha dos Vingadores), não conseguindo dormir, assustando Pepper Potts, ela que a essa altura foi viver com Stark em Malibu.


Happy, o amigo e motorista de Stark, acaba sendo hospitalizado após uma explosão e o Homem de Ferro declara guerra ao Mandarim em rede nacional. Maya decide visitar Stark para avisá-lo dos perigos e os Dez Anéis atacam a mansão dele. Tony é dado como morto, mas, na verdade, consegue fugir com uma nova armadura do Homem de Ferro.


Maya avisa Potts que Killian é seu chefe e pode estar aliado ao Mandarim. Tony vai para o Tennessee e descobre uma explosão similar à que pretendia fazer investigações. A armadura do Homem de Ferro acaba desligando por falta de energia e Stark entra numa casa, onde conhece um jovem chamado Harley. Com ajuda do garoto e de Rhodes, Tony descobre que as detonações foram causadas por soldados infectados pelo Extremis, que ao rejeitar as mutações, tornam-se instáveis e explodem.


JARVIS e Harley conseguem rastrear o Mandarim até Miami e ao chegar no local, Stark descobre que o suposto Mandarim é um ator contratado por Killian para se passar por um terrorista. Killian se une a Maya para curar suas próprias deficiências e passou a testar o Extremis em feridos de guerra, mas queria esconder as explosões resultantes de uma trama terrorista.


Stark é capturado e Maya pede ajuda dele para corrigir as falhas do Extremis, nisso Killian revela que capturou Potts e está infectando-a com o Extremis como uma maneira de fazer Tony colaborar. Depois Killian mata Maya.


Rhodes vai ao Paquistão, mas acaba capturado por soldados do IMA que tinham como objetivo roubar sua armadura. Killian sequestra o presidente e Stark, comandando a armadura do Homem de Ferro à distância, consegue salvar os passageiros do avião. No entanto, o presidente acaba chegando até Killian através da armadura do Patriota de Ferro, pois ele deseja matá-lo em rede nacional e comandar o vice, que tem interesse no Extremis para curar a deficiência de sua filha.


Stark e Rhodes travam uma luta com Killian e seus soldados em um petroleiro abandonado e conseguem vender, graças ao comando de Stark para JARVIS, que libera todas as armaduras do Homem de Ferro. Potts que em um certo momento, parece ter morrido, na verdade, está viva graças ao Extremis e surge para matar Killian de vez.


Stark pede para JARVIS destruir de vez todas as armaduras do Homem de Ferro para dedicar mais tempo a Potts. Os médicos conseguem retirar o Extremis de Potts e os estilhaços do coração de Stark, que declara que mesmo sem a armadura, ele sempre será o Homem de Ferro.

Homem de Ferro 3 é o quinto colocado. Com muitas cenas de ação que tornam o filme diferente, temos Tony Stark mostrando um lado mais humano, mostrando que mesmo um herói tem seus momentos de fragilidade. Sobre o vilão: mais um homem invejoso desejando ter poder e acabar com Stark.

Capitão América: Soldado Invernal (2014)

Cena do filme Capitão América: Soldado Invernal

O segundo filme do Capitão América que segue Steve Rogers. A história segue Rogers tentando se adaptar ao mundo moderno após os eventos de 'Os Vingadores' (2012).


Steve se une à Viúva Negra (Scarlett Johansson) e ao Falcão (Anthony Mackie) para enfrentar uma conspiração dentro da SHIELD, a organização na qual confiava. Eles descobrem que a SHIELD foi infiltrada por agentes da HYDRA, uma organização criminosa. Outro ponto importante do filme é quando Steve é confrontado pelo seu antigo amigo Bucky Barnes (Sebastian Stan), que agora é conhecido como Soldado Invernal, um assassino controlado pela HYDRA.


O filme é uma mistura de muita ação, suspense e intriga política, explorando temas como a lealdade, liberdade de moralidade.

A nossa medalha de bronze, o terceiro lugar vai para esse filme que tem muitas sequências de ação (a clássica luta do Capitão América no elevador que todo mundo pira). Interessante ver o quanto a amizade é importante para Rogers, que tenta até o último minuto recuperar Barnes e também a continuidade da HYDRA na cola do Capitão.

Guardiões da Galáxia (2014)

Pôster do filme no streaming Disney+

1988, Peter Quill (Chris Pratt) é sequestrado na Terra pelos saqueadores e vai viver no espaço, onde fica conhecido como Senhor das Estrelas. O grande objetivo de Quill é capturar o Orbe (joia do poder), mas o que ele não sabe é que há outras pessoas interessadas como o vilão Ronan (Lee Pace) e Thanos (Josh Brolin).


Ao tentar vender o Orbe, Gamora (Zoe Saldaña) encontra Quill. O objetivo dela é pegar a peça para coletar a joia e dá-la ao seu pai adotivo Thanos. Os dois acabam sendo presos por conta de uma confusão e nisso, conhecem Rocket e Groot, uma dupla que está interessada em capturar Peter, já que estão oferecendo uma recompensa por ele.


Mais tarde o grupo se une a Drax, um guerreiro determinado a vingar sua morte de sua família por Ronan. O grupo forma uma improvável aliança para escapar da prisão, formando assim os Guardiões da Galáxia.


Eles descobrem que o Orbe contém uma das Joias do Infinito, pedras poderosíssimas e desejadas por Thanos. Isto posto, a equipe decide impedir Ronan de usar a Joia para destruir Xandar, o lar dos Nova Corps.


Após uma série de confrontos e traições, os Guardiões conseguem finalmente destruir Ronan, com ajuda dos Nova Corps e de Yondu, o líder dos Ravagers e mentor de Quill. No fim, eles decidem permanecer juntos como uma família improvável, prontos para novos desafios e aventuras no cosmos.

Quarto colocado do ranking. Um filme mais leve, com uma equipe divertida e com aventuras no espaço, algo nunca visto pelo menos até a chegada dessa produção. Meus favoritos são Rocket e Groot, uma dupla divertida, com uma amizade fofa.

Guardiões da Galáxia Vol.2 (2017)

Imagem do pôster do filme Guardiões da Galáxia 2 no Disney+

O segundo filme dos Guardiões da Galáxia acompanha as aventuras da equipe liderada por Peter Quill (Chris Pratt), conhecido como Senhor das Estrelas. A história se desdobra em torno da descoberta sobre a verdadeira identidade do pai de Quill, Ego(Kurt Russell), um ser cósmico poderoso que busca se reconciliar com o filho. Enquanto isso, os Guardiões estão fugindo de uma raça alienígena chamada Soberanos, após Rocket roubar algumas de suas baterias.


Ao fugirem, a equipe recebe ajuda de um misterioso homem chamado Ego, que afirma ser pai de Peter. Ego é um ser celestial com poderes incríveis, e ele deseja ter Peter ao seu lado para ajudá-lo em seu plano de expansão pelo universo. Quill a princípio fica fascinado pelo pai, mas aos poucos descobre as verdadeiras intenções dele, que envolvem destruir e reconstruir o universo à sua própria imagem.


Enquanto isso tudo acontece, outros arcos de desenrolam: Gamora lida com seu conturbado relacionamento com sua irmã adotiva Nebulosa (Karen Gillan), Drax (Dave Bautista) começa uma amizade incomum com a empata Mantis (Pom Klementieff), uma alienígena que tem o poder de sentir e manipular emoções.


O clímax se resume em uma grande batalha entre os Guardiões e Ego, com Peter percebendo que sua verdadeira família são os seus amigos que estão sempre ao seu lado e não o pai biológico. No final, Ego é derrotado pela equipe que permanece unida, agora mais do que nunca.


O filme é conhecido pelo humor irreverente, uma trilha sonora nostálgica e efeitos interessantes, além de explorar a temática de aceitação, amizade e família.

Sexto colocado do ranking. Um filme divertido em alguns momentos como o primeiro, mas com mais camadas e tensão. Foi bem interessante ver como a equipe se une e luta por um bem maior e nisso reconhecem que são mais do que um time, mais que amigos, são uma grande família.

Vingadores: Era de Ultron (2015)

Pôster do filme dos Vingadores no Disney+

O segundo filme da equipe Vingadores. Em Era de Ultron acompanhamos os eventos após 'Os Vingadores' (2012). Tony Stark (Robert Downey Jr.), conhecido popularmente como Homem de Ferro, tenta desenvolver um novo programa de inteligência artificial para proteger o mundo. O que ele não imaginava era que seus planos dariam errado, com o experimento saindo de controle, dando origem a Ultron, uma inteligência artificial maligna que deseja extinguir a humanidade.


Os Vingadores precisam se unir novamente para deter Ultron, enfrentando desafios internos e externos. Durante a batalha, eles acabam contando com ajuda de Wanda e Pietro Maximoff (Elizabeth Olsen e Aaron Johnson), enquanto lidam com suas próximas dúvidas e conflitos. No fim, os Vingadores conseguem derrotar Ultron e salvar o mundo, mas claro que acontecem mudanças e sacrifícios na equipe.

O número 1 do ranking. Ver a equipe reunida novamente, os conflitos internos que acontecem com cada um deles, as dúvidas e os desafios, mas sem deixar de ser uma equipe, tudo isso eu acho incrível. Ultron é um vilão que dá trabalho, eles lidam com "novos ajudantes" na luta e o modo como tudo é desenvolvido me agradou muito.

Homem-Formiga (2015)

Pôster do filme no Disney+

Em 1989, Hank Pym, o verdadeiro Homem-Formiga, trabalhava para SHIELD, mas demite-se ao descobrir que a organização deseja copiar sua tecnologia de encolhimento, esta que permite a existência do Homem-Formiga. Pym deixa sua descoberta em segredo ao ver que ela é perigosa e pode gerar problemas em mãos erradas.


Na atualidade, Scott Lang (Paul Rudd) é um ex-presidiário que consegue sua liberdade após cumprimento da pena por roubar seu antigo empregador. Em liberdade, o que Lang mais deseja é voltar a ter uma vida regrada, dar orgulho e participar da educação de Cassie, sua filha. Com dificuldades em encontrar emprego, um de seus amigos e ex-companheiro de cela fala sobre uma oportunidade, mas que envolve roubo, algo que Scott não deseja mais fazer.


Após anos afastado de sua empresa, a Pym Technologies, Hank descobre que seu ex-pupilo e atual presidente Darren Cross (Corey Stoll) tem planos de ter um traje experimental nomeado Jaqueta Amarela, capaz de encolher coisas e que, segundo Cross, irá revolucionar os serviços de espionagem e Guerra.


Scott aceita o serviço que envolve roubar a casa de um milionário e, sem saber, rouba a casa de Hank Pym e furta o traje do Homem-Formiga. Sem saber, Lang foi escolhido por Hank e, a partir disso, inicia-se um período de treinamentos e, com o tempo, Scott Lang torna-se o Homem-Formiga e entra em disputa com Cross para impedi-lo de roubar a fórmula (partícula Pym).


No final, Scott se torna um grande herói, orgulha sua filha e, mais do que isso, teve sua segunda chance de recomeçar.

A medalha de prata do ranking. Homem-Formiga tem um humor muito peculiar, meio pastelão, mas é um filme muito legal com um cara (Scott) querendo acertar, querendo ser um herói para a filha, mas acaba se tornando um ídolo para todos, além de ser o "escolhido" de certa forma para portar o traje do Homem-Formiga.

Todos os filmes estão disponíveis no Disney+


OBS: a ordem apresentada segue a cronologia das histórias e não o ano de lançamento dos filmes. Essa ordem também está disponível no streaming.






























bottom of page