top of page
Foto do escritorNatália Rocha

Filmes da Marvel - Fase 1

Atualizado: 29 de mai.


Os heróis do Universo Cinematográfico da Marvel

Vocês que me acompanham aqui no Nati na TV estão geralmente acostumados a me ver falando sobre televisão brasileira e novelas, né? Mas agora também vou falar sobre cinema – conteúdo que integra a categoria filmes do blog.


Recentemente, decidi mergulhar no universo da Marvel e a experiência tem sido interessante, divertida e, claro, cheia de análises que compartilharei aqui com vocês.


Neste conteúdo, apresento o meu ranking da Fase 1, com um breve comentário e opinião sobre cada filme. Ao final dessa jornada, voltarei para falar mais sobre a experiência.

Enquanto isso não acontece, fiquem com o primeiro conteúdo!


Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Pôster do filme do Capitão América  no Disney+

Amado por muitos fãs do universo Marvel, Steve Rogers (Chris Evans) foi de um mero homem baixinho e sem nenhum atrativo ao grande Capitão América. Rogers foi o escolhido para o experimento do soro do "supersoldado" porque era um homem bom e desejava mais do que tudo estar no exército. Além de defender a nação na guerra, o Capitão ainda tem o vilão Caveira Vermelha, um auxiliar de armas de Adolf Hitler e líder da HYDRA, organização misteriosa que pretende utilizar o "Tesseract" para dominar o mundo.

Um filme interessante e que se tornou o segundo colocado no meu ranking dos filmes da fase 1. Boa atuação de Chris Evans e um vilão que tem uma motivação que envolve inveja, supremacia e uma dose de loucura, já que sentia-se superior a todos. O Capitão América é uma homenagem aos Estados Unidos, nacionalista, mas que muitos adoram.

Capitã Marvel (2019)

Pôster do filme da Capitã Marvel no Disney+

A primeira heroína do universo Marvel, Carol Danvers (Brie Larson). Uma mulher que trabalhou na Força Aérea Americana, perde a memória, é dada como morta na Terra, mas é levada para Hala, sendo adotada pelos Krees.


Ao perder a memória, Danvers é chamada de Vers em Hala. Ela vive com muitos pesadelos e episódios de amnésia que envolvem uma mulher desconhecida para ela, mas que, na verdade, é a Dra. Lawson. Vive sendo treinada por Yon-Rogg que, na verdade, é quem deseja ter o poder que Danvers absorve no acidente envolvendo a Dra. Lawson.


Danvers vai à Terra, chama atenção de Nick Fury (Samuel L. Jackson) líder da SHIELD e em sua passagem, descobre coisas importantes como: seu nome na Terra Carol Danvers, que trabalhou na Força Aérea e ao encontrar sua amiga Maria Rambeau e uma visita de um Skrull, compreende tudo que ocorreu. Há lutas, a heroína derrotando o vilão e muito mais.

O terceiro colocado no ranking. Um filme que mostra a primeira mulher sendo heroína na Marvel. Um vilão invejoso, que deseja o poder para si e o jeito de conquistá-lo é manipulando Danvers, já que duvida de sua força e capacidade. Os Skrulls que parecem ser uma ameaça, na verdade, ajudaram Carol, mostrando que nem tudo é o que parece ser e os que se fazem de bonzinhos podem ser os grandes malvados. Marvel de Capitã Marvel vem de Mar-Vell, algo que não sabia que fez um boom na minha mente. Literalmente a "primeira vingadora", pois é dela que parte o nome para a "iniciativa Vingadores".

Homem de Ferro (2008)

Pôster do filme do Homem de Ferro no Disney+

Tony Stark é o puro suco do "hetero top". Rico, famoso e com a missão de dar continuidade ao legado de seu pai Howard Stark, fundador das Indústrias Stark. Não podemos negar que Stark é muito inteligente e está sempre criando novos equipamentos. Sempre gostou de ser o "centro das atenções" e de certa forma foi ao ir parar no Afeganistão e ter uma "experiência" que quase o levou a morte e foi nesse momento que ele criou o Reator Ark (como minha irmã diz, um marcapasso) que o manteve vivo e foi também nesse momento que ele criou o primeiro protótipo do Homem de Ferro.

O Homem de Ferro é o quarto colocado no ranking. Sempre tive minhas ressalvas a esse filme e a Tony Stark, mas após assistir, mudei de ideia em alguns pontos, não todos. Stark se sente um rei, mas é uma pessoa sozinha, que leva um tempo para entender o que realmente importa e deve ser feito. Aqui temos mais um vilão, Obadiah (Jeff Bridges), movido pela inveja, assim como no filme do Capitão América, porém, esse sentimento por si só não acho que justifica e faz dele um grande vilão. O filme é sobre o Homem de Ferro, logo a vilania do filme chega a ser boba.

Homem de Ferro 2 (2010)

Pôster do filme Homem de Ferro 2 nos Disney+

Tony Stark se sentindo o centro do universo duas vezes mais após dizer que ele é o Homem de Ferro. O Governo americano deseja possuir a armadura do Homem de Ferro para usá-la no exército.


Aqui temos Stark mal de saúde. O Reator Ark possui o metal paládio que está contaminando seu corpo. Achando que vai morrer, Tony se torna cada vez mais imprudente, só quer curtir o que acha ser seus últimos dias e detalhe: não conta a ninguém do problema. Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) é nomeada presidente das Indústrias Stark e tem Natasha Romanoff, a Viúva Negra (Scarlett Johansson) uma agente da SHIELD que está de olho em Stark.


O vilão do filme Ivan Vanko (Mickey Rourke) é um físico russo que deseja vingança devido ao que aconteceu com seu pai, um homem que trabalhou com Howard Stark, mas que acabou se dando mal. Ivan desenvolve sua tecnologia e armas para atacar Tony e no decorrer do filme se junta a Justin Hammer (Sam Rockwell) que também deseja derrotar Stark.


Fury aparece para tentar fazer de Tony Stark um cara mais "centrado", diz a ele que seu pai fundou a SHIELD e entrega uma mala onde Tony encontra muitas respostas e entende melhor o pai. Há cenas de lutas do Homem de Ferro contra os vilões e também com seu melhor amigo James Rhodes (Dom Cheadle) que toma posse do Máquina de Combate.

O quinto colocado do ranking. Ivan e Hammer mais uma vez são movidos pela inveja assim como os outros vilões, sendo que um sente inveja do pai de Stark e outro do próprio Tony. É sempre necessário ter alguém para colocar Stark no eixo, colocá-lo no chão.

Thor (2011)

Pôster do filme do Thor no Disney+

Thor (Chris Hemsworth) se sentia sempre acima de tudo e de todos. Era o escolhido de Odin para ser o rei de Asgard, mas sua arrogância coloca tudo a perder. Odin se enfurece e acaba banindo Thor, mandando-o para a Terra, mais especificamente no Novo México. Os vilões do filme são os Gigantes de Gelo, do reino de Jotunheim (mundo dos gigantes), porém, Loki o Deus da trapaça e da mentira (Tom Hiddleston), irmão de Thor, filho adotivo de Odin, pode ser um vilão, mas vejo mais ele como um anti-herói.    


Jane Foster (Natalie Portman) é uma astrofísica que está em uma pesquisa e acaba encontrado Thor. Acontecem várias coisas, Thor tenta voltar para casa, mas não consegue e em sua passagem na Terra, começa a se tornar uma pessoa "melhor". Enquanto isso, Loki deseja tomar o trono de Asgard.

O último colocado no ranking. Antes de assistir, tinha o filme do Thor como "conceitual" por conta da mitologia nórdica, mas me equivoquei. Achei o Thor chato, Jane chatíssima e me fez passar raiva. Loki foi quem salvou o filme e rendeu momentos interessantes.

Vingadores (2012)

Pôster do filme dos Vingadores no Disney+

Primeira vez em que os heróis se juntam e formam uma equipe. Loki agora é uma ameaça, o vilão do filme. Seu desejo é dominar o mundo, colocando os humanos aos seus pés e ser "rei da Terra". O Tesseract é utilizado em pesquisas, Loki rouba-o, escraviza Clint Barton (Gavião Arqueiro).


A Iniciativa Vingadores é colocada em prática: Capitão América, Viúva Negra, Homem de Ferro, Hulk e Thor formam uma equipe para deter Loki. A primeiro momento, eles têm dificuldade em ser um time, mas colocam as suas diferenças de lado e unem forças para uma grande batalha em Nova York, com sequências bem interessantes.

O número 1 do ranking. Gostei do filme e da primeira aparição dos heróis formando uma equipe, colocando suas diferenças de lado em prol de um bem maior. Um vilão bem marcado e com motivações que não se justificam, mas ao menos convence (Tom Hiddleston muito bom como Loki).

Todos os filmes estão disponíveis no Disney+


OBS: a ordem apresentada segue a cronologia das histórias e não o ano de lançamento dos filmes. Essa ordem também está disponível no streaming.













bottom of page