‘História de Amor’ vem aí: para alegria dos noveleiros, as tardes da Globo estarão recheadas de clássicos
- Natália Rocha
- 29 de jan.
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de mai.
Novela de Manoel Carlos será a próxima a ganhar reprise na faixa Edição Especial

Quando o assunto é reprise, o público fica sempre muito empolgado e cheio de palpites para saber que novela será escolhida. Seja na Globo ou no Viva, conforme os capítulos da atual reprise avançam, logo se quer o título da próxima.
‘Cabocla’ (2004), atual novela na chamada faixa especial, exibida às 14h40, está em sua reta final e nas últimas semanas o que os noveleiros mais queriam era saber qual seria a substituta da trama de Benedito Ruy Barbosa.
Palpitômetro
As opções cogitadas que andou circulando nas redes sociais e portais especializados estavam entre ‘História de Amor’ (1995), ‘Anjo Mau’ (1997) e ‘Cordel Encantado’ (2011).
O público noveleiro sempre tem uma novela para chamar de aposta e considerando os 60 anos da Globo e a surpreendente escolha de ‘Tieta’ para o Vale a Pena Ver de Novo, muitos começaram a citar e cogitar novelas clássicas para a faixa Edição Especial.
Escolha unânime
Dizer que todo mundo gosta de uma determinada novela pode ser perigoso, afinal gosto não se discute e os noveleiros têm inúmeros critérios para definir suas produções preferidas, mas para alegria de muitos ou todos, ‘História de Amor’ foi anunciada nesta segunda-feira (27) como a próxima reprise da faixa especial.
Novela de Manoel Carlos, exibida no horário das seis entre julho de 1995 e março de 1996, a trama tem 209 capítulos e conta a história de Helena Soares (Regina Duarte), uma mulher batalhadora que enfrenta os desafios da gravidez precoce da filha Joyce (Carla Marins), além de várias questões envolvendo seu ex-marido, um novo amor e os famosos dilemas da vida.
‘História de Amor’ é uma novela com personagens marcantes como Sheila (Lília Cabral), Zuleika (Eva Wilma) e muitos outros, além de excelentes discussões e uma trilha sonora daquelas.
Apesar de marcante na memória da bolha noveleira, essa será a 2ª reprise da novela na TV aberta. A primeira, no Vale a Pena Ver de Novo, ocorreu entre 2001 e 2002. No canal Viva, foi exibida duas vezes, em 2014 e 2023, em uma faixa especial dedicada aos 90 anos do autor Manoel Carlos.
Viva é um bom termômetro para reprises?
As últimas reprises exibidas na Globo no Vale a Pena Ver de Novo (‘Paraíso Tropical’ e ‘Alma Gêmea’) curiosamente seguiram a mesma sequência em que foram exibidas no Viva. E agora, ‘História de Amor’ vem para a faixa Edição Especial, pouco tempo após ser reprisada no canal pago.
Seria o Viva um bom termômetro para possíveis escolhas de reprises na Globo ou a decisão sobre ‘História de Amor’ poderia ser colocada na conta das comemorações de 60 anos da emissora?
O fato é que reprises de novelas clássicas ou mais “antigas” tem sido muito bem aceita nas tardes do plim-plim, a prova disso é a exibição de ‘Tieta’ que faz o maior sucesso dentro e fora das redes sociais.
Seja como for, o importante é que novelas como essas venham para TV aberta, assim o público que não tem acesso a serviços de streaming e canais pagos podem acompanhar boas histórias, relembrar personagens e momentos que tiveram com as novelas, e até ter novas percepções sobre as produções.
Essa estratégia de exibir essas novelas pode ter o peso das comemorações de 60 anos, mas a Globo deveria analisar e quem sabe continuar futuramente com essa ideia de reprisar novelas clássicas. A famosa frase “em time que está ganhando não se mexe” poderia ser considerada pela emissora, seja por audiência, para agradar ao público ou por outros fatores.
‘História de Amor’ estreia dia 10 de fevereiro, logo após o ‘Jornal Hoje’.