'Fuzuê', o próximo folhetim das sete marca a estreia do autor Gustavo Reiz na emissora que apresenta uma nova história com elementos que são velhos conhecidos no repertório do público
O horário das sete é sempre marcado por tramas que envolvem comédia, aventura e um toque de drama que movimenta a história e todos saem satisfeitos ou não com o que assistem. Nos últimos anos, com a gestão de Silvio de Abreu no departamento de dramaturgia, cargo ocupado entre 2014 a 2020, o público acompanhou diferentes novelas no horário.
O período de sua gestão foi marcado pelo lançamento de novos autores como Manuela Dias, Angela Chaves e Bruno Luperi. No horário das sete houve produções de nomes já conhecidos como Alcides Nogueira, mas marcou a estreia de Daniel Ortiz e Claudia Souto.
Daniel Ortiz é um pupilo do autor Silvio de Abreu, iniciando seus trabalhos na Globo como colaborador em 'Passione' (2010), posteriormente em 'Guerra dos Sexos' (2013). No ano seguinte é encarregado no desenvolvimento da história de 'Alto Astral' a partir da história original deixada por Andréa Maltarolli antes de falecer. Em 2016 escreveu 'Haja Coração', remake de 'Sassaricando' (1987), novela de Silvio de Abreu.
No entanto, foi só em 2020 que o autor escreveu sua primeira, 'Salve-se Quem Puder'. A trama contava a história de três moças: Alexia (Deborah Secco), Kyra (Vitória Strada) e Luna (Juliana Paiva) que após testemunharem um assassinato de um poderoso juiz, acabam entrando em um Programa de Proteção à Testemunha, sendo enviadas para o interior de São Paulo e tendo seus nomes trocados.
A jovem Luna vive em Cancún com o pai Mário (Murilo Rosa), é estudante de fisioterapia e vive um dilema: reencontrar a mãe Helena (Flávia Alessandra) que abandona a família ao atravessar a fronteira americana prometendo juntar dinheiro e nunca mais voltou Luna questiona os motivos pelos quais a mãe a abandonou, enquanto seu pai quer esquecer essa história, mas ao ter sua vida virada de ponta cabeça, a jovem sai em busca de reencontrar Helena, se infiltrando na vida dela como fisioterapeuta do enteado de Téo (Felipe Simas) e acaba vivendo um romance com o rapaz ao mesmo tempo que investiga os motivos do abandono.
'Salve-se Quem Puder' foi uma novela que teve de ser paralisada por conta da pandemia de Covid-19, tendo gravações suspensas e enquanto não podia ser retomada, o horário das sete viveu numa temporada de reprises. Ao ser retomada a rotina de gravações para a reta final, com os devidos cuidados e protocolos, a Globo utilizou a estratégia de exibir a primeira parte da novela para o público relembrar a história.
A trama de Daniel Ortiz é muito lembrada por ter casais “shippaveis”, termo utilizado onde junta o nome dos casais, tanto que o autor já ganhou fama de escrever tramas focadas em formar casais.
Três anos depois da novela de Ortiz ir ao ar, eis que no horário das sete terá um estreante na faixa, o autor Gustavo Reiz. Com passagem pela Record e conhecido pelos trabalhos como a minissérie 'Sansão e Dalila' (2011) e as novelas 'Dona Xepa' (2013), 'Escrava Mãe' (2016) e 'Belaventura' (2019). Fará sua estreia na Globo com 'Fuzuê', com direção de Fabrício Mamberti.
Seu trabalho será uma novidade para o público, mas a trama traz um nome e drama que são velhos conhecidos dos noveleiros. A protagonista será Luna (Giovana Cordeiro) uma jovem batalhadora, carismática e perspicaz que faz vários trabalhos para sobreviver e em paralelo a isso, Luna se empenha incansavelmente para encontrar respostas sobre o desaparecimento da mãe Maria Navalha (Olívia Araújo), uma ex-cantora de pagode conhecida por seu temperamento explosivo, vista pela última vez na Fuzuê, uma das mais tradicionais lojas populares que fica no centro do Rio de Janeiro e que dá nome à novela.
Teremos mais uma novela com o velho conflito da busca por um parente perdido, este que tem se repetido em todas as faixas de novelas da emissora, questão que não sabemos se é falta de criatividade ou se o público realmente gosta desse tipo de conflito em "looping".
A grande questão é: será que Gustavo Reiz se inspirou em Daniel Ortiz para criar sua protagonista? Será que uma estreia com elementos tão conhecidos e repetidos fará de sua primeira novela na Globo um sucesso? As respostas para essas perguntas podem vir ao longo dos próximos meses, quando a novela estrear e assim o público poderá acompanhar a maneira que essa história será contada.
Não há dúvidas que as histórias e personagens das duas novelas citadas são diferentes e que nomes de personagens se repetem aos montes na história da teledramaturgia, mas o que a estreia do autor já vem com coincidências muito próximas quando assunto é tempo, ou seja, tanto a Luna de 'Salve-se Quem Puder' quanto a de Fuzuê tem como objetivo encontrar o paradeiro da mãe, isso é inegável.