top of page

Nati no Sofá - Melhores do Ano 2025

  • Foto do escritor: Natália  Rocha
    Natália Rocha
  • 30 de dez. de 2025
  • 10 min de leitura

Oie! Confira os vencedores em cada categoria 😁

Logo do Nati no Sofá - Melhores do Ano

Foram 12 edições ao longo de 2025! Sempre fico com um misto de alegria, dever cumprido e orgulho ao fazer os melhores do ano, e principalmente, por estar escrevendo a coluna. É algo que adoro, amo fazer.


E, ao longo do ano, teve várias dicas legais do que assistir no streaming, TV e internet, além das publicações no Instagram em formato carrossel destacando algumas produções.


Comparado com 2024, considero que foi equilibrado. Consegui manter o consumo de filmes, aumentei o de séries e continuo gostando da diversidade e equilíbrio que estou construindo no Nati no Sofá, e claro, as novelas que não podem e não faltam aqui, conteúdos da internet e muito mais.


Antes de iniciar as edições de 2026, vamos encerrar com o Melhores do Ano, destacando qual foi a melhor produção em cada categoria.


Vamos aos escolhidos!


Podcasts

Podcast é um formato de conteúdo que eu adoro e sempre indico aqui na coluna, porque é possível encaixá-lo na rotina e sinto que cada vez mais tenho feito descobertas de ótimos podcasts, tanto em áudio como em vídeo. Os meus favoritos têm de tudo um pouco: entretenimento, notícias e autoconhecimento (este que me ajudou muito em 2025).


Podcast É Sobre Isso - Disponível no YouTube e Spotify

Logo do canal É Sobre Isso no YouTube
Foto: Canal É Sobre Isso/YouTube

Esse podcast foi um grande achado em 2025. Nas minhas visitas e fuçadas no Spotify, encontrei o episódio ‘Atenção, atenção’ que discute como o foco virou uma espécie de mercadoria, como lidamos com isso e outros desdobramentos. Esse é o 4º episódio, e a partir daí, comecei a escutar os anteriores e aguardar ansiosamente pelos próximos.


O podcast estreou em 4 de fevereiro deste ano e fecha 2025 com 22 episódios. O ‘É Sobre Isso’ fala sobre os desafios da comunicação atual e está mais preocupado em fazer perguntas do que em dizer, encontrar respostas certas. Uma produção da Ampère e da Beet, disponível quinzenalmente no Spotify, YouTube e nas demais plataformas.


Além deste podcast, destaco aqui outros podcasts de assuntos como: notícias e autoconhecimento. Alguns aqui salvaram meu 2025 como: Descobri Depois de Adulta, esse é para quem gosta de pensar sobre a vida e mudar uma ou algumas coisas. Psicologia na Prática é outra descoberta que curti e me acompanhou ao longo do ano. É Tempo Morangos é um podcast que une literatura e coisas da vida. Em notícias, o Angu de Grilo e o The News foram meus companheiros, este último também tem a newsletter que eu leio diariamente.


Novelas

As novelas são o motivo, a razão do Nati na TV existir e sempre vão ter o seu espaço. Em 2025, pouca coisa mudou em relação ao tempo que demoro para assistir minhas reprises particulares, mas sou uma pessoa que não tem pressa ou está disputando para acabar rápido.


O Dono do Mundo - Disponível no Globoplay

Antonio Fagundes e Malu Mader em O Dono do Mundo (1991)
Foto: Arley Alves/Globo

Essa é uma das novelas de Gilberto Braga que sempre quis assistir e torcia muito para que entrasse no catálogo do Globoplay. Isso aconteceu em junho de 2024 e, desde então, fui assistindo aos poucos. Levei um ano para ver a novela e posso afirmar que foi uma experiência interessante.


O bom de ver essas novelas é que podemos formar nossa opinião, independente de crítica ou bolha noveleira. Essa foi uma novela inédita no meu currículo de noveleira e digo que, mesmo com alguns “poréns”, foi uma experiência positiva assistir.


Antonio Fagundes como vilão estava incrível. A protagonista de Malu Mader até teve momentos interessantes e movimentou a novela com sua vingança na primeira parte, mas na segunda metade da novela fica apagada e outros personagens ganham mais destaque, e para a atriz, deve ter sido um grande desafio viver uma mocinha que não gerava torcida por parte do público.


Tem conteúdo de análise aqui e no Instagram.


No Globoplay, ainda sigo assistindo sem pressa a ‘Malhação 2000’, mas 2025 foi um ano com produções nos streamings como a comentada ‘Beleza Fatal’ na HBO Max, assisti aos fragmentos de ‘Coração Alado’. Mais para o fim do ano, comecei a acompanhar ‘Hipertensão’ em reprise inédita no Globoplay Novelas (extinto Canal Viva), mas eu acompanho no Globoplay. Além dela, iniciei ‘Roda de Fogo’ e ‘Rainha da Sucata’.


Na TV aberta, tivemos ‘Garota do Momento’ e ‘Volta Por Cima’, novelas de 2024, mas que ficaram no primeiro semestre no ar e simplesmente adorei, não perdia um capítulo. No horário das 21, o “remake” de ‘Vale Tudo’, que nem vou me estender muito a respeito, e estamos fechando o ano com um novelão, ‘Três Graças’ de Aguinaldo Silva, voltando ao horário nobre e nos entregando de fato uma boa novela.


Internet

Quando o assunto é internet, aqui na coluna sempre tem vários conteúdos: vídeos, entrevistas, newsletters e textos que chamaram minha atenção.


No Capítulo Anterior Convida - Disponível no YouTube

Logo do canal No Capítulo Anterior no YouTube
Foto: Canal No Capítulo Anterior/YouTube

Esse projeto tem um lugar especial na minha rotina. Antes dele surgir, eu e a Maria Raquel criamos o No Capítulo Anterior, um canal no YouTube com vídeos que se resumem em uma conversa de duas amigas que amam o assunto e se juntam para falar muito.


Após um tempo gravando, começamos a convidar pessoas para conversar sobre novelas, pesquisadores, amigos e produtores de conteúdo que adoram o assunto assim como nós. Sinto que o projeto só melhora a cada mês e fico mais animada em saber qual será o próximo convidado. Gosto muito!


Ora Thiago- Disponível no YouTube

Logo do canal Ora Thiago no YouTube
Foto: Canal Ora Thiago/YouTube

Esse canal é uma descoberta recente, mas já ganhou espaço nos melhores do ano, justamente pela qualidade dos vídeos, pesquisa e conteúdos que são muito bons sobre o audiovisual.


Menção Honrosa

o canal Aprofundo já apareceu no Melhores do Ano 2023 e 2024 e está aqui, assim como o site do amigo Felipe Ferreira (https://felipeferreira.info/), porque eles produzem conteúdos incríveis que eu adoro. Quem acompanha a coluna mensalmente, sempre vê o trabalho deles em destaque.


*Descobertas: dois canais no YouTube que destaco como boas descobertas de 2025 foram o Nady Petit (nady petit - YouTube), que apareceu em duas edições da coluna com vídeos sobre as trilhas sonoras de Mulheres Apaixonadas e Malhação 2004, mas além desses, tem outros conteúdos bem legais sobre o universo da música.


Já o Barata no Cinema é o canal do Thiago Barata, produtor de conteúdo sobre cinema. Encontrei primeiro o perfil no Instagram e depois no YouTube (Barata no Cinema - YouTube) e ele dá ótimas dicas do que assistir nos streamings, além de vídeos mais reflexivos, questionamentos acerca do cinema.


Séries

2025 foi um ano em que comecei a assistir mais séries. Entre inéditas e as já acabadas, foi muito legal dar mais espaço para esse tipo de produção e pretendo continuar isso em 2026.


Pablo & Luisão - Série - Disponível no Globoplay

A dupla protagonista da série Pablo e Luisão no Globoplay
Foto: Reprodução/Globoplay

Que série, meus amigos! A produção do ano no Globoplay, ‘Pablo e Luisão’, é divertidíssima e com situações tão hilárias que, ao assistir, fiquei em vários momentos dizendo “não é possível que isso tenha acontecido!”, mesmo com o aviso de “baseado em fatos reais”.


Paulo Vieira é o grande nome de 2025, mostrando que é possível utilizar o humor como uma ferramenta de comunicação, fazer as pessoas darem risadas e tudo isso se apropriando da própria história. Ótimos episódios, difícil escolher apenas um como favorito, elenco incrível,  boas participações e foi muito bom ver uma história sobre momentos absurdos e sobre o poder da amizade, porque só um amigo de verdade para encarar tantas maluquices.


Uma série divertida, com histórias que, mesmo com o aviso de “baseado em fatos reais”, a gente ainda duvida que tenha sido verdade. Aventuras malucas, quase um “planos infalíveis à la Cebolinha”, mas também nos mostra a força da amizade.


O Estúdio - Série - Disponível no AppleTV+

Pôster da série O Estúdio no streaming Apple TV+
Foto: Reprodução/AppleTV+

Uma boa série sobre a busca incansável por fazer sucesso, criar grandes filmes, além de mostrar os dramas, egos e as ilusões por trás das câmeras.


Seth Rogen interpreta Matt Remick, um cinéfilo idealista que assume a direção da decadente Continental Studios e precisa equilibrar sua paixão por filmes de qualidade e as pressões corporativas que sofre por franquias lucrativas. Enquanto tenta salvar o estúdio, ele precisa enfrentar conflitos internos, decisões difíceis e também o desafio de provar que ainda há espaço para criatividade e qualidade na indústria.


Uma série com elenco entrosado, boas participações e se encaixa como uma comédia diferente do que estamos acostumados.


Menção honrosa

‘Sex And The City’ é daquelas séries que sempre ouvia as pessoas comentando e resolvi dar uma chance e é mais uma das coisas que estou assistindo sem pressa, apreciando. Já estou quase acabando e começando a ter saudades do quarteto que agita Nova York.


‘Tudo Novo De Novo’ foi uma série exibida na TV Globo em 2009. Este foi o primeiro trabalho autoral de Lícia Manzo. Foi minha primeira vez assistindo à série e amei muito, tanto que gostaria que fosse uma novela. Essa série é o embrião de tudo que o público pode ver nas novelas da autora.


Documentários

Rita Lee: Mania de Você - Disponível no HBO Max

Imagem de divulgação do documentário Rita Lee: Mania de Você no HBO Max
Foto: Reprodução/HBO Max

O documentário ‘Rita Lee: Mania de Você’ é muito bonito ao revisitar a vida, carreira e o legado musical que Rita deixou para o rock brasileiro. Já faz dois anos que ela se foi, mas continua viva em tantas pessoas, diariamente nas playlists e homenagens que recebe de seus fãs e todos que amam sua obra e existência. Outro ponto lindo do documentário é a linda história de amor de Rita Lee e Roberto de Carvalho, seu parceiro na vida e na música.


Bateau Mouche: O Naufrágio da Justiça - Disponível no HBO Max

Imagem de divulgação do documentário Bateau Moche na HBO Max
Foto: HBO Max

Outro documentário que assisti no HBO Max foi o ‘Bateau Mouche: O Naufrágio da Justiça’, que é outro caso emblemático na história do país. Sempre ouvia as pessoas falando sobre esse acontecimento, por tudo que aconteceu e também por conta da morte da atriz Yara Amaral, e ver o documentário foi interessante para saber e entender mais a respeito.


Menção Honrosa

O Tributo já apareceu no Melhores do Ano de 2024, mas coloco aqui porque esse projeto é lindo, uma maneira de homenagear nossos artistas, autores e pessoas que fizeram e fazem diariamente a história da nossa teledramaturgia. Tivemos o tributo a Walcyr Carrasco, Glória Menezes, Neusa Borges e a outros artistas.


Programas

Programas são como os podcasts: não tenho um que assisto assiduamente, mas sempre que vejo algo que chama atenção e acho que merece o destaque, coloco aqui. 


Oscar 2025 - TV Globo

Divulgação da cerimônia do Oscar na TV Globo
Foto: Divulgação/TV Globo

Totalmente aclamado, totalmente premiado. Foi assim que passamos o Carnaval de 2025: curtindo e de olho na cerimônia do Oscar. No domingo de carnaval, tivemos a premiação e o filme ‘Ainda Estou Aqui’ levou a estatueta de Melhor Filme Internacional. Fernanda Torres concorreu na categoria de Melhor Atriz, mas infelizmente não levou.


Vê-la lá na cerimônia nos faz lembrar de Fernanda Montenegro e ‘Central do Brasil’, outro grande filme do nosso cinema nacional. Foi lindo ver a torcida, a alegria do povo em ver um filme nosso vencedor. Que lindo e que orgulho!


Novela em Sinfonia - Disponível no Globoplay

Imagem do pôster do Novela em Sinfonia no Globoplay
Foto: Reprodução/Globoplay

Em 2025, o Jornal O Globo completou 100 anos e a TV Globo 60. Foi um ano marcado por comemorações, programas e projetos especiais. O ‘Novela em Sinfonia’ foi um desses especiais, uma linda celebração das nossas novelas, da música e da televisão.


Uma mistura legal entre o clássico e o popular, promovendo encontros da música brasileira com a Orquestra Sinfônica Brasileira, que também estava em clima de comemoração dos seus 85 anos. Essa junção aconteceu por meio das icônicas trilhas sonoras das aberturas das novelas. É claro que, com tantas novelas, algumas ficaram de fora, mas, dentro do possível, foi uma linda homenagem.


Quem estava no comando desse especial, é claro, nosso baluarte da TV, Tony Ramos. Nomes como João Gomes, Roberta Miranda e Lauana Prado, Ana Castela, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, Fafá de Belém e Alexandre Pires, entre outros, interpretaram canções que fazem parte da nossa história de noveleiros e da música.


Menção Honrosa

TV Cultura com seus programas maravilhosos e que apareceram bastante ao longo do ano, o Roda Viva, Persona, Metrópolis e Provoca são ótimos, sempre com entrevistas incríveis. O Sem Censura também é muito bom, eu adoro, assim como algumas edições do Globo Repórter.


Filmes

2025 foi o ano em que continuei a ver filmes e a cada filme que assisto, fico com vontade de ver mais e conhecer tanto que ainda não conheço, e aqui vale tudo: filmes, sejam eles lançados nesse ano ou não, afinal, com o streaming, temos a possibilidade de ver produções do passado e presente e isso é muito legal.


Neste ano, sinto que vi filmes nacionais, animação, comédia romântica, ou seja, de tudo um pouco.


É sempre difícil escolher o melhor filme do ano, ainda mais em 2025, em que vi muitos filmes legais.


Guerreiras do K-Pop (2025) - Disponível no Netflix

O trio protagonista do filme Guerreiras do K-Pop (2025)
Foto: Divulgação/Netflix

Esse filme foi assunto por um tempo, e claro, fiquei com curiosidade e confesso que valeu a pena assistir.  


As idols caçadoras Huntrix precisam impedir que a boy band demoníaca Saja Boys quebre a barreira que separa o mundo humano dos demônios. Rumi é meio-demônio, tem sua identidade exposta e quase perde seus poderes, enquanto o Gwi-Ma, o rei demoníaco, tenta invadir o mundo. No fim, Rumi supera a vergonha que sente de si mesma, une-se novamente às amigas e, com o sacrifício de Jinu, conseguem derrotar Gwi-Ma, recriando a barreira que protege a humanidade.


Com músicas divertidas e o K-pop como destaque, ‘Guerreiras do K-Pop’ é uma animação que provoca reflexões e consegue dialogar com a parte escondida que está em todos.


Wicked (2024) - Disponível no Prime Video

Pôster do filme Wicked no Prime Video
Foto: Divulgação/Prime Video

Outro filme que movimentou as redes com comentários foi Wicked. Assisti por sugestão da minha irmã e gostei bastante. Ariana Grande e Cynthia Erivo estão incríveis e maravilhosas.


Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem poderosa que possui a pele verde. Ela se torna amiga de Glinda (Ariana Grande) na Universidade de Shiz. Ao conhecer o Mágico de Oz, ela descobre que ele e a Madame Morrible manipulam sua magia para oprimir os animais. Traída e perseguida, Elphaba é chamada por todos de “Bruxa Má” e foge, decidida a lutar contra todas as injustiças de Oz.


Gostei das músicas, atuações e, em 2026, pretendo ver o Wicked 2, assim que chegar ao streaming.


Menção Honrosa 

Aqui vai uma menção a outros filmes que vi pela primeira vez neste ano: ‘Vidas Passadas’ (2023), ‘Super Mario Bros: O Filme’ (2023), ‘Verdades Dolorosas’ (2023), ‘Harry e Sally: Feitos Um Para o Outro’ (1989), ‘Feitiço da Lua’ (1987), ‘Caramelo’ (2025) e um que reassisti, ‘Bee Movie: A História de Uma Abelha’ (2007), esse que eu adoro.


A coluna volta em janeiro para sua primeira edição de 2026 com indicações bacanas. Enquanto isso não acontece, você pode encontrar meus conteúdos no @nati.natv,onde sempre compartilho minhas impressões e coisas legais sobre o universo da TV e entretenimento.


Um feliz 2026 e que seja um ótimo ano para todos e com excelentes produções para assistir.


Até mais!

© Copyright - Natália Rocha.

bottom of page