Com remakes e histórias inéditas que não empolgam, horário nobre não gera tanta animação no público
Não é nenhuma novidade que o horário nobre da Globo vive difíceis desafios que parecem não ser superados tão cedo. As novelas das nove enfrentam não só a crise de audiência, como também o senso crítico do público aguçado e a uma gestão que parece ser contra a produção de um bom folhetim.
O efeito Pantanal e os remakes
Nos últimos anos, com o retorno das tramas inéditas após as paralisações decorrentes da pandemia de Covid-19, o horário das nove passou a investir mais em remakes, algo que não era tão comum assim como nos outros horários, por exemplo.
Essa estratégia sempre existiu na história da teledramaturgia e, na maioria das vezes, foi exitosa. A exemplo disso, temos os sucessos como 'Mulheres de Areia’ (1993), ‘A Viagem’ (1994), entre tantos outros, mas, agora, não é o que vem acontecendo, infelizmente.
A questão intrigante é que, depois do sucesso de ‘Pantanal’ (2022), a Globo deduziu que o público quer mais remakes, sobretudo nessa faixa. Não podemos negar que a nova versão da novela de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1990 na TV Manchete, foi um grande sucesso e isso pode ter impulsionado essa decisão um tanto quanto delicada.
Outro ponto que contribuiu para ‘Pantanal’ ser um estouro foi o fato de que foi feito um remake de uma novela que não está preservada por diversos motivos. Ou seja, há apenas poucas imagens na internet, oriundas muitas vezes da reprise que o SBT realizou entre 2008 e 2009. A escolha do elenco, direção e outros elementos se somam a isso e o resultado foi todo mundo comentando e, claro, os memes.
O sucesso foi tanto que não demorou muito para a emissora encomendar mais uma atualização a Bruno Luperi: ‘Renascer’ (1993). Assim foi feito e, embora a versão de 2024 tenha suas qualidade, diferentemente de ‘Pantanal’, a história não deixou o público morrendo de amores, pelo contrário, causou um cansaço – também pelo excesso de tramas rurais, uma vez que sua antecessora, ‘Terra e Paixão’ (2023 – 2024), também era.
Atualmente o público pode acompanhar uma trama inédita escrita por João Emanuel Carneiro, ‘Mania de Você’. No entanto, sua sucessora será mais um remake e de uma grande novela considerada a melhor da teledramaturgia brasileira: ‘Vale Tudo’ (1988). Essa produção ainda nem começou, mas já vem dando o que falar!
Novelas inéditas sofrendo
As poucas novelas inéditas que têm sido exibidas no horário nobre vêm sofrendo por diversos motivos, como o desvio de atenção do público, construção e apresentação da história pouco interessantes para a grande massa.
Nesse sentido, fora ‘Um Lugar ao Sol’ (2021), que foi exibida totalmente gravada, tivemos as inéditas ‘Travessia’ e 'Terra e Paixão’. A primeira, com uma premissa que todos achavam interessante e que Glória Perez poderia surpreender, não deu certo. A segunda, de Walcyr Carrasco, teve um início difícil, mas ao longo da sua exibição alcançou um desempenho razoável, mas sem ser aquele grande sucesso...
Entre elas, foram exibidos os remakes já citados e, que, de suas maneiras, trouxeram um pouco de qualidade ao horário, mas sem ser unanimidade entre o público.
Altas expectativas X realidade complicada
A atual ocupante do horário nobre, ‘Mania de Você’, já era tratada como um verdadeiro “novelão” desde as suas primeiras chamadas divulgadas. Isso, talvez, pela saturação de novelas rurais, um anseio do público por uma história diferente e o histórico de João Emanuel Carneiro.
No entanto, sabemos bem que depois de ‘Avenida Brasil’ (2012), o autor não conseguiu repetir o feito. Suas novelas, desde então, vivem de bons teasers, mas que, na prática, não entregam o prometido. É claro que existe toda uma expectativa do público (esta, que é imensa), mas a atual novela das nove talvez não tenha prometido nem nas chamadas, e a presença dos bons atores tem disfarçado muito bem isso.
Já se passaram dois meses e a história vem sofrendo para conquistar os noveleiros. Além das expectativas acerca do remake de ‘Vale Tudo’, há problemas na construção da história e dos personagens, além das interferências da gestão de dramaturgia que muito mais atrapalham do que ajudam o autor e os telespectadores a gostarem da novela.
Outro ponto é que ‘Mania de Você’, talvez funcionasse melhor no Globoplay. O autor, que vem de ‘Todas as Flores’ (2022), entregou no streaming uma novela com uma primeira parte muito bem elogiada, mas que, na sua segunda fase, apresentou um resultado bem questionável. Mesmo assim, o saldo foi positivo, tanto que, ao anunciar a atual novela do horário nobre, a Globo dizia: “do mesmo autor de ‘Avenida Brasil’ e ‘Todas as Flores”.
O jogo vira o tempo todo
Com um slogan que diz que “o jogo vira o tempo todo”, ‘Mania de Você’, prometeu ao público grandes viradas e momentos interessantes. Na prática, temos um jogo virando rápido demais, tanto que, não dá tempo de movimentar a torcida quem assiste e nem os próprios personagens usufruem desta tal virada.
Isso já aconteceu anteriormente, em 2015, quando João Emanuel Carneiro escreveu ‘A Regra do Jogo’, que tinha como slogan: “no jogo da vida, quais são as regras para você?”. Essa era a sua novela após ‘Avenida Brasil’, e sucedeu a problemática ‘Babilônia’ (2015), e que até gerou alguma empolgação, mas...
Diariamente temos notícias de que uma virada vem aí, mas, na prática, a cada dia, o público assiste à novela com um misto de curiosidade para ver até onde a história pode chegar e alguns na esperança de que pode melhorar.
A sensação que passa é que o autor está escrevendo uma novela e a emissora está exibindo outra, apesar de haver um erro na construção dos personagens e em algumas tramas.
‘Mania de Você’ promete uma nova virada, destacando de vez quem são os mocinhos e quem são os vilões da novela. É mais uma promessa? Sim. Pode dar certo? Teremos que acompanhar para ver. No fundo, a sensação é que o autor meio que está cumprindo tabela. E lembrando que a novela só terminará em março de 2025, ou seja, precisa ter o que contar até lá.
Com esse mar de incertezas, o público passará o fim de 2024 e o primeiro trimestre de 2025 com ‘Mania de Você’, depois vem o remake de ‘Vale Tudo’ que só Deus e Manuela Dias sabem como será, mas é certo que muitos estão com um pé atrás. Pelo jeito, somente no segundo semestre do próximo ano, quiçá 2026, é que poderemos voltar a ter histórias que podem devolver a empolgação do público.