Pátria Minha chega ao Globoplay e deixa os noveleiros animados
- Natália Rocha
- 15 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de mai.
O resgate do folhetim de Gilberto Braga animou os noveleiros ao matar a curiosidade e alimenta as esperanças de novelas consideradas "flops" chegarem um dia na plataforma

Há 3 anos, o Globoplay mudou a rotina dos noveleiros quando o assunto é consumir conteúdo. O Projeto Resgate – lançado em 2020, visa resgatar os clássicos do acervo da TV Globo, incluindo novelas, minisséries e temporadas de 'Malhação', lançados antes de 2010.
Desde então, todo mês o público sempre tem uma grande expectativa de ver a sua novela favorita, um clássico nunca reprisado ou um "flop" – novela que não teve uma boa repercussão – ser inserido no catálogo do streaming.
O certo é que há meses em que não tem nenhuma surpresa, com a inserção de novelas exibidas no Canal VIVA, mas durante esse tempo, títulos como 'Anjo Mau' (1976), uma produção em preto e branco, 'Locomotivas' (1976), 'Partido Alto' (1984), 'Lua Cheia de Amor' (1990), são alguns exemplos de novelas que surpreenderam os noveleiros ao serem resgatadas.
Mês de luxo na plataforma
Neste outubro de 2023, o Globoplay apostou no resgate de duas novelas do autor Gilberto Braga (1945 - 2021). No próximo (26/10) completam-se dois anos do falecimento deste que é considerado um dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira.
Os títulos 'Escrava Isaura' (1976) que já havia sido mencionado em rede social pelo diretor de conteúdo Erick Bretas e 'Pátria Minha' (1994) foram as escolhas, estas vistas pelo público como uma forma de homenagear o autor.
Quando mencionada a possibilidade de 'Pátria Minha' ser resgatada ainda em 2023, muitos torciam para que isso acontecesse, outros viam com estranheza, pois acreditavam que 'O Dono do Mundo' (1991), novela já reprisada no VIVA, chegasse primeiro ao catálogo.
Grata surpresa
A novela das oito, exibida em 1994, foi resgatada na última segunda-feira 9, e tem sido um assunto bastante comentado no X (Twitter), seja de pessoas assistindo aos primeiros capítulos por curiosidade ou para exaltar o texto de excelência de Gilberto Braga.
'Pátria Minha' é muito lembrada por ser a novela com problemas nos bastidores, envolvendo a atriz Vera Fischer e o ator Felipe Camargo (seu marido na época). O casal passava por fortes desentendimentos e isso gerou uma série de complicações, tantas que a solução foi ter de matar os personagens Inácio e Lídia Laport, esta que tinha uma grande importância para a trama.
Além da questão nos bastidores, o folhetim não teve grandes números de audiência, fator este que é muitas vezes usado como argumento para nomear uma novela como fracasso.
Quando anunciada como o resgate do mês de outubro, os fãs do autor e muitos que desejam ver a novela, comemoram muito.
A trama virou o assunto da semana, movimentando conversas dos noveleiros nas redes e até o ex- ator mirim e roteirista Eduardo Caldas relembrou a atuação ao comentar sobre a novela. Ele é conhecido por interpretar Alvinho em 'Felicidade' (1991), de Manoel Carlos.
Resgate de novelas esquecidas
A chegada de 'Pátria Minha' além de surpreender, tem alimentado a esperança dos noveleiros quando assunto é folhetins esquecidos, ou como eles chamam os "flops". O próprio Erick Bretas já mencionou que há mais títulos a serem resgatados.
Se a máxima de que títulos preservados podem chegar ao catálogo, quem sabe um dia novelas como: 'Vira Lata' (1996), 'O Amor Está no Ar' (1997), 'Andando nas Nuvens' e 'Suave Veneno' (1999), até 'Mico Preto', 'Gente Fina' (1990), mencionadas em brincadeiras nas redes, podem vir um dia.
Não é fácil esperar e controlar a ansiedade para ter um título desejado no catálogo, mas de uma coisa o noveleiro não pode reclamar: não faltam opções para passar o tempo.
Além da novela de Gilberto Braga, outro título que surpreendeu a todos ao entrar esse ano no Globoplay foi 'Esperança' (2002 - 2003), de Benedito Ruy Barbosa, lembrada como “flop”.
Seja para revistar o texto, matar a saudade de personagens ou para entender porque não foi tão bem sucedida na época de sua exibição, todas as novelas que possuem condições, independentemente de ser um grande sucesso ou não, merecem ser resgatadas, afinal são mais títulos para conferir, mais trabalhos para serem admirados e assim todos ou quase todos ficam satisfeitos.