A trama de Ruth e Raquel ganha sua terceira reprise e junto dela voltam as velhas discussões sobre reprises de novelas
A escolha de uma novela é sempre um assunto que rende muitos debates entre noveleiros, profissionais da imprensa televisiva e pesquisadores de teledramaturgia. Essa questão seja na faixa especial, Vale a Pena Ver de Novo ou no canal VIVA é sempre complexa e engraçada, porque, muitas vezes, a novela nem sequer começou e as pessoas já querem dar palpites na próxima que sucederá a que ainda não iniciou.
O processo de escolha de uma novela para reprise envolve muitos fatores que o público desconhece. A tão discutida audiência que a galera adora diariamente falar dos números, demonstrando uma preocupação que parece maior do que a da própria Globo.
O sucesso da novela em sua exibição original, horário, temática, apelo popular, redes sociais, a imagem dos atores e até as comemorações de 20, 30 anos, por exemplo, são fatores que podem influenciar na decisão.
Os dias que antecedem o anúncio oficial da Globo são sempre um prato cheio para diversão e boas análises. Começa os que reclamam de ter sempre 'Por Amor' (1997), 'O Clone' (2001), 'Senhora do Destino' (2004), 'A Viagem' (1994), 'Mulheres de Areia' (1993), sem falar em 'O Cravo e a Rosa' (2000) e 'Chocolate com Pimenta' (2003) que já ganharam algumas reapresentações.
Esses são títulos que causam raiva em uma parcela da audiência que contestam os motivos pelos quais essas novelas sempre voltam. Algumas das citadas acima geram conclusões controversas, mas particulares para cada um, ou seja, há algumas "saturadas" que realmente já deu e outras que mesmo saturadas ainda darão aquela vontade de rever, se não completa, pelo menos algumas cenas.
Há os que vivem diariamente pedindo títulos que só fazem sentido para a própria memória afetiva, pois se já passaram tantos anos e a novela nunca sequer foi cogitada, sinal de que ela pode ser uma opção viável para o Globoplay ou Canal VIVA, pois na faixa especial ou Vale a Pena, soaria como uma novela datada e com certeza teria uma edição bem questionada.
Nesta semana, temos a estreia de 'Mulheres de Areia' (1993) na faixa especial substituindo 'Chocolate com Pimenta' (2003) e dando uma pausa para a era Walcyr Carrasco na faixa que, até então, teve duas de suas novelas de maior sucesso na Globo e que já haviam sido reprisadadas por mais de uma vez.
Há quem reclame da trama das gêmeas, pois esta será sua terceira reprise na Globo (1ª foi em 1996 e a 2ª em 2011), e com a do VIVA em 2016 somaria quatro reprises, mas quando assunto é Globoplay e VIVA sempre temos que considerar a situação econômica e de acesso a determinados meios, ou seja, não são todas as pessoas que possuem condições para acessar outras possibilidades para ver novelas e a Globo, na TV aberta, ainda segue sendo o único meio.
A grande questão é: por que reclamar de 'Mulheres de Areia' na faixa das 14h, sendo que Walcyr Carrasco, por exemplo, ficou mais de um ano no ar se somar o tempo das duas reprises? E havia os que cogitavam 'Caras e Bocas' (2009) como a próxima reprise, já pensou? O autor já poderia pedir música no 'Fantástico' e renomear a faixa.
A decisão da reprise de 'Mulheres Apaixonadas' (2003) foi outra que agradou uns e aumentou a rabugice de outros. A novela está em sua segunda reprise na Globo (1ª em 2008 e a 2ª agora em 2023), mas contando com o VIVA que reprisou em 2020, está em sua terceira , e ainda fresca na memória de alguns.
O grande drama do público é o fato da Globo não inovar nas escolhas, não trazer, por exemplo, 'América' (2005), 'Salve Jorge' (2012) e outros títulos muitos comentados nas redes sociais como um todo.
Considerando o fato de que público que assiste TV está cada vez mais diminuindo e se dispersando para outros meios, é natural a emissora tenha que pensar em formas de sair ilesa da crise de audiência. Por isso acaba apostando em novelas que são "seguras", ou seja, que vão movimentar a preferência e não vai mexer drasticamente nos números.
Novelas nunca reprisadas na faixa, acredito que seria possível se houvesse mais coragem na hora da escolha, mas isso pode ser algo para os próximos anos. No momento, temos novelas que são velhas conhecidas, fato que agrada a uns e incomoda a outros, mas no fundo, o importante é curtir o título reapresentado atualmente e esperar pela próxima reprise que pode ou não ser interessante, - mas se tratando da régua do noveleiro, a exigência é sempre alta.
'Mulheres de Areia' vem aí e terá sua primeira semana mais corrida por conta da dobradinha com 'Chocolate com Pimenta'. Essa reprise é algo positivo, assim a faixa especial não fica apenas com um autor, por mais que seja uma novela que ganhou outras reprises.
Quem curte, aproveite os próximos meses e quem não curte, pode simplesmente assistir outra coisa no horário. Para quem tem acesso a streamings, principalmente o Globoplay, pode encontrar uma novela lá para chamar de sua nesse horário, pois o catálogo só cresce a cada dia, aumentando a listas do que assistir e criando um desafio ao noveleiro que é encontrar espaço na agenda para aproveitar tudo que a plataforma oferece.