top of page

Nati no Sofá - Abril 2025

  • Foto do escritor: Natália  Rocha
    Natália Rocha
  • 25 de abr.
  • 8 min de leitura

Oie! Que tal conferir os assistidos e consumidos em abril de 2025? 😁

Logo da coluna Nati no Sofá no blog Nati na TV

Vamos às dicas e indicações do que foi consumido nesse mês de abril de 2025? Você sabe que o Nati no Sofá sempre tem boas recomendações e quando chega a última sexta-feira do mês é o momento de compartilhar. Dito isso, vamos ao que foi assistido no sofá.


Confira o conteúdo desta edição.


Podcasts

Lúcia Veríssimo e Mário Prata - Tantos Tempos- YouTube e Spotify

É sempre bom descobrir novos conteúdos e esse aqui eu gostei muito. ‘Tantos Tempos’ é um podcast para quem gosta de entender e refletir as diversas maneiras de viver os novos tempos, o envelhecimento. Numa sociedade que quer sempre esconder, não falar sobre isso e é etarista, ter um conteúdo como esse é um presente que deve ser aproveitado.


Na conversa, a atriz Lúcia Veríssimo, ela que é sempre um prazer ouvi-la (a parte em que ela fala sobre saudade, achei lindo!) e o escritor e dramaturgo Mário Prata. O papo teve reflexões interessantes sobre:


  • Envelhecimento e o que é o envelhecer para eles;

  • Jornalismo e escrita;

  • A vida praiana de Mário e Lúcia na fazenda;

  • Lúcia e sua relação com montaria e o quanto a Globo “esteriotipava” o seu jeito, colocando em papéis que tinham relação com essa questão de montar e cavalos.

  • Falaram sobre as novelas e a importância delas para nossa cultura, o país e o quanto esse espaço discutiu questões relevantes.


Um episódio muito interessante, que vale a pena ouvir!


OBS.: escutei também o episódio com os convidados Viviane Mosé e Jean Wyllys e é simplesmente incrível e lindo ver eles falarem sobre o tempo, a vida e outras questões.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Malhação - Podcast Novelão: Jornal O Globo- YouTube

‘Malhação’ foi um projeto que fez história na teledramaturgia da Globo e na vida dos jovens e adolescentes que acompanharam várias temporadas desta novela/série. Na conversa, o autor Emanuel Jacobina, que foi autor de seis temporadas e também supervisor de texto, André Marques e Fernanda Vasconcellos, contam sobre bastidores, como foi participar de um projeto como esse e muito mais.


Além deste episódio, recomendo também o episódio de ‘O Cravo e a Rosa’ e o de ‘Tieta’.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Atenção, atenção - É Sobre Isso- Spotify

Uma dessas descobertas que nos faz pensar muito sobre nós mesmos e a nossa sociedade. O ‘É Sobre Isso’ é um podcast sobre os desafios da comunicação atual, mas que se preocupa muito mais em questionar do que encontrar as respostas certas.


Escutei dois episódios muito interessantes: o primeiro ‘Atenção, atenção’ explora o foco e como isso virou uma grande mercadoria e, porque isso está acontecendo. Já o segundo ‘É trabalho ou é diversão?’ Discute sobre como transformamos nossos hobbies em trabalho, em conteúdo e também sobre como a monetização do que é diversão.


Episódios ótimos, interessantes e que ficaram por dias nos meus pensamentos. Vale a pena conferir!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Novelas

O Dono do Mundo - Globoplay

Malu Mader e Antonio Fagundes em O Dono do Mundo (1991)
Foto: Arley Alves/Globo

Finalmente consegui avançar um pouco com a reprise particular da novela. Até o fechamento desta edição, estou no capítulo 102 e posso dizer que aconteceu bastante coisa.


Tivemos Márcia revelando finalmente a verdade para Felipe. Uma cena de quase 8 minutos de diálogo, com a mocinha dizendo que foi a responsável pela queda do grande Felipe Barreto, e claro, ele não acreditando. E Márcia desiste finalmente de se casar com Herculano e desiste de ter uma relação com ele, algo que de fato nunca aconteceu, mas vê-la finalizando isso de vez foi algo interessante e importante, afinal, eles nunca foram um casal.


Felipe vive dias de cão, tendo de viver de favor na casa de Júlio (Daniel Dantas), após brigar com os pais. E essa estadia dele na casa do amigo não dá certo, pois ele mesmo na pior não perde a “pose” e não há quem aguente. O interessante é que até o capítulo em que estou, ele tem ligado os pontos e agora descobre que Márcia estava mesmo dizendo a verdade. Ele fica com raiva e começa a prejudicar Taís.


Outro ponto interessante nesses capítulos foi ver Almerinda (Beatriz Lyra), lutando por algo que quer: trabalhar fora e isso acontece após o acidente do marido Vicente (Cláudio Corrêa e Castro). Nessa trama, é interessante ver como o machismo e o pensamento quadrado dele impedem a esposa de fazer outras coisas e, quando ela consegue, ele fica arrasado, se sentindo inútil, pois, na cabeça dele, é o homem quem sustenta a casa.


Malhação 2000 - Globoplay

O triângulo amoroso da Malhação 2000
Imagem: Acervo/TV Globo

A última vez em que eu trouxe ‘Malhação 2000’ aqui na coluna foi em novembro de 2024 e naquela edição eu estava ainda no capítulo 15. Eis que consegui avançar um pouco, até o momento da publicação desta edição, estou no capítulo 49.


Temos Bia (Fernanda Nobre) sofrendo muito com a separação definitiva dos pais, além da novidade sobre a mãe estar namorando Afonso (Giuseppe Oristanio), seu professor de história e pai de Marcelo (Fábio Azevedo), que não gosta nada desse relacionamento. O rapaz também sofre com o fato de gostar de Joana (Ludmila Dayer), a prima de Bia. Eles se gostam, mas não ficam juntos para não gerar mais problemas para Bia.


A questão de padrões de beleza e corpo é algo que  está bem presente nos capítulos que assisti, com Helô (Fernanda Souza) sofrendo com o término do seu relacionamento com Sávio (Robson Nunes) e por isso, desconta tudo na comida e se sente gorda, algo que se agrava e vira uma bulimia. Marina (Natália Lage) virou mamãe e também não se sente bem com seu corpo e embarca em dietas malucas.


As meninas do Múltipla Escolha lutando para convencer Guto (Fernando Pavão) a treinar o time de futebol feminino, e ele diz que futebol não é coisa de mulher (isso em 2000) e que bom que em 25 anos evoluímos bastante nesse assunto, apesar de ter muitos desafios e preconceitos que precisam ser combatidos.


Programas

Conversa com Bial entrevista Regina Duarte e Laura Mattos - GNT

Conversa com Bial com Regina Duarte e Laura Mattos
Foto: Globoplay

Nas comemorações dos 60 anos da TV Globo, o ‘Conversa com Bial’ recebe convidados especiais para falar sobre momentos marcantes dessas seis décadas. E para inaugurar essa festa, Pedro Bial conversou com a atriz Regina Duarte e a jornalista Laura Mattos, autora do livro ‘Herói Mutilado – Roque Santeiro e os Bastidores da Censura à TV na Ditadura’, onde falaram bastante sobre os bastidores da luta contra a censura para exibição da novela ‘Roque Santeiro’, sobre Dias Gomes e muito mais.


Uma conversa muito interessante sobre essa que é considerada uma das grandes novelas da nossa teledramaturgia.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Documentários

Bateau Mouche: O naufrágio da justiça - Max

O barco Bateau Moche recriado para o documentário do Max
Foto: HBO/Max

Vi alguns amigos que assistiram a esse documentário e estavam fazendo comentários nas redes e resolvi dar uma chance. Sempre ouvi falar do famoso caso do “Bateau Mouche”, seja pelo acidente ocorrido ou por ver as pessoas sempre comentando sobre a morte da atriz Yara Amaral.


O docussérie foca no naufrágio que aconteceu no Rio de Janeiro em 1988 e chocou o Brasil. Um desastre, uma tragédia marcada pela negligência, impunidade e ganância.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Internet

Afinal, o que querem os noveleiros? - Felipe Ferreira

Site Felipe Ferreira
Foto: Site Felipe Ferreira

O site do Felipe é incrível (já indiquei aqui e no melhores do ano 2024). O texto que reflete e discute o que nós noveleiros desejamos é um conteúdo que vale a pena ler e reler a cada estreia de novela.


Com a possibilidade de assistir novelas do passado, é impossível não perceber como as coisas mudaram (se para melhor ou pior, não sei), mas é notável que estamos carentes de produções que geram empolgação, ao mesmo tempo que estamos exigentes.

Enfim, uma excelente reflexão que vale a leitura!


OBS.: o site do Felipe é excelente. Tem vários conteúdos sobre diferentes assuntos, com reflexões interessantes, necessárias e provocantes. Acompanhem porque é ótimo!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Arquivo Nacional conclui levantamento inédito de telenovelas que tiveram capítulos censurados na Ditadura Militar - Site Heloisa Tolipan

Site Heloisa Tolipan
Foto: Site Heloisa Tolipan

Matéria publicada por Vitor Antunes que destaca algumas telenovelas que tiveram capítulos censurados na Ditadura Militar. Os registros mostram os cortes feitos em diálogos, passagens vetadas em cenas inteiras e alterações forçadas de conteúdo. O documento mostra nomes provisórios de algumas novelas.


Aos curiosos, estudiosos e pesquisadores do gênero, esse documento é muito interessante porque traz informações pouco conhecidas. Uma matéria muito legal que merece destaque.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Me surpreendi! Vem descobrir comigo o que andam lendo por aí! - Fátima Bernardes - YouTube

Confesso que tenho saudades da Fátima Bernardes no ‘Encontro’ e na televisão, mas é possível matar essa saudade no canal dela no YouTube. E como adoro ler, achei esse vídeo muito interessante, pois envolve dicas de leitura, além da maneira como as pessoas se relacionam com os livros, se têm ou não hábitos de leitura (o que é um grande desafio na atualidade).


Um conteúdo ótimo para quem quer dicas!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Conversa com Luan Siqueira - No Capítulo Anterior - YouTube

Projeto que participo com a Maria Raquel (@mariaraquelfs_) onde gravamos vídeos sobre as novelas e agora estamos testando novas possibilidades de conteúdos, com o formato podcast. No terceiro episódio dessa empreitada, conversamos com Luan Siqueira (@eusoutrezentos) sobre as novelas e o cenário atual. Um papo maravilhoso!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


As 60 melhores novelas dos 60 anos de TV Globo - G1

Site G1
Foto: G1/Globo

A Globo está celebrando os seus 60 anos e o G1 fez um ranking das 60 melhores novelas da emissora. A lista foi elaborada a partir da opinião de 60 jornalistas de cultura e especialistas de teledramaturgia e adivinha: euzinha tive a honra, alegria e oportunidade de participar dessa seleção (obrigada Marina Lourenço).


Dito isso, deixo aqui o link da matéria para que vocês possam conferir o ranking!


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Séries

Sex And The City 2ª temporada - Netflix e Max

Imagem da série Sex And The City
Foto: 1999 Paramount Pictures

Estou assistindo essa série bem lentamente e consegui terminar a segunda temporada. Minhas personagens preferidas continuam sendo Samantha (Kim Cattrall) e Miranda (Cynthia Nixon). Nessa segunda temporada, Carrie e suas amigas continuam vivendo os dilemas e histórias que envolvem as questões sociais modernas e relevantes, além de discutir as diferenças entre amizades e relacionamentos românticos, algo que acredito que deva permear toda a série. Sobre Carrie, vê-la sofrer por Big, um homem que não parece dar a mínima para ela, olha… prefiro não comentar.


Continuo assistindo, já estou na 3ª temporada e em breve volto com atualizações.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Filmes

Moana 2 - Disney+

Imagem do filme Moana 2
Foto: Divulgação/Disney+

Demorei, mas finalmente consegui assistir à ‘Moana 2’. Os eventos dessa história se passam três anos após o primeiro filme. Moana recebe um chamado inesperado de seus ancestrais guias e precisa sair para uma aventura desconhecida. Com sua própria tripulação, reúne-se com seu amigo, o semideus Maui, rumo à escondida ilha de Motufetu, que está sob domínio da maldição do deus das tempestades Nalo. Essa ilha era o que conectava o povo do oceano e Moana precisa encontrar essa ilha para impedir que seu povo e sua história não deixem de existir. 


Uma boa animação que mantém o espírito aventureiro da protagonista, colocando-a frente a desafios que ela pensa que são conhecidos, mas que se mostram diferentes.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


O Que é Isso, Companheiro? - MUBI

Imagem do filme O Que é Isso, Companheiro?
Foto: MUBI

Mais um filme nacional para minha lista de assistidos. ‘O Que é Isso, Companheiro?’ (1997) é baseado numa história verdadeira que tem foco no ativismo e na ação política sob o domínio militar.


Fernando (Pedro Cardoso) e César (Selton Mello) se unem ao MR8 para combater o regime ditatorial brasileiro durante o final dos anos 60. Após César ser capturado durante um assalto a um banco, Fernando decide e cria um plano: raptar o embaixador dos EUA no Brasil e pedir a libertação de quinze prisioneiros políticos.


Considerado um dos melhores filmes de Bruno Barreto, a produção já foi nomeada para o Oscar. Uma produção que ousa indagar se os fins justificam os meios. Achei o filme interessante.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Akira - MUBI

Imagem do filme Akira
Foto: MUBI

Navegando pelo catálogo do MUBI, eis que me deparo com o famoso filme ‘Akira’ (1988). Conheço algumas pessoas que assistiram e sempre indicavam e chegou finalmente a minha vez de dar uma chance para esse clássico do cinema japonês.


Em 2019, três décadas após o governo japonês destruir Tóquio com uma bomba nuclear para omitir um experimento com crianças paranormais, o motoqueiro cyberpunk Kaneda embarca numa missão perigosa visando salvar seu amigo, Tetsu de uma conspiração governamental de proporções inimagináveis.


Um filme de animação que mistura o cult e ficção científica. É considerado um marco cinematográfico que inspirou diversos filmes posteriores. Um filme diferente, interessante, que vale a pena conferir.


Nota ⭐️⭐️⭐️⭐️


Além desses, outros filmes que vi ao longo do mês foram:

  • Mussum, o Filmis - TV Globo


A coluna volta em maio com mais dicas de conteúdos interessantes. E você já sabe, enquanto a próxima edição não fica pronta, é possível encontrar meus conteúdos no @nati.natv com mais impressões e dicas.


Até mais!




















© Copyright - Natália Rocha.

bottom of page